Núcleo de Prática Jurídica FaSeM - NPJ

Objetivos do NPJ

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) tem como objetivo desenvolver atividades essencialmente práticas, possibilitando ao acadêmico a vivência de situações reais e simuladas, inerentes ao exercício de diversas profissões jurídicas e promover a interação teórico-prática do conteúdo ministrado em sala de aula.

Possui um corpo de advogados (as) especializados, com a finalidade de acompanhar o andamento dos processos e a realização de audiências. Parte integrante da formação acadêmica, as disciplinas de Estágio Supervisionado proporcionam a articulação crítica entre teoria e prática, desenvolvimento de habilidades, hábitos e atitudes necessários ao bom desempenho das carreiras jurídicas. Proporciona atividades acadêmicas com o objetivo de aprimoramento integral do discente, preparando-o para agir eticamente no exercício profissional, além de integrar o discente à comunidade, a fim de conscientizá-lo de seu papel transformador.

Atuação

Os núcleos de prática jurídica estão previstos na Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2018, alterada pela Resolução nº 2 de 19 de abril de 2021 do MEC – Ministério da Educação, que estabelece o conteúdo mínimo dos cursos jurídicos e integra aos currículos a obrigatoriedade do estágio de prática jurídica para a obtenção do grau de bacharel em Direito.

Na atual concepção, os acadêmicos têm contato com atividades práticas simuladas e reais, o que permite um contato efetivo com as atividades das principais carreiras jurídicas. Nas atividades simuladas, os discentes/estagiários se deparam com problemas previamente elaborados pelos professores/supervisores em rodadas de planejamento ou com atividades a partir de processos finalizados devidamente selecionados.

Nas atividades reais, os discentes/estagiários são colocados em contato com processos reais e/ou com clientes com o propósito de antecipar as situações profissionais concretas. Além disso, a prática real também é feita a partir da imersão em realidades cotidianas das mais variadas carreiras jurídicas.

O Núcleo de Prática Jurídica conta ainda com uma série de convênios junto a órgãos e instituições públicos e privados. Nesta atividade prática, os acadêmicos conseguem experimentar o dia a dia das principais carreiras jurídicas, ter contato com profissionais das mais variadas áreas, aumentar seu networking e ter experiência para o mercado de trabalho que o espera. Além da promoção e incentivo de resolução dos casos reais por meio da Conciliação, Mediação e Arbitragem com o objetivo de instrumentalizar a solução de conflitos de maneira rápida,

O olhar do discente tem que ultrapassar as barreiras da simples atuação individual prestada nos NPJ, ou seja, ir além dos conflitos individuais concretizados através das petições e dos processos de separação, de divórcio, de adoção, de alimentos, necessita de observar o quadro social do seu atendido como um todo. De tal modo, que o desenvolvimento de sua atividade educacional proporcione uma reflexão teórica – prática, superando as fronteiras do conhecimento unidisciplinar e conservador característico do pragmatismo legalista.

A função do NPJ não é somente de democratização do acesso à justiça, mas de melhorar o ensino jurídico e, por consequência, a sociedade como um todo. Na nova função das instituições de ensino superior eles precisam proporcionar que a população tenha acesso aos seus direitos no sentido até mesmo de prevenção, ou seja, gerar uma conscientização da sociedade, principalmente, a mais carente de seus direitos e deveres.

Como Receber Atendimento pelo NPJ: O NPJ da FaSeM realiza atendimento jurídico nas áreas criminal, da família e cível, para processos cujo foro de competência seja em Uruaçu/GO, atendendo exclusivamente pessoas que não tenham condições financeiras de arcar com os custos judiciais.

Atendimento

Agendamento, avaliação e triagem: O agendamento para a entrevista e atendimento jurídico pode ser feito na secretaria do Núcleo de Prática Jurídica.

Contato

Telefone: (62) 3357-7272 – Ramal 203 / WhatsApp: (62) 98643-7940
E-mail: npj@fasem.edu.br
Endereço: Av. JK, Quadra U5, S/N, Setor Sul II, Uruaçu/GO, entrada pelo estacionamento do fundo da FaSeM.
Horários de funcionamento do NPJ da FaSeM: De segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h.