Institucional Faculdade Serra da Mesa

Apresentação

A FaSeM foi credenciada por meio da Portaria n º 1.096 de 29 de maio de 2006 do MEC, publicada no DOU de 30 de maio de 2006, para atuar inicialmente com o curso de graduação em Administração no município de Uruaçu-GO. Desta forma, tornou-se a primeira Instituição de Ensino Superior privada credenciada pelo MEC em atuação em toda região Norte do Estado de Goiás, ofertando também o primeiro curso presencial de graduação Administração na região.

Contudo já vinha atuando na região desde 2004, através de sua mantenedora – Centro de Educação Serra da Mesa Ltda., ofertando cursos de pós-graduação de qualidade, em convênio com a Universidade Católica de Goiás.

Atualmente, entre os cursos superiores indicados em seu PDI- Plano de Desenvolvimento Institucional oferta os seguintes cursos:

  • Bacharelado em Administração, reconhecido pela Portaria nº 477, de 31 de março de 2009 da SESU/MEC. O curso de Administração através da portaria nº 433 de 15 de maio de 2017, teve sua renovação de reconhecimento conferida pelo MEC.
  • Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, reconhecido pela Portaria nº 519, de 15 de outubro de 2013, da SETEC/SERES/MEC.
  • Bacharelado em Enfermagem, reconhecido pela Portaria nº 88, de 06 de janeiro de 2022, da SESU/MEC.
  • Tecnologia em Alimentos, reconhecido pela Portaria nº 430, de 29 de julho de 2014, da SETEC/MEC.
  • Bacharelado em Farmácia, reconhecido pela Portaria nº 110, de 04 de fevereiro de 2021, da SESU/MEC.
  • Licenciatura em Filosofia, reconhecido pela Portaria nº 917, de 27 de dezembro de 2018, da SERES/MEC.
  • Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, autorizado pela Portaria nº 1040, de 23 de dezembro de 2015, SERES/MEC.
  • Bacharelado em Direito, reconhecido pela Portaria SERES nº 11 de 10 de março de 2023.
  • Bacharelado em Ciências Contábeis, autorizado pela Portaria nº 1096, de 20 de dezembro de 2022, SERES/MEC.
  • Bacharelado em Psicologia, autorizado pela Portaria nº 366, de 19 de setembro de 2023, SERES/MEC.
  • Bacharelado em Odontologia, autorizado pela Portaria nº 47, de 1º de março de 2024, SERES/MEC.

Todos estes cursos estão inseridos dentro de um contexto regional, uma vez que não existem em funcionamento na cidade, e nem mesmo na região de sua influência, carecendo, portanto, da mão-de- obra especializada que a FaSeM se propõe a colocar no mercado.

A instituição vem atuando ainda nos cursos de pós-graduação lato-sensu, ofertando os seguintes: Musculação, Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva, Direito Público, Gestão Ambiental, Gestão de Pessoas, Gestão de Saúde Pública, Urgência e Emergência, Gestão e Docência do Ensino Superior, Educação Clássica e entre outros.

No pós-graduação stricto-sensu, trouxe o primeiro Mestrado Interinstitucional (MINTER) para a região, com a oferta do Mestrado em Ciências da Religião em parceria com a PUC-GO. Ainda em parceria com esta instituição, a FaSeM oferta o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação.

A FASEM diversifica a oferta de cursos à população com a ampliação constante dos seus Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, criando novas oportunidades de acesso à formação e qualificação profissional.

A Faculdade Serra da Mesa vem se consolidando como instituição comprometida com o desenvolvimento local e regional, efetivando várias ações de extensão e responsabilidade social, entre as quais se destaca a parceria com a Fundação Serra da Mesa, com apoio e patrocínio de atividades culturais e ambientais e projetos de resgate e desenvolvimento da cultura local e regional, atividades folclóricas e indígenas.

A Instituição mantém articulações entre seus cursos de graduação, na relação entre ensino, pesquisa e extensão, integrando seus resultados com a sociedade, por meio de eventos, ações de responsabilidade social e publicações.

Entre os eventos com realização contínua, destacam-se:  FASEMPREENDER, Semana Acadêmica e FaSeM do SOM.

Nas ações de responsabilidade social, podem ser citados: Incubadora de empresas, Empresa Jr., Trote da Cidadania, FaSeM do BEM, Núcleo de Prática Jurídica além de ações específicas de atendimento à comunidade em dias comemorativos, como dia da saúde, dia do meio ambiente e dia dos direitos humanos.

As produções acadêmicas são divulgadas pelo site institucional da FaSeM ou por sua revista científica eletrônica, a Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia.

Tais ações possuem periodicidade e estão articulados com a responsabilidade social destacada por cada curso, as ações são transversais e constantes, sempre com foco na missão, metas e valores institucionais, além das especificadas atribuídas à algumas disciplinas com dinâmicas de projetos e atividades extra classes com ênfase em articulações com a comunidade local, e traduzem ações voltadas para a valorização da diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e do patrimônio cultural, ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos, acessibilidades, e da igualdade étnico-racial. Tais articulações ampliam as competências e habilidades dos egressos, pois ao dedicar-se transversalmente as temáticas acima, a instituição mais uma vez articula sua visão, valores em cumprimento de sua missão.

Valores Institucionais

  • Gestão Democrática
  • Ensino de Qualidade
  • Ética, Solidariedade e Integração Social
  • Liberdade com Responsabilidade
  • Desenvolvimento com Sustentabilidade

Missão

Formar cidadãos conscientes e profissionais qualificados, que possam influenciar diretamente no desenvolvimento regional sustentável, bem como contribuir para o progresso sociocultural de sua área de atuação.

Visão de Futuro

Consolidar como uma instituição de ensino superior de referência no estado, reconhecida pelo compromisso na formação integral de cidadãos e profissionais”.

Leia também nossa Política de Privacidade.