Bispo emérito lança livro sobre a Diocese de Uruaçu

Na noite da última sexta-feira, dia 28, no auditório da Faculdade Serra da Mesa (FASEM), ocorreu o lançamento do livro “História da Diocese de Uruaçu”, editado pela PUC-Goiás, e de autoria de Dom José Silva Chaves, bispo emérito da Diocese de Uruaçu, e do professor Darcy Cordeiro. A obra faz um relato histórico do surgimento e do desenvolvimento da Diocese de Uruaçu até os dias atuais.

“É uma contemplação histórica, social, econômica e religiosa desse nosso querido Goiás. Os leitores poderão observar um retrato fiel do que era o nosso estado nas décadas de 50, 60, até os dias atuais. Nesta obra, narramos os principais fatos ocorridos durante os 55 anos da Diocese de Uruaçu e procuramos ser o mais fiel possível”, disse Dom José Silva Chaves no discurso de lançamento do livro.

Justificando os motivos que o levaram a escrever o livro, Dom José afirmou sobre a responsabilidade que cada indivíduo deve ter em sua jornada pela terra. “Cada um de nós nasce com uma cruz nas costas, o dever, foi em cumprimento do dever que escrevemos esse livro, e devido também aos pedidos do clero e do povo que forma a diocese de Uruaçu”.

Ainda sobre o conteúdo do livro, Dom José relata que o livro, apesar do título, não retrata apenas assuntos eclesiásticos. “Não é um livro que conta apenas a história eclesiástica, mas toda a evolução social e econômica da Região, ou seja, dos 27 municípios que compõem a Diocese. O livro fala da evolução dos municípios, sendo que muitos nasceram em volta de uma capelinha rural”, disse.

“É muito bom ter pessoas de bem reunidos aqui, nesta noite. Estamos vivendo um momento de crise moral em todo o País. Ver essas pessoas aqui nós dá a certeza de que Uruaçu é formada em sua maioria por pessoas de bem. Mas, não poderia ser diferente, afinal, todos vieram aqui para ver Dom José, são discípulos de Dom José, discípulos do bem”, disse Rodrigo Gabriel, ressaltando o exemplo de vida que Dom José sempre exerceu e deixou na sociedade de Uruaçu.

“Dizem que a gratidão é a memória do coração, e eu gostaria de externar aqui a imensa gratidão que nós, a instituição FASEM tem pela Diocese de Uruaçu e por Dom José, que foi uma das pessoas que me apresentou Uruaçu e nos motivou e apoio a investir na cidade na área da educação” relatou Rodrigo Gabriel.

Além dos autores, estiveram presentes ao evento o Bispo de Uruaçu, Dom Messias dos Reis Silveira, o Diretor-Geral da FASEM, professor Rodrigo Gabriel Moisés, a Diretora de Imagem de Comunicação, professora Christiane Marques, além de autoridades civis e eclesiásticas, professores e alunos.