Secretária

 

Apresentação

A Secretaria Acadêmica é o departamento que tem como finalidade centralizar a administração da vida acadêmica, efetuando o controle, registro e a certificação de todos os atos acadêmicos, pertinentes aos cursos da Faculdade Serra da Mesa.

Compete a Secretaria:

  • Assessorar as Diretorias nos assuntos da secretaria;
  • Redigir editais de processo seletivo, chamadas para exames e matrículas/renovação de matrículas online;
  • Prestar apoio e assistência aos coordenadores de cursos;
  • Responsabilizar pela guarda, sigilo e atualização dos arquivos pertinentes ao órgão;
  • Elaborar mensalmente as estatísticas sobre a evolução da vida acadêmica e encaminhar ao Diretor(a) acadêmico;
  • Assinar diplomas e certificados, bem como abrir e encerrar os termos referentes a todos os atos acadêmicos;
  • Montar processos para registro de diplomas, procedendo à lavratura em livro próprio digital;
  • Cumprir e fazer cumprir as ordens emanadas da Diretoria Geral;
  • Executar outras atividades inerentes ao cargo.
  • Responsável pelos documentos que assinar e pelas informações que prestar, respondendo, administrativamente ou judicialmente, pelas omissões, dolo ou culpa no exercício de suas funções.

 

Documentos Institucionais

Contrato Educacional, Portarias, Resoluções e Regulamentos

Calendário Acadêmico

 

Diploma Digital

Normatização

Diploma digital de curso superior de graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. Ao investir em mais essa inovação tecnológica, o Ministério da Educação promove a modernização de documentações acadêmicas, aliada às exigências da legislação educacional, e ainda evita fraudes ao reforçar a segurança para registro e emissão de diplomas digitais.
Essa inovação permitirá a desburocratização do processo de geração e emissão do diploma e a consequente economia de tempo e custo do serviço. Já é possível emitir o diploma como documento nato-digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico, em papel.
Assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais, confere ao diploma digital sua validade jurídica.
Soluções tecnológicas também imprimem maior segurança nos sistemas eletrônicos e, com isso, podem coibir fraudes em diplomas e registros acadêmicos, como as ocorridas com documentos não digitais.

 

Manual de Formatura

O presente manual tem o objetivo principal de normatizar as solenidades de Formatura (festiva) dos cursos de graduação da Faculdade Serra da Mesa. Sendo assim, será apresentado as distinções entre Colação de Grau e Formatura (festiva); são formalizados o cerimonial e o protocolo, assim como a forma de condução da cerimônia e o modo de construção do convite.

Esta edição, revisada e atualizada, procura atender as definições de discursos e seus tempos, homenagens; paraninfo e paraninfa; patrono e patronesse. Traz, ainda, os juramentos oficiais, as definições de trajes e usos de vestes talares; formas de tratamento; cores dos cursos e anéis; modelos de contratos; modelos de atas, modelos de estatuto e formulário para o cerimonial.

Dúvidas Frequentes

 

Visite também:

Contato

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 12h e das 19h às 21h
Telefone/WhatsApp: (62) 3357-7272
E-mail: secretaria@fasem.edu.br