Com crescimento Planejado, FASEM reajusta mensalidades após 02 anos e com índices abaixo da inflação do período

Desde o ano de 2012 a FASEM vem fazendo um considerável investimento financeiro na ampliação de sua estrutura física. Destaque neste planejamento foi a construção de um bloco com 2 mil metros quadrados de área edificada.

Neste novo bloco, a biblioteca ganhou mais espaço, com mais mesas para estudos em grupo, novas cabines para estudos individuais, ampliação do acervo, instalação de computadores para acesso à internet e produção de trabalhos, computadores para consulta eletrônica ao acervo e climatização do ambiente.

Este novo bloco abriga ainda as salas das Coordenações dos Cursos, Sala dos Professores, Secretaria Acadêmica e Setor de Atendimento ao Público, sendo que todos os espaços foram ampliados como forma de promover maior comodidade para o público interno, professores, administrativos e os nossos alunos. O bloco abriga ainda as salas da Direção Geral, de Imagem e Comunicação, Coordenação de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação e Coordenação de Apoio ao Estudante.

Já para as práticas de ensino, além das 12 novas salas de aula, construídas no andar superior do novo Bloco, está em fase de conclusão a construção de novos laboratórios para os cursos de Enfermagem,Farmácia e Tecnologia em Alimentos.

E, mais recentemente, no último dia 30 de Outubro, foi inaugurado o auditório Jorge Gabriel Moisés, o maior e mais aconchegante auditório da cidade. Climatizado e com cadeiras acolchoadas e piso em carpete, o auditório tem capacidade para 250 lugares e poderá ser utilizado, inclusive, para solenidades de colação de grau, palestras e atividades culturais.

Entretanto, nestes dois anos, muitas coisas mudaram. Para manter esse ritmo constantes de obras e melhorias nos espaços físicos da Faculdade, a FASEM realizou investimentos com recursos próprios, sem recorrer a fundos de empréstimos, o que garante a saúde financeira da instituição.

“Todo o nosso planejamento é para um crescimento sustentável. Nosso dever é zelar pela saúde financeira da instituição, manter em dias salários e pagamento de fornecedores. Mas, infelizmente, muitas faculdades não honram os seus compromissos e os grandes prejudicados são alunos e servidores”, destaca o professor Rodrigo Gabriel, Diretor-Geral da FASEM.

É o caso, por exemplo, de quatro faculdades de Brasília, que, por má administração, estão colocando em risco a vida acadêmica dos alunos e o trabalho de mais de 1000 pessoas. Falamos das faculdades Alvorada, Fortium, Evangélica de Brasília e de Taguatinga e a União Educacional de Brasília (Uneb) acumulam pendências com funcionários. Entre elas, atrasos constantes no pagamento de salários, férias, 13° e não recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Aumento das mensalidades

É este crescimento organizado que permite que a FASEM, após dois anos sem aumento das mensalidades, proponha para o ano de 2014 um aumento médio de 12% no valor das mensalidades, o que fica abaixo da inflação que neste período ficou em torno de 14% , de acordo com números do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getúlio Vargas.

Nos seus 7 anos de existência a Fasem sempre pautou suas ações dentro dos princípios da legalidade, transparência e responsabilidade. Assim, não agiríamos diferente neste momento, em que comunicamos aos nossos alunos com mais de 02 meses de antecedência sobre o aumento.

Neste mesmo período, os dois últimos anos, a Fasem fez investimentos visíveis na melhoria de sua infraestrutura, nas condições de oferta do ensino e no capital humano da faculdade, entre as quais destacamos:

Ampliação do prédio, com novas e modernas instalações;
Ampliação do espaço físico e do acervo da biblioteca;
Construção de novos laboratórios (em fase de conclusão);
Investimento em tecnologia (software e equipamentos);
Criação do Plano de Cargos e Salários para funcionários Administrativos e Professores;
Subsídios ao Plano de Saúde e Seguro de Vida disponibilizado aos  funcionários;
Incentivo a capacitação e qualificação dos funcionários em cursos de curta, média e longa duração;
Apoio aos eventos e iniciativas dos cursos (palestras, visitas técnicas, apresentações culturais) e de responsabilidade social (Fasem do Bem, Fundação Serra da Mesa, etc.);
Subsídio para aquisição de Computadores pessoais e Data-shows;
Implantação da GDD – Gratificação de Desempenho Docente;
Oferta de bolsas internas para alunos e funcionários;
Implantação do EducInvest, para renegociação e financiamento estudantil.
Início das atividades de pesquisa e extensão, com a oferta de bolsas e financiamento.

Reconhecimento dos cursos junto ao Ministério da Educação (MEC)

Neste mesmo período a Fasem obteve o reconhecimento do curso de Gestão da Tecnologia da Informação e aguarda o de Tecnologia em Alimentos, após recebermos a visita da comitiva de avaliadores do MEC no último mês. Neste sentido, já solicitamos ao MEC o reconhecimento de todos os demais cursos (Enfermagem, Farmácia, Música e Filosofia), agindo assim em pleno atendimento as normas e regulamentos do MEC para a educação superior.

A Fasem também ampliou as condições de ofertas de Bolsa e linhas de Financiamento Estudantil: além das Bolsas da OVG e ProUni, aderiu ao EducInvest e ao Fies, ampliou o número de Bolsas Internas e os Convênios com as Prefeituras Municipais.

O aumento das mensalidades é sensato e necessário para manter o equilíbrio financeiro da instituição.  Mesmo com este aumento, a Fasem continua praticando os menores valores de mensalidades escolares do Estado, o que pode ser comprovado com uma breve pesquisa de mercado nos próprios sites das faculdades da região e por telefone.