Técnico em Recursos Humanos - FaSeM

Duração: 1 ano e 6 meses

Período: Noturno

Carga Horária: 1.488h

Matrícula: R$285,00

Mensalidade Média: R$285,00

Apresentação

O presente documento foi elaborado a fim de constituir o projeto político pedagógico do curso Técnico de Nível Médio em Recursos Humanos, pós-médio, referente ao eixo tecnológico de Gestão e Negócios catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

A Faculdade Serra da Mesa utiliza-se de se projeto político pedagógico institucional para elaborar esse projeto, orientando as decisões institucionais, traduzidas em objetivos gerais e específicos, na função social que está ocupa, bem como a compreensão da educação como prática social.

O curso Técnico em Recursos Humanos da Faculdade Serra da Mesa, se compromete com a formação do indivíduo de forma integral, por meio de uma educação profissional que articula as áreas de ciência, tecnologia, trabalho e cultura, visando formar um cidadão crítico e reflexivo, com competências técnicas, ética e principalmente que possa ser agente de transformações da realidade na perspectiva de igualdade e da justiça social, conforme preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Técnica de Nível Médio explicitam a finalidade social do ensino profissional.

O curso Técnico em Recursos Humanos da Faculdade Serra da Mesa pós-médio com formação técnica, busca oferecer um formação humana e integral no qual o objetivo profissionalizante não tenha uma finalidade única.

Objetivo

Implantar na Faculdade Serra da Mesa o curso Técnico em Recursos Humanos, visando formar profissionais com conhecimentos teórico e práticos para que sejam capazes de exercer de forma estratégica o papel de gestor da área de recursos humanos, bem como dos subsistemas e gestão de pessoas, nas organizações, de forma a atender às demandas do setor produtivo e da sociedade, percebendo sua importância estratégica e seu papel intelectual no desenvolvimento do campo de conhecimento em gestão de recursos humanos.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver competências e habilidades que capacitem o profissional a analisar e implementar novos modelos de gestão de pessoas nas organizações, baseado no desenvolvimento de competências nos diversos subsistemas de recursos humanos, bem como outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos;
  • Propiciar a compreensão das práticas existentes na empresa e suas implicações, estimulando a capacidade de envolver as pessoas nas estratégias e objetivos da organização.
  • Formar gestores qualificados para atuar com propriedade nos diferentes níveis da organização, entendendo e desempenhando as diferentes funções gerenciais de forma a agregar valor ao negócio e aos processos dos quais participam.
  • Executar práticas no processo de avaliação de desempenho na empresa, visando a melhorar o desempenho do colaborador, por meio de treinamento ou movimentação interna.
  • Utilizar as diferentes formas de recrutamento de pessoal e os critérios do processo de seleção.

Área de Atuação

Após a integralização de todos os componentes curriculares e tendo atendido os demais requisitos previstos neste projeto, o Técnico em Recursos Humanos deve ser capaz de desenvolver as seguintes funções:

  • A responsabilidade social, justiça e ética profissional;
  • A formação humanística e visão global para compreender o meio onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
  • A formação técnica e científica para atuar no mercado e desenvolver atividades específicas da prática profissional;
  • A compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional;
  • A preparação para ser um agente transformador no meio profissional que atua;
  • O domínio da comunicação interpessoal;
  • Apto para atuar forma estratégica no planejamento, gerenciamento e operacionalização dos subsistemas de recursos humanos em organizações;
  • Capacitado para participar dos processos de recrutamento e seleção de pessoas para as organizações;
  • Elaborar planos de cargos e salários;
  • Desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Apto para calcular rotinas de pessoa e de benefícios;
  • Orientação para resultados;
  • Responsabilidade em alinhar os planos de Recursos Humanos aos planos corporativos;
  • Saberá agregar valor aos negócios e compreender as relações entre o contexto das organizações e os contextos econômicos, políticos sociais e culturais que interferem nas diretrizes organizacionais e nas formas de atuação e desenvolvimentos dos profissionais sob sua gestão.

O aluno do curso de Gestão de Recursos Humanos possuirá sólida formação técnica, compreenderá os diferentes processos, metodologias, instrumentos, conceitos e estratégias utilizadas em seu campo de atuação. Será um profissional atualizado nos conceitos e nas melhores práticas de gestão de pessoas. Tendo como pontos de excelência: Desenvolvimento de programas de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, Gestão de Remuneração e Administração de Pessoal.

Mercado

Mercado de Trabalho e de RH: O desafio de atrair, manter talentos, o Mercado de Trabalho e de Recursos Humanos, Planejamento e previsão da força de trabalho. Perfil do Cargo e Recrutamento de Talentos: Conceito de Cargo e suas especificações, Formulários e o processo de recrutamento. Recrutamento de uma força de trabalho mais diversificada: os executivos, os estagiários, os temporários e a reinserção do idoso no mercado de trabalho. A Seleção de Talentos para as Empresas: O processo de comparação, de decisão e de escolha; As Bases para a Seleção de Talentos e As Etapas do Processo Seletivo. Tendências contemporâneas na seleção de talentos: por competências, por redes sociais; Avaliação dos resultados da seleção de talentos para a empresa.

Corpo Docente

Documentação