Duração: 5 Anos

Período: Noturno

Carga Horária: 4800h

Matrícula: R$–

Mensalidade Média: R$–

Coordenadora

Apresentação

OBJETIVO GERAL

De acordo com o Art. 4º da Resolução CNE/CES 5/2011 Art. 4º, o curso de Psicologia tem por objetivos gerais, dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  1. – Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
  2. – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  3. – Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  4. – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
  5. – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
  6. . – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Assim, o curso tem por objetivo geral formar profissionais de Psicologia generalistas e capacitados para atuação profissional nos diferentes contextos do fazer psicológico, que sejam referência nacional. Busca-se, ainda, desenvolver profissionais com excelência técnica e conhecimentos específicos em gestão de negócios e processos de prevenção e promoção da saúde, assegurados pelas ênfases curriculares.

Para tanto, prevê o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas para a formação integral de psicólogos voltados para o trabalho multiprofissional, capazes de aprender continuamente tanto em nível de formação continuada como com a prática profissional, capacitados para a liderança, tomada de decisões, administração, gerenciamento e para atenção à saúde em sua integralidade, nos diferentes níveis e contextos de atendimento.

O curso possibilita duas formações: licenciatura e bacharelado em Psicologia atendendo às determinações das diretrizes curriculares no que compete ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências em torno dos eixos estruturantes, e garantindo a identidade do Curso conforme as competências do núcleo comum de formação de Psicologia.

Para atingir seu objetivo, que é ser referência na formação de psicólogo, são oferecidas duas ênfases curriculares: Psicologia e Processos de Gestão e Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde, oportunizando também a formação complementar para Professor de Psicologia, ficando a critério do acadêmico cursar ou não as disciplinas relativas aos Processos Educativos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Assumindo o conceito de qualidade proposto e tendo por base a missão, objetivo geral, concepção e finalidades apresentadas, os objetivos específicos do Curso de Psicologia buscam desenvolver:

  • um profissional de excelência, capacitado para atuação nas diferentes áreas da psicologia;
  • conhecimentos de áreas afins necessários para ampliação da compreensão dos processos psicológicos;
  • habilidades interpessoais necessárias para o bom exercício da profissão;
  • a capacidade de escrita segundo normas cultas da língua portuguesa e linguagem técnica da Psicologia;
  • habilidades de pesquisa, estudo dirigido e consulta a bases de dados em Psicologia;
  • conhecimento teórico, prático e metodológico das diversas disciplinas em Psicologia.

Para que o curso cumpra a sua finalidade e atinja os objetivos propostos, a FASEM compromete-se à:

  • Oferecer ensino qualificado, assegurando uma formação integral – básica profissional e prática (real) –, fornecendo conteúdos e promovendo atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, instiguem à investigação, propiciem a inter-relação com outros campos do saber, estimulem a capacidade crítica e a conduta ética no exercício da profissão;
  • Promover a prática da extensão e de atividades extracurriculares, visando ao aprimoramento técnico do futuro profissional e o desenvolvimento da cidadania, buscando parcerias dentro da sociedade;
  • Estimular a investigação científica, por meio da implementação de políticas institucionais de iniciação à pesquisa, desenvolvendo-se também as estratégias de sustentação do programa com a dedicação de docentes e apoio aos discentes;
  • Oferecer uma infraestrutura coerente com os objetivos da Instituição, que compreende biblioteca de qualidade, laboratórios bem equipados, salas apropriadas para um ensino atualizado e modernos recursos de informática;
  • Manter um corpo docente altamente qualificado, comprometido com os princípios filosóficos e a proposta pedagógica da Instituição, garantindo-lhe oportunidades de aprimoramento e atualização;
  • Incorporar os avanços tecnológicos na prática pedagógica, dentro de uma perspectiva de análise crítica e ética sobre seus efeitos na sociedade;
  • Identificar e buscar atender às necessidades da região em que se insere;

As formas e os meios pelos quais esses compromissos serão implementados e os objetivos do curso atingidos serão apresentados nos itens que seguem neste projeto pedagógico.

PERFIL DO EGRESSO

O curso de Psicologia, tomará como referência do perfil do egresso as seguintes características estabelecidas pela Comissão Assessora da área de Psicologia, nomeada pela portaria Inep nº 54, de 6 de março de 2015:

  1. compromisso com a construção e o desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
  2. compreensão da especificidade dos fenômenos e processos psicológicos e dos múltiplos referenciais teóricos e epistemológicos;
  3. interlocução com campos de conhecimento para apreender a complexidade e a multideterminação do fenômeno psicológico, em suas interfaces com fenômenos sociais e biológicos;
  4. aptidão para atuar em diferentes contextos de inserção profissional, com postura crítica frente aos contextos macrossociais, tendo em vista a promoção dos direitos humanos e da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  5. compromisso com a ética no que diz respeito às relações com usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
  6. atuação inter e multiprofissional, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar, relacionando-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
  7. compromisso com o aprimoramento e a capacitação contínuos, atento ao desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão.

O Curso de Psicologia da FASEM tem em vista formar um profissional com perfil fortemente orientado para a aplicação dos saberes psicológicos nos diferentes contextos da prática profissional e, em especial, no âmbito das organizações e saúde, estando capacitado a interferir pro ativamente nos processos de gestão e na promoção da saúde relacional de pessoas e grupos.

Espera-se, ainda, que este profissional seja identificado como:

  • Sujeito comprometido com sua aprendizagem profissional quer seja como pesquisador ou psicólogo;
  • Detentor de conhecimentos acadêmicos de base sólida na compreensão dos saberes psicológicos e de conhecimentos para gerir sua própria carreira no mercado de forma inter e multidisciplinar;
  • Agente altamente comprometido com a prevenção e promoção da saúde conforme os critérios da OMS;
  • Sujeito comprometido com seu desenvolvimento como pessoa;
  • Alguém em consonância com os princípios propostos para a educação no século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser;
  • Profissional apto a colocar seu conhecimento psicológico no campo de gestão de negócios vislumbrando a psicologia como campo de atuação profissionalizante.

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