Professor da FASEM participa de Seminário Internacional de Filosofia

O professor Rafael Bueno da Silva, das disciplinas de filosofia e ética, nos cursos de Enfermagem e Administração da Faculdade Serra da Mesa (FASEM), participou, entre os dias 10 e 12 de setembro, do V Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação, na cidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul.

Ao avaliar o evento, Rafael Bueno destaca a solidez do Seminário.  “É um evento consolidado e que auxilia muito nas reflexões ligadas à filosofia. São trazidas algumas das pesquisas mais atuais no que se refere à filosofia e educação. Surgem aqui importantes debates erigidos com fundamentação em filósofos de diversos períodos históricos, mas que de maneira evidente auxiliam naquilo que é próprio da filosofia: o “pensar sobre o próprio pensamento” e partindo dai o pensar na práxis educacional”, ressaltou o professor sobre a importância do evento.

Outro ponto abordado pelo professor Rafael Bueno é a oportunidade de construir ou refazer conceitos da atuação docente que emergiram com a participação no Seminário.  “Temos que considerar que a formação do professor é um processo contínuo e complexo. Logo, toda e qualquer possibilidade de agregação de conhecimento, de desconstrução de ideias e concepções,  pode fazer emergir uma nova e mais profícua maneira de se pensar na estrutura da educação presente e projetar a futura”, observa o professor.

De forma paralela ao Seminário ocorreu ainda o I Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE), ocasião em que ocorreu o ingresso do professor Rafael Bueno na nova Diretoria da SOFIE, que passa a ser presidida pelo professor Sílvio Gallo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A diretoria eleita é composta por 12 membros. Sou o único representante da região Centro Oeste do Brasil. Entre as discussões realizadas pela nova diretoria está a estruturação da mesma para os próximos anos através de novos sócios, a realização do II Congresso que ocorrerá daqui a 2 anos, a realização da nova Assembleia em 2015, e a estruturação de uma revista da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação “, comentou Rafael Bueno sobre o plano de ação da SOFIE para os próximos anos.