
Sobre os Projetos de Extensão
A extensão é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Em Abertos
Coordenadora: Prof.ª Ma. Julciane Inês Anzilado
RESUMO: O presente Projeto de Extensão, destina-se a integrar a comunidade acadêmica e a comunidade externa expressada na grande quantidade de pequenas e micro organizações da cidade de Uruaçu e Região que não tem uma capacitação e treinamento em nas áreas especificas da Administração e ferramentas de gestão, assim como no Empreendedorismo. Os estudantes e empresários poderão vir presencialmente a instituição e ou acessas pelo link disponibilizado pela coordenação do programa. Serão aulas expositivas e dialogadas com a execução de atividades práticas e desenvolvimento de um Planejamento individual de cada empresa participante com o auxílio dos estudantes de Administração e GTI.
Link de Inscrição: ADMINISTRAR – Desenvolvendo as Micro e Pequenas Organizações da Cidade de Uruaçu e Região (doity.com.br)
Coordenadora: Prof.ª Ma. Julciane Inês Anzilado
RESUMO: O presente Projeto de Extensão, destina-se a integrar a comunidade acadêmica do curso Técnico em Agropecuária, da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM), e a comunidade da Escola de Tempo Integral Dom Prada do município de Uruaçu. Como uma possibilidade de envolver os estudantes do curso técnico e as crianças do ensino fundamental com intuito de fomentar o desenvolvimento de uma horta comunitária tendo como objetivos fomentar o debate e a pratica do cuidado com o meio ambiente, a importância de produzir o autoconsumo e a alimentação saudável.
Link de Inscrição: HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA (doity.com.br)
Coordenadores: Prof.º Esp. Esio Messias Neto; Prof.ª Amanda Beatriz Marconi Carvalho
RESUMO: O projeto de extensão proposto, consiste na produção de podcast em áudio e vídeo, disponibilizado através de mídias sociais, exemplo: Canal Institucional no “YouTube” ou “streaming” (“Instagram”). Ficando gravado na plataforma do “YouTube” para quando o usuário desejar poder acessar. Podendo ser acessado em diversos dispositivos, o que vai ajudar na sua popularização. Teremos os professores responsáveis pelo projeto trabalhando em conjunto com os alunos dos cursos da FaSeM, que vão participar da elaboração das perguntas e demais ajudas no decorrer do projeto.
Link de Inscrição: PODCAST Jurídico – FaSeM (doity.com.br)
Coordenadora: Prof.ª Ma. Isabel Christina Gonçalves Oliveira
RESUMO: O objetivo geral desse projeto é a promoção dos direitos humanos através de recursos pedagógicos, visando colaborar com informação e conscientização os participantes e beneficiários, bem como fomentar aos acadêmicos por meio das temáticas voltadas para os direitos humanos a importância da prática da urbanidade, flexibilidade e consistência em todos os setores da vida. Dentre as atividades pretendidas para o semestre de 2023/1, o projeto possui parceria estabelecida com a Comunidade Terapêutica Vida Nova, a qual já possuímos convênio estabelecido (Obras Sociais da Diocese). Realizamos uma atividade de formação com os internos da comunidade e foi solicitado pela coordenação da unidade que intensificássemos essas ações e estabelecêssemos uma constância de encontros e visitas para tratarmos de temas relacionado aos Direitos Humanos, o que iremos efetivar no decorrer desse semestre.
Link de Inscrição: PROMOTORES LEGAIS POPULARES: Oficinas de formação em temas transversais de Direitos Humanos (doity.com.br)
Coordenadores: Carlos Eduardo Mendes Baía; Prof.º Me. Marco Aurélio Silva Esteves
RESUMO: O objetivo geral do projeto é estimular a prática da atividade física entre os membros da comunidade acadêmica da FaSeM. Será realizado um levantamento dos estudantes que desejam participar do projeto, onde dividiremos em duas modalidades: os participantes e os monitores, que irão atuar na organização, controle e registro das atividades desportivas do projeto e realizar 2 oficinas com o tema “Esporte e Saúde” em instituições educacionais públicas de Uruaçu durante o primeiro semestre de 2023.
Link de Inscrição: FaSeM Esportes (doity.com.br)
Coordenador: Prof.º Me. Renan Lima
RESUMO: este Projeto de Extensão, preocupa-se em promover uma diversidade de atividades com o objetivo de apresentar uma reflexão sobre o significado dos marcos sociais e históricos que são relembrados ao longo do ano. Assim, a partir do debate entre professores, estudantes e a sociedade, procuramos realizar uma “contribuição na formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável”, bem como “o estabelecimento de diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade brasileira e internacional, respeitando e promovendo a interculturalidade” e “a promoção da reflexão ética quanto à dimensão social do ensino e da pesquisa”.
Link de Inscrição: Ciclos de Formação Educacional (doity.com.br)
Coordenadoras: Prof.º Ma. Thais Monique; Prof.ª Esp. Sandra Stephani;
RESUMO: O Projeto de Extensão Cidadania FaSeM foi pensado e estruturado, cujo intuito de tais atividades é de inserir os discentes do curso de direito da Faculdade Serra da Mesa em ações de conscientização, inserção, palestras, fomentando o diálogo, envolvendo a comunidade de Uruaçu e municípios vizinhos em assuntos pertinentes e atuais, dos quais poderão levar informações e assistência jurídica para as comunidades mais humildes. As ações a serem desenvolvidas pelo projeto de extensão priorizam a execução de palestras nas escolas do município por meio de convênios para que os próprios discentes do curso de direito tenham a oportunidade de palestrar, especificamente os vinculados ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).
Link de Inscrição: Cidadania FaSeM (doity.com.br)
Coordenadora: Prof.º Ma. Dayane Camelo Silva;
RESUMO: em parceria com os profissionais de saúde e educação do município, e da Região, e sob supervisão dos docentes da Faculdade Serra da Mesa, os estudantes dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Farmácia e Técnico em Enfermagem promoverão a interação com a comunidade externa através de ações educativas, por meio de orientações frente a várias temáticas direcionadas a crianças e adolescentes em escola da rede pública municipal e estadual e da rede privada.
Link de Inscrição: Educação em Saúde na atenção à Criança e ao Adolescente (doity.com.br)
Coordenadora: Prof.º Dr.ª Jacqueline Coimbra Gonçalves Moser
RESUMO: o Projeto de Extensão RODA DE CONVERSA SOBRE SAÚDE DA MULHER: Câncer de colo de útero, conhecer para prevenir, tem como objetivo o desenvolvimento de ações de educação em saúde para a população feminina de Uruaçu, visando o aumento da adesão ao exame citopatológico no município. Dentre as diversas atividades que realizaremos, destacamos a preparação da roda de conversa serão realizados na FASEM com os alunos selecionados para participarem do projeto. Nesses encontros será realizada a metodologia de sala de aula invertida, onde os alunos apresentam sobre o tema proposto e a professora conduz a discussão com a sala. A roda de conversa é uma metodologia muito usada em educação em saúde, principalmente em educação perinatal. O uso desta metodologia torna a comunidade ativa no seu aprendizado e mais consciente do seu papel e dos processos que envolvem o auto cuidado na promoção da própria saúde.
Link de Inscrição: RODA DE CONVERSA SOBRE SAÚDE DA MULHER: Câncer de colo de útero, conhecer para prevenir (doity.com.br)
Coordenadora:
Responsável: Prof.ª Ma. Laís Lima Nabuco Araújo
RESUMO: O objetivo do Projeto de Extensão Ações Preventivas Contra Infecções Sexualmente Transmissíveis e Covid: Testagem Rápida, Orientações e Direcionamentos, é desenvolver uma diversidade de ações preventivas com apoio da Secretaria Municipal de Saúde do município de Uruaçu – GO, bem como outros órgãos institucionais como a Polícia Rodoviária Federal, Colégio Elo e FaSeM. Além de locais como a Feira Coberta e a Rodoviária de Uruaçu, enquanto pontos estratégicos para as ações. Por fim, destacamos que o projeto está alicerçado com o apoio dos estudantes para testagem em massa de Covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis e é contribuinte no processo de controle da doença configurada em nível pandêmico, além da promoção de ações educativas acerca da redução da contaminação, com o estímulo de medidas preventivas.
Link de Inscrição: AÇÕES PREVENTIVAS CONTRA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E COVID: Testagem rápida, orientações e direcionamentos (doity.com.br)
Encerrados