Diretoria Acadêmica

Prof. Dra. Sheila Santos Carvalho Ribeiro

Diretora Acadêmica, Procuradora Institucional e Docente

Currículo Lattes | Orcid

Perfil Profissional

Doutora em Educação pela PUC-GO (DINTER – FaSeM), Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica da Goiás e Faculdade Serra da Mesa, Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás, Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera UNIDERP. Atualmente Diretora Acadêmica, Docente e Procuradora Institucional da Faculdade Serra da Mesa. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior. Linha de Pesquisa do doutorado: Educação, Sociedade e Cultura. Participa do grupo de pesquisa: Infância, adolescência e políticas públicas e Infância, família e sociedade. Interesses: Educação. Educação Superior. Sentidos e Significados sobre o Corpo e sobre a Deficiência na Infância.

Objetivo da Diretoria Acadêmica

A Diretoria Acadêmica é o órgão executivo superior destinado a implementar a política acadêmica da instituição de conformidade com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

A Diretoria Acadêmica tem como órgãos de apoio direto as Coordenações de Área, as Coordenações de Cursos, a Coordenação de Apoio ao Estudante, a Secretaria Acadêmica, Coordenação de Inovação em Tecnologias da Educação, Coordenação de Estágio e Egressos, a Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e Coordenação de Laboratórios Multidisciplinares.

Compete à Diretoria Acadêmica

  • superintender, coordenar, acompanhar e supervisionar a execução das políticas acadêmicas no âmbito de sua competência;
  • assinar atestados e certificados e outros documentos de atividades acadêmicas;
  • elaborar os programas de monitoria, extensão, pesquisa e pós-graduação e submeter ao Conselho Superior;
  • consolidar com os dados fornecidos pelas Coordenações, o plano anual de atividades;
  • coordenar a avaliação institucional e pedagógica da FaSeM;
  • elaborar o calendário acadêmico, juntamente com o Diretoria Geral, Vice Diretoria, Diretoria Administrativa, Diretoria Financeira e submeter ao Conselho Superior;
  • apresentar anualmente à Direção Geral relatório de suas atividades à frente da gestão acadêmica;
  • decidir sobre pedidos de matrícula, trancamento de matrícula, transferências, aproveitamento de estudos e adaptação, ouvido em primeira instância o colegiado de curso;
  • propor a concessão de prêmios destinados ao estímulo e à recompensa das atividades acadêmicas;
  • nomear e dar posse aos profissionais para exercerem as funções dos órgãos que lhe são subordinados, respeitadas as condições estabelecidas no Regimento Geral;
  • propor ao Diretoria Administrativa a admissão e dispensa dos docentes e técnico-administrativo lotados na Diretoria Acadêmica, ouvida a coordenação dos cursos, observadas as disposições deste regimento e do plano de carreira;
  • praticar todos os demais atos que decorrem, implícita ou explicitamente, de suas atribuições previstas em lei, neste regimento e em normas internas complementares da Faculdade;
  • cumprir e fazer cumprir as disposições deste regimento e da legislação em vigor;
  • exercer as demais competências, que por sua natureza, lhe estiverem afeta.

Coordenação de Área

Fale com a DAC: dac@fasem.edu.br