Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás – Mestrado foi implantado em 1999 e recomendado pela CAPES em março de 2001, com decisão favorável ao reconhecimento pelo Ministério da Educação / CNE, conforme Processo: 23001 – 000114/2001 – 34 e Parecer: CES 0859/2001. No ano de 2006, o Programa obteve da CAPES a autorização para implantação do Doutorado em Educação.

O curso de Doutorado foi credenciado, com conceito 5, pelo Ministério da Educação/CAPES conforme Processo 23001 000114/2001 e Parecer da Câmara do Ensino Superior n. 0859/2001, do Conselho Nacional de Educação, nos termos do Diário Oficial da União, de 21/2/2007, Seção n. 35, ISSN 17677-7042.

No último quadrienal (2013-2016), o Programa recebeu nota 5 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Acessar reconhecimento CAPES

Áreas de Concentração

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE – O Programa centra suas atividades investigativas e curriculares nas práticas educacionais inseridas em contextos socioculturais, econômicos e históricos. A educação enquanto objeto de estudo é compreendida, na sua natureza multidimensal, como processo de comunicação e interação visando ao desenvolvimento e à aprendizagem do ser humano, implicando modalidades pluridisciplinares de investigação e de produção de conhecimento. Resulta dessa compreensão do fenômeno educativo três dimensões abrangidas pelo Programa – as ações educativas institucionalizadas, as políticas educacionais/gestão do sistema educativo e as práticas socioculturais que perpassam a educação – convertidas nas três linhas de pesquisa:

  • Teorias da Educação e Processos Pedagógicos;
  • Estado, Políticas e Instituições Educacionais;
  • Educação, Sociedade e Cultura.

Objetivo

Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás tem como objetivo:

Objetivo geral
Qualificar docentes e pesquisadores para o exercício profissional na área da educação.

Objetivos específicos

  • Propiciar sólida formação intelectual com visão abrangente e critica da realidade educacional brasileira, mediante preparação para a pesquisa e o desenvolvimento da capacidade de diálogo com as múltiplas manifestações do pensamento contemporâneo;
  • Desenvolver estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento e a reflexão sobre a problemática econômico-social, cultural e pedagógica do campo investigativo da educação, tendo em vista a busca de mudanças que respondam as exigências da realidade nacional e local.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação PUC Goiás/FaSeM é constituída de quatro componentes:

Compõe-se de disciplinas obrigatórias visando propiciar aos alunos uma base comum de conhecimentos associada ao conteúdo das Linhas de Pesquisa. Essas disciplinas, além de fornecerem um discurso teórico necessário para a compreensão da temática do campo educacional, também favorecem o amadurecimento do projeto de pesquisa.

No Doutorado Interinstitucional em Educação PUC Goiás/FaSeM, serão oferecidas três disciplinas obrigatórias a todos os doutorandos, sendo elas: Epistemologia e Pesquisa em Educação, Pensamento Educacional: estudos históricos, políticos, sociais e culturais e Fundamentos da Educação (esta do núcleo de Estudos Temáticos) somando 12 créditos.

Compõe-se de Estudos Avançados, no formato de disciplinas eletivas, comuns ao Mestrado e Doutorado, que contemplam temas complementares da formação, vinculados às ementas das Linhas de Pesquisa e dos projetos de investigação dos professores. Mestrandos e doutorandos deverão cursar duas disciplinas optativas, são elas: Pensamento Social, Cultura e Educação Brasileira (obrigatória a todos os doutorandos) e Teorias da Educação e Processos Pedagógicos ou Políticas Educacionais ou Cultura e Educação (deverá cursar a disciplina da linha a qual o doutorando estiver vinculado. Esta será oferecida na Instituição promotora), totalizando 8 créditos.

Compõe-se do Seminário de Pesquisa e das Atividades Supervisionadas. O Seminário de Pesquisa II tem 4 créditos. Destina-se a promover a integração entre ensino e pesquisa, visando ao desenvolvimento nos estudantes a capacidade de análise e de crítica, com rigor investigativo e criatividade

As atividades Supervisionadas são atividades curriculares e correspondem a 30 horas realizadas e comprovadas pelos doutorandos conforme plano de trabalho definido com o orientador. Para integralização do curso é necessária a comprovação das horas de Atividades Supervisionadas. As atividades Supervisionadas são atividades formativas relacionadas com o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos doutorandos, a saber: publicação de livro ou capítulo de livro, artigos, trabalhos em Anais, participação em Grupos de Estudo (desde que não computados como disciplina), participação no Seminário Integrado do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, estudos independentes com relatório, conferências ministradas, participação em atividades de orientação coletiva de caráter sistemático, participação em eventos científicos com relatório, participação em projetos de pesquisa com relatório semestral, organização de eventos científicos e outras atividades atestadas pelo orientador.

Programação Acadêmica

PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA DINTER FASEM/PUC GOIÁS – SEMESTRE 2020/2

DISPCIPLINADOCENTEDIAS DA SEMANALOCALDATAS
Seminário IIDra. Cláudia Vicente CavalcanteSexta-feira(14h – 18h)FaSeM/Uruaçu21 e 22 de Agosto
Dra. Maria Cristina das Graças Dutra MesquitaSábado(08h – 12h e 14h – 18h)11 e 12 de Setembro
Dra. Raquel Aparecida Marra de Madeira Freitas16 e 17 de Outubro
13 e 14 de Novembro
4 e 5 de Dezembro
Educação e CulturaDr. Divino de Jesus da Silva RodriguesSegunda-feira(08h – 12h)PUC Goiás/GoiâniaObrigatória para todos(as) da Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura

Documentação

Portarias – CAPES

Pesquisas

TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

  • Compreende estudos e investigações das teorias pedagógicas e dos processos formativos e suas implicações nas práticas educativas, na formação de professores e na gestão organizacional da escola. Abrange temas relacionados ao currículo, à didática e metodologias específicas de ensino, a práticas culturais e linguagens associadas a processos formativos, considerando contextos socioculturais e diversidades.

ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

  • Compreende estudos e investigações sobre a organização do Estado e das políticas sociais, em especial, das políticas educacionais, das políticas de formação de profissionais da educação e de currículo, dos sistemas e organizações educacionais e dos paradigmas de gestão escolar diante do processo de reordenamento do Estado, da reestruturação das forças produtivas e das mudanças culturais, cientificas e tecnológicas. Incluem-se nesta linha temas mais específicos como os movimentos sociais de educadores, as relações entre educação e trabalho, o financiamento da educação, teorias de currículo, as diretrizes curriculares nacionais e sua projeção na formação de professores e na escola básica.

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA

  • Compreende estudos e investigações que problematizam aspectos sociais, culturais e históricos constituintes das praticas educativas. Tem como pressuposto a natureza multidimensional da educação como condição de possibilidade para produção de conhecimento pluridisciplinar. Abrange duas vertentes de investigação: a) concepções, representações e práticas socioculturais/educacionais, destacando temáticas relacionadas à sociabilidade, às culturas de segmentos juvenis e outros agrupamentos sociais, formas de subjetividades, processos midiáticos /comunicação, escolarização e os recortes de classe, gênero, etnia e outros; b) a história social e institucional do pensamento educacional e das práticas educativas em tempos e espaços diferenciados.

Abaixo os grupos de Pesquisa liderados por professores do PPGE. No entanto, os docentes do PPGE também participam de outros grupos de pesquisa, ligados a outras instituições. Caso seja de interesse conhecer, acessar o lattes do professor ou o diretório DGP do CNPq.

GRUPO DE PESQUISA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR

  • Institucional: o GPPEGE sustenta a LP do PPGE/PUC Goiás: Estado, Políticas e Instituições Educacionais, o NUPE do Dep. Educação, na qual realizam-se pesquisas sobre Políticas Públicas, Formação de Professores, Gestão Educ, Educação, Trabalho e Gênero, Avaliação Inst., Docência Universitária. Compõe-se por pós-doc, doutores, mestres, especialistas, mestrandos, doutorandos, bolsistas de IC. A maioria é da PUCGoiás, mas o GPPEGE se articula com GPS de diversas IES. Munic: desenvolve projetos integrados às Prefeituras de Goiânia e Anápolis/GO, Observatório de Políticas Educacionais da Escola Pública. Est: os pesquisadores integram-se à Rede de Pesquisa Políticas, Estado e Instituições Educacionais-FAPEG, o FEPAFD/GO e o Fórum Estadual de Goiás. Reg.: relaciona-se com o Fórum de Pesquisadores da Anped CO,Coord. da Anfope CO. Nac: articula-se com GP da UFAM, UFC, UFBA, UFES, UFG, UFMA, UFMT, UFPA, UFPB, UFRRJ, UFSC, UEG, UEL, UEMG, UEP, UEPG, UERJ, UnB, UNISANTOS, UNIJUÍ, IFGoiano.

GRUPO DE PESQUISA: TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

  • Este Grupo de Pesquisa compõe-se de duas linhas: 1) Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas. Investiga a teoria histórico-cultural, a teoria da atividade e a pesquisa cultural visando contribuir para o desenvolvimento teórico da didática, das didáticas específicas e de outras práticas escolares ligadas ao ensino e à aprendizagem. A principal contribuição está relacionada à aplicação dos estudos e práticas de ensino nos diversos níveis e a programas de formação de professores. Os integrantes do grupo estão articulados com pesquisadores de outras instituições que trabalham nessa mesma orientação teórica. Palavras-chave: Didática; Metodologia de Ensino; Formação de professores; Práticas educativas; Práticas pedagógicas; Teoria histórico-cultural; Teoria histórico-cultural da atividade; Teorias da Educação. 2) Educação escolar. Investiga os processos pedagógicos considerando a educação escolar em suas múltiplas dimensões: fundamentos teóricos, práticas, distintas formas e meios.

GRUPO DE PESQUISA: JUVENTUDE E EDUCAÇÃO

  • O grupo de pesquisa organizado em torno da temática juventude e educação, agrega pesquisadores vinculados a UCG e outras instituições. Desenvolve( desde 2007)a pesquisa Agrupamentos e culturas Juvenis: espaços de sociabilidades e de formação vinculada ao projeto básico: O Proeja indicando a reconfiguração do campo da educação de jovens e adultos com qualificação profisional- desafios e possibilidades CAPES/SETEC) A produção do grupo consiste em artigos publicados, apresentação de trabalhos em eventos desde 2002 (Anped, 2002/2003/2004,2005,2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 E 2013 Em 2009 foram apresentados trabalhos em 4 eventos: 2 nacionais (Anped Nacional e Anped Centro-Oeste) e 2 regionais (Simpósio FE/UFG e simpósio PUC-GO. Em 2007: a) editou o livro: Juventude, Educação e Campo Simbólico- Editora UCG-; b)publicou dois artigos no Livro Espaços públicos e tempos juvenis, coordenado por Marilia Sposito. Em 2008: a) publicou o livro Estudos sobre jovens e processos educativos na contemporaneidade; b)foram apresentados duas comunicações e quatro posters no III JUBRA; c) um trabalho completo no 9º Encontro Regional Anped;d) Um trabalho completo 31 Reunião anual da Anped, e) defendidas duas dissertações de mestrado e duas monografias de graduação; f) participação na comissão organizadora e na comissão Científica do III Simpósio Internacional da Juventude Brasileira. Em 2010 e 2011 foram apresentados trabalhos na ANPED/Nacional, defendidas quatro dissertações e uma tese de doutorado; organizado um livro: Juventude e Contemporaneidade: desafios e perspectivas (Canone, UFG,SEDH-PR. Apresentados 10 trabalhos em seminários nacionais e regionais. Em 2012 foi defendida uma tese de doutorado e, em 2013 foram defendidas 2 dissertações de mestrado.
    • Líder:  Cláudia Valente Cavalcante

KADJÓT – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO

  • A orientação regular de Trabalhos de Conclusão de Curso, Pesquisas de Iniciação Científica, teses e dissertações poderá proporcionar o aprofundamento e a verticalização no que diz respeito ao referencial teórico e aos procedimentos metodológicos da pesquisa no campo das relações entre as tecnologias e a educação. A priorização de abrangência da rede pública como tema e campo empírico e das políticas públicas como objeto de análise, visa também oferecer subsídios para o acompanhamento e a formulação de políticas públicas.

GRUPO DE PESQUISA: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS

  • A pesquisa tem como objetivo compreender o impacto das políticas educacionais adotadas pelos governos brasileiros ao longo do percurso histórico e suas articulações com a atualidade, buscando compreender a relação dos processos de formação de professores e sua inserção no exercício profissional da docência no presente e passado. Outra repercussão esperada pelo corpus das pesquisas a serem desenvolvidas pelo grupo será a de contribuir para ampliação da historiografia brasileira e regional, por meio da reconstrução da memória da educação em seus diferentes níveis, processos e modalidades, sobre as instituições educacionais/educativas e sociais, como também as histórias e representações da vida escolar nos estados de Goiás, Minas Gerais e Tocantins, a construção de identidades naquele espaço geográfico bem como a relação dessas memórias com a realidade das práticas escolares na contemporaneidade na cidade e campo.

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, ARTE E PSICANÁLISE

  • Estudos e pesquisas que incluam na discussão sobre a infância a importância de referências filosóficas, psicanaíiticas e estéticas.

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA (GEPCEI)

  • O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI) tem como eixo epistemológico a relação Educação, Sociedade e Cultura, bem como a verticalização de seus objetos de estudos a partir dos processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais. Portanto, toma como referência o Materialismo Histórico Dialético em interface com a Psicologia Histórico Cultural e o diálogo com a Sociologia da Infância a fim de apreender a criança e a infância como categorias histórico-culturais. Portanto, situa tanto seus sujeitos, quanto seus objetos, nas esferas da história e da cultura humana. Constitui-se como espaço acadêmico na promoção de redes de estudos e pesquisas que qualifiquem os profissionais que trabalham com as temáticas da criança e da infância em diferentes contextos, sejam eles das Redes de Ensino (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) ou Movimentos Sociais.

Os Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação estão inseridos dentro de suas respectivas linhas de pesquisa e estão discriminados abaixo:

  • Projetos de Pesquisa dos docentes que fazem parte da linha de pesquisa TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS;
  • Projetos de Pesquisa dos docentes que fazem parte da linha de pesquisa ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS;
  • Projetos de Pesquisa dos docentes que fazem parte da linha de pesquisa EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA.

Processo Seletivo

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, de ordem do Magnífico Reitor, faz saber a todos os interessados que estão abertas, no período de 08/04/2019 a 03/05/2019, as inscrições para o Processo de Seleção Discente 2019-2 ao Doutorado Interinstitucional em EDUCAÇÃO, conforme acordo de cooperação firmado com a Faculdade Serra da Mesa – FASEM (instituição receptora).

A inscrição de candidatos ao Doutorado Interinstitucional em Educação está aberta aos portadores de diplomas de títulos de Mestre em todas as áreas do conhecimento, ambos reconhecidos pelo MEC, observadas as normas e exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as exigências prescritas no Regimento Geral da PUC Goiás e Específicos de cada Programa de Pós-Graduação.

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Publicações

Eventos

  • 20 Anos do PPGE/PUC Goiás

Contatos

NOMEFUNÇÃOCONTATO
Prof. Dr. Aldimar Jacinto DuarteCoordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiásaldimarjd@hotmail.com
Profa. Dra. Cláudia Valente CavalcanteVice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás
Coordenadora do Dinter/PUC Goiás
cavalcante.70@hotmail.com
Prof. Dr. Edmilson Ferreira MarquesCoordenador do Dinter / FaSeMedmilsonmarques@ymail.com
NOMEFUNÇÃOCONTATO
Giovanne de Bastos Vieira DelfinoSecretário Adjuntogiovanne@pucgoias.edu.br
Alzerina Alencar V. Moreira
Camilla Di Ribeiro Barbosa
Leila Vianapos.efph@pucgoias.edu.br
Hélio Merenciano Rodrigues Filhodinter@fasem.edu.br

Faculdade Serra da Mesa
Avenida JK, Quadra U-5
Setor Sul II, CEP 76400-000
Uruaçu – Goiás

Telefone: (062) 3357-7272
E-mail oficial do Programa: dinter@fasem.edu.br

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 17h às 21h