Diretoria Acadêmica da FaSeM realiza reunião com acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Farmácia que irão participar do ENADE 2019.

Na última quarta-feira dia 19/06 foi realizada uma reunião com os acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Faculdade Serra da Mesa que irão participar do ENADE 2019, na oportunidade a Diretora Acadêmica da instituição Prof. Ma. Sheila Santos explicou sobre o que é o ENADE, como funciona o processo de avaliação e a metodologia da prova. Explanou considerações sobre a complexidade que envolve o processo de avaliação. ‘’Precisamos refletir juntos sobre o senso de pertencer, sobre a responsabilidade da instituição e dos estudantes frente ao ENADE”. diz professora.

De acordo com Sheila; A cultura organizacional da instituição pauta-se pelo reconhecimento de que o processo de avaliação externa, neste caso, o ENADE fornece subsídios importantes e determinantes para às políticas administrativa e acadêmicas. Os dados das avaliações externas somados aos dados das avaliações internas têm sido indutores para nossas reflexões e tomada de decisões institucionais.

A FaSeM tem como missão um alinhamento constante quanto a sua política de ensino, que coloca a instituição em constante processo de implementar suas atividades baseadas em competências e habilidades em detrimento do ensino conteudista. Exemplo disso, são as implementações na política de ensino, o sistema de avaliação voltado para competências e habilidades das diretrizes curriculares do cada curso, metodologias utilizadas e nosso simulado interdisciplinar.

O Coordenador de Apoio ao Estudante (CAE) da FaSeM Prof. Me. Marco Aurélio Esteves e as coordenadoras dos respectivos cursos: Enfermagem; Prof. Ma. Dayane Camelo, e Farmácia Prof. Ma. Laís Nabuco dialogaram com alunos sobre as fases desse processo, sobre a importância do engajamento dos mesmos, e o plantão de tirar as dúvidas referente ao ENADE.

As coordenadoras externaram a felicidade com as turmas que irão participar do ENADE, e citou que: “São estudantes que sempre se destacaram no curso, pelo empenho e pela responsabilidade como cidadãos. Parte dos alunos já exercem atividades relacionadas a sua área de formação, são pessoas de destaque na comunidade, isso nos deixam com expectativas positivas” finalizam elas.

O que é o ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.

Dia da prova:
24-11-2019

Maiores informações acesse o site: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade