
Duração: 5 Anos
Período: Noturno
Carga Horária: 4800h
Matrícula: R$–
Mensalidade Média: R$–
Coordenadora

Profª.
Currículo Lattes
Apresentação
OBJETIVO GERAL
De acordo com o Art. 4º da Resolução CNE/CES 5/2011 Art. 4º, o curso de Psicologia tem por objetivos gerais, dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
- – Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
- – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
- – Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
- – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
- – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
- . – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Assim, o curso tem por objetivo geral formar profissionais de Psicologia generalistas e capacitados para atuação profissional nos diferentes contextos do fazer psicológico, que sejam referência nacional. Busca-se, ainda, desenvolver profissionais com excelência técnica e conhecimentos específicos em gestão de negócios e processos de prevenção e promoção da saúde, assegurados pelas ênfases curriculares.
Para tanto, prevê o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas para a formação integral de psicólogos voltados para o trabalho multiprofissional, capazes de aprender continuamente tanto em nível de formação continuada como com a prática profissional, capacitados para a liderança, tomada de decisões, administração, gerenciamento e para atenção à saúde em sua integralidade, nos diferentes níveis e contextos de atendimento.
O curso possibilita duas formações: licenciatura e bacharelado em Psicologia atendendo às determinações das diretrizes curriculares no que compete ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências em torno dos eixos estruturantes, e garantindo a identidade do Curso conforme as competências do núcleo comum de formação de Psicologia.
Para atingir seu objetivo, que é ser referência na formação de psicólogo, são oferecidas duas ênfases curriculares: Psicologia e Processos de Gestão e Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde, oportunizando também a formação complementar para Professor de Psicologia, ficando a critério do acadêmico cursar ou não as disciplinas relativas aos Processos Educativos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Assumindo o conceito de qualidade proposto e tendo por base a missão, objetivo geral, concepção e finalidades apresentadas, os objetivos específicos do Curso de Psicologia buscam desenvolver:
- um profissional de excelência, capacitado para atuação nas diferentes áreas da psicologia;
- conhecimentos de áreas afins necessários para ampliação da compreensão dos processos psicológicos;
- habilidades interpessoais necessárias para o bom exercício da profissão;
- a capacidade de escrita segundo normas cultas da língua portuguesa e linguagem técnica da Psicologia;
- habilidades de pesquisa, estudo dirigido e consulta a bases de dados em Psicologia;
- conhecimento teórico, prático e metodológico das diversas disciplinas em Psicologia.
Para que o curso cumpra a sua finalidade e atinja os objetivos propostos, a FASEM compromete-se à:
- Oferecer ensino qualificado, assegurando uma formação integral – básica profissional e prática (real) –, fornecendo conteúdos e promovendo atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, instiguem à investigação, propiciem a inter-relação com outros campos do saber, estimulem a capacidade crítica e a conduta ética no exercício da profissão;
- Promover a prática da extensão e de atividades extracurriculares, visando ao aprimoramento técnico do futuro profissional e o desenvolvimento da cidadania, buscando parcerias dentro da sociedade;
- Estimular a investigação científica, por meio da implementação de políticas institucionais de iniciação à pesquisa, desenvolvendo-se também as estratégias de sustentação do programa com a dedicação de docentes e apoio aos discentes;
- Oferecer uma infraestrutura coerente com os objetivos da Instituição, que compreende biblioteca de qualidade, laboratórios bem equipados, salas apropriadas para um ensino atualizado e modernos recursos de informática;
- Manter um corpo docente altamente qualificado, comprometido com os princípios filosóficos e a proposta pedagógica da Instituição, garantindo-lhe oportunidades de aprimoramento e atualização;
- Incorporar os avanços tecnológicos na prática pedagógica, dentro de uma perspectiva de análise crítica e ética sobre seus efeitos na sociedade;
- Identificar e buscar atender às necessidades da região em que se insere;
As formas e os meios pelos quais esses compromissos serão implementados e os objetivos do curso atingidos serão apresentados nos itens que seguem neste projeto pedagógico.
PERFIL DO EGRESSO
O curso de Psicologia, tomará como referência do perfil do egresso as seguintes características estabelecidas pela Comissão Assessora da área de Psicologia, nomeada pela portaria Inep nº 54, de 6 de março de 2015:
- compromisso com a construção e o desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
- compreensão da especificidade dos fenômenos e processos psicológicos e dos múltiplos referenciais teóricos e epistemológicos;
- interlocução com campos de conhecimento para apreender a complexidade e a multideterminação do fenômeno psicológico, em suas interfaces com fenômenos sociais e biológicos;
- aptidão para atuar em diferentes contextos de inserção profissional, com postura crítica frente aos contextos macrossociais, tendo em vista a promoção dos direitos humanos e da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
- compromisso com a ética no que diz respeito às relações com usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
- atuação inter e multiprofissional, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar, relacionando-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
- compromisso com o aprimoramento e a capacitação contínuos, atento ao desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão.
O Curso de Psicologia da FASEM tem em vista formar um profissional com perfil fortemente orientado para a aplicação dos saberes psicológicos nos diferentes contextos da prática profissional e, em especial, no âmbito das organizações e saúde, estando capacitado a interferir pro ativamente nos processos de gestão e na promoção da saúde relacional de pessoas e grupos.
Espera-se, ainda, que este profissional seja identificado como:
- Sujeito comprometido com sua aprendizagem profissional quer seja como pesquisador ou psicólogo;
- Detentor de conhecimentos acadêmicos de base sólida na compreensão dos saberes psicológicos e de conhecimentos para gerir sua própria carreira no mercado de forma inter e multidisciplinar;
- Agente altamente comprometido com a prevenção e promoção da saúde conforme os critérios da OMS;
- Sujeito comprometido com seu desenvolvimento como pessoa;
- Alguém em consonância com os princípios propostos para a educação no século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser;
- Profissional apto a colocar seu conhecimento psicológico no campo de gestão de negócios vislumbrando a psicologia como campo de atuação profissionalizante.
Área de Atuação
Mercado
Corpo Docente
Amanda Beatriz Marcondes
Diêgo Martins da Costa
Esio Messias Neto
Isabel Christina Gonçalves Oliveira
Kátia Cristina Nunes de Almeida
Marco Aurélio Silva Esteves
Martiniano Gomes Ferreira Neto
Renan Mosege Araújo Lima
Sandra Stephani Marques da Costa
Thaís Monique Costa Rodrigues
Documentação
Arquivo
Download
Matriz Curricular