Biblioteca

Informações Gerais

A Biblioteca Dom José Chaves, da Faculdade Serra da Mesa conta com um material informacional de apoio tanto ao corpo docente quanto ao corpo discente e comunidade em geral, e procura manter-se sempre atualizada para oferecer um bom serviço.

A biblioteca funciona totalmente informatizada com o software Totvs Gestão Bibliotecária – RM, inclusive com acesso à rede mundial de computadores INTERNET, além da interligação com as principais bibliotecas do país pelo sistema COMUT e COMUT-ON LINE, mantido pela CAPES, SESu, FINEP e IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, onde está instalado.

Guia do Usuário da Biblioteca

BIBLIOTECA – Guia do Usuário 2017 (19)

Informatização

O acervo bibliográfico é organizado através do sistema TOTVS que é um dos aplicativos da linha RM, solução corporativa que reúne os sistemas para Windows Server Ultimate, da TOTVS que adota o Formato de Intercâmbio Bibliográfico e Catalográfico – Formato MARC 21 para registro dos dados e o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR-2, para descrição dos documentos.

A leitura na biblioteca é franqueada aos usuários, os quais terão acesso às estantes. No entanto, as obras consultadas devem ser deixadas sobre o balcão da mesma, inclusive para fins de registro estatístico de consulta.

Formas de acesso ao acervo

O acesso ao material bibliográfico ocorre por meio de catálogo informatizado, o acervo terá um sistema de circulação aberto, antes de se dirigir às estantes, é conveniente que o usuário faça busca do material através do catálogo online, no terminal de consulta. Buscando no catálogo online por título, autor (sobrenome, prenome) e assunto. Devem-se usar palavras sem acentuação. Anotar o Código CDU e CUTTER. Os livros estão ordenados por ordem numérica do assunto (CDU) seguido da notação de autor; caso tenha dúvida o leitor terá o servidor a sua disposição para orientar na consulta ao acervo, auxilio a pesquisa e demais informações necessárias;

As obras consultadas deverão ser deixadas sobre as mesas, a fim de serem recolocados em seus devidos lugares, se o usuário quiser levar consigo o material deverá ir até o balcão de empréstimo, para o registro do mesmo.

Os empréstimos são disponibilizados ao público interno (alunos, funcionários e professores), com prazos determinados e renováveis por igual período conforme a necessidade do usuário.  O acervo terá um sistema de circulação aberto, antes de se dirigir às estantes, é conveniente que o usuário faça busca do material através do catálogo online, no terminal de consulta. Buscando no catálogo online por título, autor (sobrenome, prenome) e assunto.

As obras consultadas deverão ser deixadas sobre as mesas, a fim de serem recolocados em seus devidos lugares, se o usuário quiser levar consigo o material deverá ir até o balcão de empréstimo, para o registro do mesmo.

A consulta às obras de referências, periódicos, coleções especiais, coleção de reserva, deverá ser feita nas respectivas seções.

Espaço físico

ESPAÇO FÍSICO

TIPO DO ESPAÇO

ÁREA

Salas individuais de estudo

10 M²

Salas para leitura e trabalhos em grupo

35 M²

Espaço destinado aos serviços da Biblioteca

10 M²

Espaço destinado ao acervo

20 M²

Espaço para computador e consulta a Internet

2 M²

TOTAL

77 M²

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira:

Manhã – das 7h15min às 11h15min

Tarde/noite – das 16h30min às 22h30min

Sábado:

Das 8h às 12h

 

FALE CONOSCO

 

Endereço: Av. JK. Quadra U-5, s/n Setor Sul II

Telefone: (62) 3357 – 7272 Ramal 27

E-mail: bibioteca@fasem.edu.br

Bibliotecária: Sabrina Gisele S. Felix