Alunos da FASEM podem aderir ao FIES

Uma boa notícia para quem já estuda ou pretende ingressar nos cursos de graduação da FASEM. Agora, os alunos de todos os cursos da Faculdade podem contar com o apoio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior).

Mas, o que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

O FIES foi criado para todos os estudantes que desejam estudar em uma faculdade particular e necessitam de um financiamento para pagar o curso de graduação. Para ter direito ao FIES há algumas condições:

  • O aluno deve ter feito a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), caso tenha concluído o ensino médio a partir do ano de 2010;
  • A renda total da família deve ser de até 20 salários mínimos;
  • A mensalidade precisa comprometer pelo menos 20% da renda média familiar (a renda média é o resultado da soma de todos os salários de quem trabalha, dividido pelas pessoas que moram na casa);
  • O fiador e seu cônjuge não podem ter o nome irregular no Serasa.

Exemplo:

Um estudante que financiou todo o curso com duração de 4 anos:

  • Durante o curso: Pagamento trimestral de até R$ 50,00.
  • Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00.
  • Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 13 anos [ 3 x 4 anos (período financiado do curso) + 12 meses].

Onde posso obter mais informações sobre o FIES?

O Ministério da Educação criou um portal com todas as informações sobre o programa FIES. Nele os acadêmicos podem obter informações como se inscrever, consulta a cursos e instituições credenciadas e, podem ainda, simular o financiamento do curso.

O endereço do portal do Fies é o www.sisfiesportal.mec.gov.br