Sobre os Projetos de Extensão

A extensão é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Visite também a CEPPG – Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação – FaSeM.

Projetos em Aberto 2024/1

Coordenadora: Prof.ª Dra. Julciane Inês Anzilado

RESUMO: O presente Projeto de Extensão, destina-se a integrar a comunidade acadêmica e a comunidade externa expressada na grande quantidade de pequenas e micro organizações da cidade de Uruaçu e Região que tem carência em capacitação e treinamento em desenvolver um Planejamento Estratégico Organizacional com   ferramentas de gestão assertivas para tal empreendimento. O engajamento entre estudantes e empresários e com supervisão do Professor capacitado para tal área, será muito importante no desenvolvimento teórico e prático do Planejamento Estratégico de cada organização. O resultado final apresentado, será um Planejamento Estratégico viável para cada organização que participa do Projeto de Extensão.

Link de Inscrição: ADMINISTRAR – Desenvolvendo as Micro e Pequenas Organizações da Cidade de Uruaçu e Região (doity.com.br)

Coordenadora: Prof.ª Ma. Isabel Christina Gonçalves Oliveira

RESUMO: O objetivo geral desse projeto é a promoção dos direitos humanos através de recursos pedagógicos, visando colaborar com informação e conscientização os participantes e beneficiários, bem como fomentar aos acadêmicos por meio das temáticas voltadas para os direitos humanos a importância da prática da urbanidade, flexibilidade e consistência em todos os setores da vida. Dentre as atividades pretendidas para o semestre de 2023/2, o projeto possui parceria estabelecida com a Comunidade Terapêutica Vida Nova, a qual já possuímos convênio estabelecido (Obras Sociais da Diocese). Realizamos uma atividade de formação com os internos da comunidade e foi solicitado pela coordenação da unidade que intensificássemos essas ações e estabelecêssemos uma constância de encontros e visitas para tratarmos de temas relacionado aos Direitos Humanos, o que iremos efetivar no decorrer desse semestre.

Link de Inscrição: PROMOTORES LEGAIS POPULARES: Oficinas de formação em temas transversais de Direitos Humanos (doity.com.br)

Coordenadora: Prof.ª Ma. Isabel Christina Gonçalves Oliveira

RESUMO: O presente projeto nasce com o intuito de promover o acesso ao Direito a Educação, através da capacitação técnica e científica de jovens e adultos para realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e outros vestibulares, para que assim, possam ter acesso e permanência no ensino superior. Desta forma, o projeto ENEM Social pretende realizar uma intervenção na comunidade, no sentido de qualificar os resultados obtidos no exame através da promoção de Aulões multidisciplinares e motivacionais que ocorrerão nas dependências da IES. Pretende-se formar um grupo com uma média de 15 (quinze) alunos/alunas dos cursos de Graduação que serão membros fixos, que atuarão como organizadores das ações, ações estas que serão realizadas na própria IES abertas para os acadêmicos, e comunidade em geral, especialmente alunos da terceira série do ensino médio, de escolas públicas e privadas. As aulas serão ministradas por professores convidados. A partir desses encontros/aulas, pretende-se oferecer uma experiência que possibilite o desenvolvimento de habilidades e competências para que os alunos alcancem a maior pontuação possível nas provas.

Link de Inscrição: ENEM SOCIAL (doity.com.br)

Coordenadores: Carlos Eduardo Mendes Baía.

RESUMO: O objetivo geral do projeto é estimular a prática da atividade física entre os membros da comunidade acadêmica da FaSeM. Será realizado um levantamento dos estudantes que desejam participar do projeto, onde dividiremos em duas modalidades: os participantes e os monitores, que irão atuar na organização, controle e registro das atividades desportivas do projeto e realizar 2 oficinas com o tema “Esporte e Saúde” em instituições educacionais públicas de Uruaçu durante o segundo semestre de 2023.

Link de Inscrição: FaSeM Esportes (doity.com.br)

Coordenadoras: Prof.ª Esp. Sandra Stephani, Prof.º Esp. Daniela Gomes

RESUMO: O Projeto de Extensão Cidadania FaSeM foi pensado e estruturado, cujo intuito de tais atividades é de inserir os discentes do curso de direito da Faculdade Serra da Mesa em ações de conscientização, inserção, palestras, fomentando o diálogo, envolvendo a comunidade de Uruaçu e municípios vizinhos em assuntos pertinentes e atuais, dos quais poderão levar informações e assistência jurídica para as comunidades mais humildes. As ações a serem desenvolvidas pelo projeto de extensão priorizam a execução de palestras nas escolas do município por meio de convênios para que os próprios discentes do curso de direito tenham a oportunidade de palestrar, especificamente os vinculados ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

Link de Inscrição: Cidadania FaSeM (doity.com.br)

Coordenadora: Prof.º Dra. Dayane Camelo Silva;

RESUMO: Em parceria com os profissionais de saúde e educação do município, e da Região, e sob supervisão dos docentes da Faculdade Serra da Mesa, os estudantes dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Farmácia e Técnico em Enfermagem promoverão a interação com a comunidade externa através de ações educativas, por meio de orientações frente a várias temáticas direcionadas a crianças e adolescentes em escola da rede pública municipal e estadual e da rede privada.

Link de Inscrição: Educação em Saúde na atenção à Criança e ao Adolescente (doity.com.br)

Coordenadora: Prof.º Dra. Dayane Camelo Silva;

RESUMO: O objetivo do Projeto de Extensão “FaSeM Mais Idade” promoverá a participação da comunidade externa (público-alvo – Idosos entre 50 e 80 anos), com as parcerias estabelecidas entre a Faculdade Serra da Mesa, Secretária Municipal de Saúde do município de Uruaçu – Goiás, Lions Clube, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Abrigo Filantrópico Flor de Acácia. Em parceria com profissionais de saúde e de outros setores do município, e sob supervisão da professora Doutora Dayane Camelo Silva, docente e Coordenadora da Área em Ciências da Saúde e Humanidades da Faculdade Serra da Mesa, os estudantes dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Direito e Técnico em Enfermagem promoverão a interação com a comunidade externa através de ações e oficinas educativas por meio de orientações frente a várias temáticas direcionadas aos idosos.

Link de Inscrição: FaSeM Mais Idade (doity.com.br)

Coordenadora: Prof.ª Dra. Laís Lima Nabuco Araújo

RESUMO: O objetivo do Projeto de Extensão Ações Preventivas Contra Infecções Sexualmente Transmissíveis: Testagem Rápida, Orientações e Direcionamentos, é desenvolver uma diversidade de ações preventivas com apoio da Secretaria Municipal de Saúde do município de Uruaçu – GO, bem como outros órgãos institucionais como a Polícia Rodoviária Federal, Colégio Elo e FaSeM. Além de locais como a Feira Coberta e a Rodoviária de Uruaçu, enquanto pontos estratégicos para as ações. Por fim, destacamos que o projeto está alicerçado com o apoio dos estudantes para testagem em massa de infecções sexualmente transmissíveis e é contribuinte no processo de controle das patologias, além da promoção de ações educativas acerca da redução da contaminação, com o estímulo de medidas preventivas.

Link de Inscrição: AÇÕES PREVENTIVAS CONTRA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: Testagem rápida, orientações e direcionamentos (doity.com.br)

Coordenadora: Prof.ª Dra. Laís Lima Nabuco Araújo

RESUMO: O objetivo do Projeto de Extensão “Atividades educativas e plantas medicinais: interação entre saber popular e saber científico” promoverá a participação da comunidade externa (público alvo), com as parecerias estabelecidas entre Faculdade Serra da Mesa, escolas públicas estaduais e municipais e escolas particulares.Sob a supervisão dos docentes do curso de graduação em Farmácia da Faculdade Serra da Mesa, os estudantes irão promover interação com a comunidade externa, através de ações educativas a respeito da utilização de plantas medicinais pela sociedade, para fins medicinais e alimentícios, considerando aspectos inerentes ao saber popular e científico.

Link de Inscrição: ATIVIDADES EDUCATIVAS E PLANTAS MEDICINAIS: INTERAÇÃO ENTRE SABER POPULAR E SABER CIENTÍFICO (doity.com.br)

Coordenador: Prof.º Esp. Naicron Alvarenga

RESUMO: Este Projeto de Extensão, preocupa-se em promover uma diversidade de atividades com o objetivo de apresentar uma reflexão sobre o significado dos marcos sociais e históricos que são relembrados ao longo do ano. Assim, a partir do debate entre professores, estudantes e a sociedade, procuramos realizar uma “contribuição na formação integral do estudante, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável”, bem como “o estabelecimento de diálogo construtivo e transformador com os demais setores da sociedade brasileira e internacional, respeitando e promovendo a interculturalidade” e “a promoção da reflexão ética quanto à dimensão social do ensino e da pesquisa”.

Link de Inscrição: Ciclos de Formação Educacional (doity.com.br)

Coordenadora: Prof.ª Dra. Sheila Santos Carvalho

RESUMO: O presente projeto (grupo de estudo) tem como objetivo principal compreender o lugar que o corpo ocupa na sociedade, especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência. Almejamos investigar e analisar os desafios e as barreiras enfrentadas por essas pessoas, explorando elementos presentes em obras estudadas e no contexto educacional. Acreditamos que é fundamental promover uma reflexão aprofundada sobre a forma como a sociedade percebe e lida com os corpos que fogem aos padrões estabelecidos. Nesse sentido, buscamos compreender as narrativas e representações sociais que definem os corpos como deficientes, assim como os impactos dessas percepções na vida cotidiana das pessoas com deficiência.

Cronograma do Grupo de Estudo Ressignificar  

Sala 04A das 19h às 21h

29-02 – MARTINS, Bruno Sena. A reinvenção da deficiência: novas metáforas na natureza dos corpos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, p. 264-271, 2015.

28-03 – GLEYSE, Jacques. A instrumentalização do corpo: uma arqueologia da racionalização instrumental do corpo, da Idade Clássica à Época Hipermoderna. Tradução de Avelino Aldo de Lima Neto, Cláudia Emília Aguiar Moraes e Fábio Luís Santos Teixeira. São Paulo: LiberArs, 2018.

25-04 – ALBRECHT, Gary L.; SEELMAN, Katherine D.; BURY, Michael (Ed.). The Handbook of Disability Studies. Thousand Oaks, CA and London: Sage, 200

30-05 – ALBRECHT, Gary L.; SEELMAN, Katherine D.; BURY, Michael (Ed.). The Handbook of Disability Studies. Thousand Oaks, CA and London: Sage, 2001.

Link de Inscrição: Grupo de Estudo Ressignificar

Link de Inscrição – Ação de Extensão: Diálogos sobre o TEA

Coordenador: Prof. Esp. Ésio Messias.

RESUMO: O projeto Cidadania Fiscal, tem como objetivo desenvolver iniciativas de conscientização dos cidadãos a respeito da função socioeconômica dos tributos e da sua participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e solidaria. Contribuindo para a formação educacional na compreensão quanto aos direitos e deveres relacionados à tributação; da participação ativa do cidadão na construção de uma sociedade mais justa e solidária e na divulgação do papel da Receita como agente fundamental ao provimento de recursos que viabilizam o Estado brasileiro.

Link de Inscrição: Cidadania FISCAL

 

Projetos Encerrados

Coordenadora: Prof.ª Ma. Julciane Inês Anzilado

RESUMO: O presente Projeto de Extensão, destina-se a integrar a comunidade acadêmica do curso Técnico em Agropecuária, da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM), e a comunidade da Escola de Tempo Integral Dom Prada do município de Uruaçu. Como uma possibilidade de envolver os estudantes do curso técnico e as crianças do ensino fundamental com intuito de fomentar o desenvolvimento de uma horta comunitária tendo como objetivos fomentar o debate e a pratica do cuidado com o meio ambiente, a importância de produzir o autoconsumo e a alimentação saudável.

Link de Inscrição: HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA (doity.com.br)

Coordenadora: Prof.º Dr.ª Jacqueline Coimbra Gonçalves Moser

RESUMO: o Projeto de Extensão RODA DE CONVERSA SOBRE SAÚDE DA MULHER: Câncer de colo de útero, conhecer para prevenir, tem como objetivo o desenvolvimento de ações de educação em saúde para a população feminina de Uruaçu, visando o aumento da adesão ao exame citopatológico no município. Dentre as diversas atividades que realizaremos, destacamos a preparação da roda de conversa serão realizados na FASEM com os alunos selecionados para participarem do projeto. Nesses encontros será realizada a metodologia de sala de aula invertida, onde os alunos apresentam sobre o tema proposto e a professora conduz a discussão com a sala. A roda de conversa é uma metodologia muito usada em educação em saúde, principalmente em educação perinatal. O uso desta metodologia torna a comunidade ativa no seu aprendizado e mais consciente do seu papel e dos processos que envolvem o auto cuidado na promoção da própria saúde.

Link de Inscrição: RODA DE CONVERSA SOBRE SAÚDE DA MULHER: Câncer de colo de útero, conhecer para prevenir (doity.com.br)

Coordenadores: Prof.º Esp. Esio Messias Neto; Prof.ª Amanda Beatriz Marconi Carvalho

RESUMO: O projeto de extensão proposto, consiste na produção de podcast em áudio e vídeo, disponibilizado através de mídias sociais, exemplo: Canal Institucional no “YouTube” ou “streaming” (“Instagram”). Ficando gravado na plataforma do “YouTube” para quando o usuário desejar poder acessar. Podendo ser acessado em diversos dispositivos, o que vai ajudar na sua popularização. Teremos os professores responsáveis pelo projeto trabalhando em conjunto com os alunos dos cursos da FaSeM, que vão participar da elaboração das perguntas e demais ajudas no decorrer do projeto.

Link de Inscrição: PODCAST Jurídico – FaSeM (doity.com.br)