Avaliação de encerramento do semestre 2020/1

Desde que as aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, por determinação do governo estadual de Goiás, a Faculdade Serra da Mesa adotou o ensino remoto como meio de garantir a continuidade das atividades acadêmicas de nossos estudantes. Essa opção está em consonância com o que foi preconizado pelo Ministério da Educação (MEC), além disso, para efetivar tal estratégia, a instituição fez um grande planejamento, acompanhado pelo investimento em ferramentas digitais e treinamento contínuo dos nossos profissionais.

O fato de termos tomado uma decisão célere possibilitou a conclusão do primeiro semestre de 2020 no tempo previsto pelo calendário acadêmico institucional, evitando o atraso na formatura de estudantes e cumprindo o que está previsto nos projetos pedagógicos dos cursos ofertados. Mesmo com todas as considerações, nosso grupo de gestores reconhece as implicações práticas do ensino remoto e as limitações presentes na realidade regional.

Com a finalidade de identificar o perfil digital dos nossos estudantes e professores, bem como diagnosticar quais são os maiores desafios acadêmicos enfrentados pela nossa comunidade durante a pandemia, realizamos uma série de pesquisas internas. Nos meses de abril e maio foram aplicados os primeiros questionários, por meio digital, que contaram com a participação de 357 estudantes e 47 docentes.
Já no mês de julho, com o objetivo de avaliar o índice de satisfação e concordância dos nossos estudantes e professores em relação às práticas adotadas durante o ensino remoto, aplicamos um novo questionário. Nessa segunda pesquisa tivemos a participação de 246 estudantes e 30 docentes.

Por fim, informamos que os dados oriundos de nossas pesquisas foram fundamentais para balizarem nossas práticas educacionais. Agradecemos a todos os profissionais que ampliaram o nível de comprometimento e esforço para alcançar os resultados desejados. Também agradecemos a todos os estudantes que, mais uma vez, depositaram sua confiança em nossa instituição.

Clicando nos links abaixo você poderá visualizar os resultados de nossas pesquisas.
Resultados dos Formulários
Estudantes e Professores – Avaliação de encerramento do semestre 2020-1