Institucional Faculdade Serra da Mesa

Apresentação

A FaSeM foi credenciada por meio da Portaria n º 1.096 de 29 de maio de 2006 do MEC, publicada no DOU de 30 de maio de 2006, para atuar inicialmente com o curso de graduação em Administração no município de Uruaçu-GO. Desta forma, tornou-se a primeira Instituição de Ensino Superior privada credenciada pelo MEC em atuação em toda região Norte do Estado de Goiás, ofertando também o primeiro curso presencial de graduação Administração na região.

Contudo já vinha atuando na região desde 2004, através de sua mantenedora – Centro de Educação Serra da Mesa Ltda., ofertando cursos de pós-graduação de qualidade, em convênio com a Universidade Católica de Goiás.

Atualmente, entre os cursos superiores indicados em seu PDI- Plano de Desenvolvimento Institucional oferta os seguintes cursos:

  • Bacharelado em Administração, reconhecido pela Portaria nº 477, de 31 de março de 2009 da SESU/MEC. O curso de Administração através da portaria nº 433 de 15 de maio de 2017, teve sua renovação de reconhecimento conferida pelo MEC.
  • Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, reconhecido pela Portaria nº 519, de 15 de outubro de 2013, da SETEC/SERES/MEC.
  • Bacharelado em Enfermagem, reconhecido pela Portaria nº 867, de 09 de novembro de 2015, da SESU/MEC.
  • Tecnologia em Alimentos, reconhecido pela Portaria nº 430, de 29 de julho de 2014, da SETEC/MEC.
  • Bacharelado em Farmácia, reconhecido pela Portaria nº 110, de 04 de fevereiro de 2021, da SESU/MEC.
  • Licenciatura em Música reconhecido pela Portaria nº 933, de 1º de dezembro de 2015, da SERES/MEC.
  • Licenciatura em Filosofia, reconhecido pela Portaria nº 866, de 09 de novembro de 2015, da SERES/MEC.
  • Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, autorizado pela Portaria nº 1040, de 23 de dezembro de 2015, SERES/MEC.
  • Bacharelado em Direito, autorizado pela Portaria SERES Nº 177 de 13 de março de 2017.

Todos estes cursos estão inseridos dentro de um contexto regional, uma vez que não existem em funcionamento na cidade, e nem mesmo na região de sua influência, carecendo, portanto, da mão-de- obra especializada que a FaSeM se propõe a colocar no mercado.

A instituição vem atuando ainda nos cursos de pós-graduação lato-sensu, ofertando os seguintes: Musculação, Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva, Direito Público, Gestão Ambiental, Gestão de Pessoas, Gestão de Saúde Pública, Urgência e Emergência, Gestão e Docência do Ensino Superior e Educação Clássica.

No pós-graduação stricto-sensu, trouxe o primeiro Mestrado Interinstitucional (MINTER) para a região, com a oferta do Mestrado em Ciências da Religião em parceria com a PUC-GO. Ainda em parceria com esta instituição, a FaSeM oferta o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação.

A FASEM diversifica a oferta de cursos à população com a ampliação constante dos seus Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, criando novas oportunidades de acesso à formação e qualificação profissional.

A Faculdade Serra da Mesa vem se consolidando como instituição comprometida com o desenvolvimento local e regional, efetivando várias ações de extensão e responsabilidade social, entre as quais se destaca a parceria com a Fundação Serra da Mesa, com apoio e patrocínio de atividades culturais e ambientais e projetos de resgate e desenvolvimento da cultura local e regional, atividades folclóricas e indígenas.

A Instituição mantém articulações entre seus cursos de graduação, na relação entre ensino, pesquisa e extensão, integrando seus resultados com a sociedade, por meio de eventos, ações de responsabilidade social e publicações.

Entre os eventos com realização contínua, destacam-se:  FASEMPREENDER, Semana Acadêmica e FaSeM do SOM.

Nas ações de responsabilidade social, podem ser citados: Incubadora de empresas, Empresa Jr., Trote da Cidadania, FaSeM do BEM, além de ações específicas de atendimento à comunidade em dias comemorativos, como dia da saúde, dia do meio ambiente e dia dos direitos humanos.

As produções acadêmicas são divulgadas pelo site institucional da FaSeM ou por sua revista científica eletrônica, a Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia.

Tais ações possuem periodicidade e estão articulados com a responsabilidade social destacada por cada curso, as ações são transversais e constantes, sempre com foco na missão, metas e valores institucionais, além das especificadas atribuídas à algumas disciplinas com dinâmicas de projetos e atividades extra classes com ênfase em articulações com a comunidade local, e traduzem ações voltadas para a valorização da diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e do patrimônio cultural, ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos, acessibilidades, e da igualdade étnico-racial. Tais articulações ampliam as competências e habilidades dos egressos, pois ao dedicar-se transversalmente as temáticas acima, a instituição mais uma vez articula sua visão, valores em cumprimento de sua missão.

Valores Institucionais

  • Gestão Democrática
  • Ensino de Qualidade
  • Ética, Solidariedade e Integração Social
  • Liberdade com Responsabilidade
  • Desenvolvimento com Sustentabilidade

Missão

Formar cidadãos conscientes e profissionais qualificados, que possam influenciar diretamente no desenvolvimento regional sustentável, bem como contribuir para o progresso sociocultural de sua área de atuação.

Visão de Futuro

Consolidar como uma instituição de ensino superior de referência no estado, reconhecida pelo compromisso na formação integral de cidadãos e profissionais”.

Leia também nossa Política de Privacidade.