A Educação Como Força de Mudança e Libertação

O fim do 2º milênio significou o fim de uma era. O 3º milênio no seu crepúsculo já anunciava várias e profundas mudanças. Muitas coisas se alteraram. O caos, a complexidade e a natureza sistêmica da vida passaram a fazer parte da consciência do ser humano moderno. O ciberespaço e a comunicação eletrônica transformaram nossa maneira de trabalhar, de gerir as organizações, de nos relacionarmos uns com os outros e de ver o mundo e a vida. Transformações dessa magnitude não podem ser evitadas. O que vivemos é uma transição de dimensões planetárias. Uma profunda e completa mudança na mentalidade da cultura, das relações sociais e formas de organizações sociais. O que se observou no século passado foi um progresso predominantemente racional e intelectual. Percebe-se hoje que é necessário um progresso nas questões sociais.

 O processo de começar a descobrir e a inventar as novas formas organizacionais que vigorarão neste século apenas começou. É preciso coragem para desapegar do velho mundo, de renunciar a muita coisa que prezamos até agora, de abandonar as nossas interpretações sobre o que funciona e o que não funciona. É necessário aprender a ver o mundo de uma forma nova e revigorada. Como disse Einstein “Nenhum problema pode ser resolvido a partir da consciência que o criou.” Já entendemos que o nosso sistema é vivo, e como tal vive em permanente movimento, transformação e auto-renovação. Com base nesse entendimento podemos esperar que os vários movimentos fluam juntos e formem uma poderosa força de mudança social.

O momento é de transformação, portanto de ação. É o momento de enfrentar e vencer os desafios. A mudança é intencional. Administrar a mudança, guiar o próprio processo de aprendizagem torna o processo mais leve, suave e eficaz. É uma decisão inteligente. É a renovação por meio da esperança. O professor de Harvard Jerome Groopman fala do papel da esperança, no seu livro A Anatomia da Esperança (2004), como sendo a sensação do controle sobre o próprio destino, da construção da própria vida, de uma nação ou de um povo.

Todos nós clamamos por um tipo diferente de política, de sociedade e de ser humano. É o sonho humano! É a “audácia da esperança” no dizer de Barack Obama.

Por onde começar a transformação? Pela EDUCAÇÃO.  Não temos dúvida, ao contrário, certeza absoluta. A EDUCAÇÃO é a força capaz de promover a mudança e a libertação. Ela tira o ser humano da acomodação e da alienação e o conduz para a ação, a reflexão e a conscientização. Paulo Freire afirma que ela é capaz de construir “… uma nova sociedade, que, sendo sujeito de si mesma, tivesse no homem e no povo sujeitos de sua história.”

A Educação é a única via que leva ao desenvolvimento. Se quisermos participar do novo mundo esse é o caminho.

Autor: Elina Borges

Mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Planejamento e Estratégia Empresarial, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Administradora. Consultora de negócios, conferencista e escritora. É Professora universitária há 25 anos (PUC – Goiás, UEG, FATESG-SENAI, Uni-ANHANGUERA, Uni-EVANGÉLICA, FASEM – Faculdade Serra da Mesa) é palestrante, consultora e educadora empresarial pela Araticum Negócios e Sustentabilidade.