Acadêmicos da FASEM podem financiar os estudos através do FIES

Uma boa notícia para quem já estuda ou pretende ingressar nos cursos de graduação da FASEM é a possibilidade de financiar os estudos através do Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior, o FIES. Agora, ficou ainda mais fácil cursar uma graduação e adquirir o tão sonhado diploma de nível superior.

Mas, o que é o FIES?
O FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

O FIES foi criado para todos os estudantes que desejam estudar em uma faculdade particular e necessitam de um financiamento para pagar o curso de graduação.

Para ter direito ao FIES há algumas condições, sendo elas:

• O aluno deve ter feito a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), caso tenha concluído o ensino médio a partir do ano de 2010;
  • A renda total da família deve ser de até 20 salários mínimos;
  • A mensalidade precisa comprometer pelo menos 20% da renda média familiar (a renda média é o resultado da soma de todos os salários de quem trabalha, dividido pelas pessoas que moram na casa);
  • O fiador e seu cônjuge não podem ter o nome irregular no Serasa.

Exemplo:
Um estudante que financiou todo o curso com duração de 4 anos:

• Durante o curso: Pagamento trimestral de até R$ 50,00;
  • Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00;
  • Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 13 anos [ 3 x 4 anos (período financiado do curso) + 12 meses].

Onde posso obter mais informações sobre o FIES?
O Ministério da Educação criou um portal com todas as informações sobre o programa FIES. Nele os acadêmicos podem obter informações como se inscrever, consulta a cursos e instituições credenciadas e, podem ainda, simular o financiamento do curso.

O endereço do portal do FIES é o www.sisfiesportal.mec.gov.br. No endereço também é possível ter informações sobre aditamento de contratos e renegociação

Como posso me  inscrever no FIES?
O acadêmico pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível no Portal do FIES, mencionado acima.

O processo é feito em três etapas:

1º Paso Inscrição no SisFIES

• O estudante deve acessar o SisFIES e informar os seus dados. Neste acesso o estudante receberá uma senha para os acessos futuros.

2º Passo: Validação das informações

• Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da FASEM,  em até 10 (dez) dias. A CPSA é o órgão responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

3º Passo: Contratação do financiamento

• Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um banco de sua escolha no ato de inscrição (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

Na FASEM informações adicionais sobre o FIES podem ser obtidas na Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE), com o Prof. Pe. Rogério Alves Gomes, na Diretoria de Imagem e Comunicação com a funcionária Ângela Caetano, no Atendimento ao Público com o Victor Allen Oliveira Silva ou na Tesouraria com as funcionárias Aldaene Moreira e Aldenice Serra da Silva.