Duração: 4 Anos

Período: EaD

Carga Horária: 3000h

Matrícula: R$350,00

Mensalidade Média: R$385,00

Coordenadora

Profª. Julciane Inês Anzilago
Currículo Lattes

Apresentação

O Curso de Ciências Contábeis tem sido visto pela sociedade como um norteador de atitudes e relações entre cidadãos, empresas e sociedades que trabalham para o bem comum de toda uma população, visando o social, econômico e cultural do Norte Goiano.

A maior preocupação do curso é o oferecer um ensino de qualidade, reforçado por projetos de pesquisa e de extensão, que visem o envolvimento comunitário, através de uma interação dinâmica dos segmentos sociais que se apresentam constantemente com carências nos diferentes setores da área da Ciência Social.

A Faculdade Serra da Mesa não pretende formar apenas o Profissional Contador, mas também o profissional preparado para tratar com o público em geral, capaz de lidar com o que há de mais moderno no âmbito de sua profissão e ciente do progresso relativo às recentes pesquisas da área, buscando sempre melhorar o seu potencial. Através da introdução do discente às matérias sociológicas, tecnológicas, de iniciação científica e extensão, buscará habilitar profissionais preocupados com o seu próprio aprimoramento, tornando-os capazes de enfrentarem um mercado de trabalho cada vez mais agressivo e globalizado.

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis propõe formar profissionais conscientes da evolução sócio-econômico-industrial da sociedade, através de uma educação voltada tanto para os aspectos formativos, como a para os aspectos informativos. Objetiva despertar o espírito crítico, propiciar o desenvolvimento do espírito de investigação científica, desenvolver a liberdade e a solidariedade humana, o cultivo de valores que enfatizem a dignidade do indivíduo como cidadão produtivo e despertar no educando a capacidade do conhecimento de si próprio, de suas potencialidades, de seus semelhantes, do mundo e de seu Criador.

Concluindo, pretende formar profissionais do mais alto nível técnico-científico, dotados do espírito cientificista e humanitário para que possa exercer seu papel social com dignidade e competência, objetivo este que será buscado constantemente pela Faculdade Serra da Mesa, dentro de seu relevante papel social.

Objetivo Geral

Proporcionar aos estudantes um sólido embasamento teórico-prático para o desenvolvimento de habilidades técnico-profissionais e humano que o tornem capaz de auxiliar de forma diversos usuários das informações contábeis com dados econômicos, sociais e financeiros que maximizem seus modelos de planejamento de tomada de decisão no que tange o registro e controle do patrimônio das entidades e suas mutações com postura crítica, criativa e ética.

Objetivos específicos

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis propõe formar profissionais conscientes da evolução sócio-econômico-político da sociedade, através de uma educação voltada tanto para os aspectos formativos, como a para os aspectos informativos. Objetiva despertar o espírito crítico, propiciar o desenvolvimento do espírito de investigação científica, desenvolver a liberdade e a solidariedade humana, o cultivo de valores que enfatizem a dignidade do indivíduo como cidadão produtivo e despertar no educando a capacidade do conhecimento de si próprio, de suas potencialidades, de seus semelhantes. A Faculdade Serra da Mesa preza por uma formação pautada na atuação ética e profissional de seus acadêmicos conforme as DCNs e com os seguintes objetivos:

  • Abranger  as  dimensões  político-social,  ético-moral,  técnico-profissional  e científica, considerando  que  a  intervenção  do  profissional, pressuponha a mediação com seres humanos historicamente situados;
  • Dominar  os  conhecimentos  que  fundamentam  e  orientam  a  intervenção acadêmico-profissional, para que saiba mobilizar esses conhecimentos, transformando-os em ação;
  • Dominar  os  conhecimentos  específicos  para  sua  intervenção  acadêmico- profissional, com finalidade  de  compreender as questões e  as situações- problema envolvidas no seu trabalho, identificando-as e resolvendo-as;
  • Demonstrar autonomia para tomar decisões, bem como responsabilizar-se pelas opções feitas e pelos efeitos da sua intervenção acadêmico-profissional;
  • Avaliar criticamente sua própria atuação e o contexto em que atua, bem como interagir cooperativamente tanto com a comunidade acadêmico-profissional, quanto com a sociedade em geral;
  • Articular as situações de intervenção acadêmico-profissional e que estas sejam balizadas por posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual.

Além disso, espera-se do egresso a plena compreensão das funções gerenciais, para a adequada evidenciação de informações qualitativas e quantitativas, com capacidade crítico-analítica e visão interdisciplinar, que o capacite a integrar as áreas de conhecimento e avaliar os impactos da evolução da sociedade, seus institutos jurídicos, éticos e políticos sobre as atividades organizacionais.

Perfil do Egresso

O perfil desejado dos egressos do Curso de Ciências Contábeis da FASEM – foi concebido a partir das orientações definidas pelo PDI, PPC e DCN, que estabelecem a formação do profissional capacitado, tendo em vista as peculiaridades da contemporaneidade; o mercado de trabalho; as mudanças socioeconômicas e tecnológicas e a nova legislação que disciplina a formação do Bacharel em Ciências Contábeis.

O Bacharel em Ciências contábeis deve possuir visão generalista da organização, de macro e do micro ambiente onde está inserido e a capacidade para antecipar e prever os impactos e consequências de suas decisões em cada uma das atividades da empresa e para a empresa como um todo. Deve também estar em sintonia com o mercado global. Além da visão generalista, deve possuir domínio das diversas especialidades em contabilidade para subsidiar suas decisões e fornecer-lhe o embasamento técnico necessário para a sua especialização nas áreas contábeis. Visão Humanística: O Bacharel em Ciências Contábeis deve possuir capacidade para compreender e interagir com outras pessoas e com grupos e liberá-los em seu ambiente de trabalho na busca da realização dos objetivos das pessoas. O Bacharel em Ciências Contábeis deve possuir uma postura analítico-crítica da realidade para analisar e interpretar eventos econômicos, financeiros, culturais e organizacionais e a capacidade para diagnosticar problemas e utilizar sua capacidade técnica e criatividade na busca da excelência. O Bacharel em Ciências Contábeis deve possuir hábitos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo como instrumento de atualização, desenvolvimento e para a elaboração de trabalhos de cunho científico. Deve também desenvolver e exercitar o seu potencial, capacidade empreendedora de forma a atuar com criatividade e lucratividade em negócios próprios ou de terceiros.

O Bacharel em Ciências Contábeis deve possuir elevada postura ético-profissional e apresentar um comportamento coerente com esta postura em todas as suas atividades profissionais. O profissional da área contábil deve ser ele mesmo, um bom cidadão e obter o mesmo da empresa onde atua.

O Bacharel em Ciências deverá ter pleno conhecimento sobre a ética que rege a profissão, bem como acompanhar os pronunciamentos da categoria, através dos Conselhos Regionais e Federais de Contabilidade. Aptidão pessoal, que lhe permita analisar, compreender e demonstrar o que se apresenta por trás dos valores contabilizados. É imprescindível para o profissional possuir a combinação de aptidões pessoais, tais como: habilidade numérica, raciocínio abstrato e capacidade de memorização. A meticulosidade e a sociabilidade são traços que não podem faltar a um profissional que tem como atividade: o planejamento, a coordenação e o controle das funções contábeis.

Área de Atuação

  • Contador, exercendo a Contabilidade Financeira (ou Contabilidade Geral, ou Contabilidade Fiscal, ou Contabilidade Societária), a Contabilidade de Custos, a Contabilidade Gerencial e Estratégica;
  • Auditor, tanto Interna (com vínculo empregatício) quanto Independente ou Externa (profissional autônomo ou empresa de Auditoria);
  • Perito Contábil;
  • Analista Financeiro;
  • Consultor;
  • Empresário da Contabilidade;
  • Outras áreas correlatas à formação (Investigador de Fraudes Contábeis, Pesquisador Contábil, Professor, Conselheiro, Controller, Auditor Fiscal etc.)

Mercado

A região Centro-Oeste Brasileira destaca-se pelo dinamismo e expansão das atividades agropecuárias e industriais, responsáveis por grande parte das exportações no país, no entanto destaca-se no norte do Estado de Goiás a exploração do setor de minérios. Os avanços tecnológicos que provocaram a modernização destas atividades evidenciam a vulnerabilidade e ao mesmo tempo irradia a necessidade de crescimento dos demais setores econômicos regionais. Em que se pese a expansão da região centro oeste, a economia goiana, impulsionada pela expansão da agropecuária e agroindustrial se destaca no cenário brasileiro por apresentar resultados significativos nos últimos anos.

O desenvolvimento destas atividades tem repercussão no mercado financeiro, nas relações comerciais e no mercado imobiliário. Com isso o papel das Ciências Sociais Aplicadas em especial a  Contabilidade tende a ganhar maior relevância, acompanhada de maiores exigências de formação e aperfeiçoamento de seus profissionais, para que esses possam lidar com a aplicabilidade dos avanços sociais e econômicos, contribuindo para isso o planejamento e a execução dos investimentos públicos e privados necessários para o crescimento do Estado de Goiás.

Além das necessidades geradas pela expansão econômica da região, pela demanda por formação de profissionais e pesquisas, o desenvolvimento da Contabilidade nos últimos anos, especialmente com o processo de convergências das normas nacionais e internacionais, vem requerendo uma formação adequada e de qualidade que possa contribuir com tal desenvolvimento. O profissional que atua na área passa a demandar não só do desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também de uma maior capacidade de julgamento e interpretação das normas e princípios aplicados às atividades econômicas e financeiras. O processo de convergência conduz a contabilidade brasileira para a necessidade de pesquisas cientificas e para maior qualificação do profissional da área.

O profissional que cursou o bacharelado em Ciências Contábeis tornou-se uma figura essencial para qualquer negócio, independentemente do tamanho ou segmento, uma vez que é ele quem ficará na coordenação dos registros dos atos administrativos das entidades (compras, vendas, investimentos, aplicações, entre outros), utilizando seu know-how para administrar com precisão o patrimônio.

O curso de Ciências Contábeis EAD da FASEM, oferece ao  aluno vantagens estratégicas como flexibilidade, possibilidade de estudar de acordo com o tempo disponível, melhor custo-benefício, contato direto com o professor tutor, tutoria e parte das aulas presencial, entre outras, como objetivo  de formar profissionais da Contabilidade.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), há uma lei que obriga todas as entidades públicas e privadas, sem restrição de natureza ou porte, a realizarem a escrituração contábil — confirmando, assim, a veracidade de suas contas e transações. Esse é um dos motivos que fazem do contador um profissional amplamente visado pelos negócios e essencial a sociedade.

Desde as micro e pequenas empresas até as gigantes multinacionais, todas precisam dos serviços de um contador, que pode atuar com exclusividade (Celetista) ou prestar serviços de forma autônoma, a depender de seus objetivos e/ou preferências. Este poderá atuar nos seguintes segmentos: Prestação de serviços de contabilidade gerencial, planejamento, controladoria, pericia, auditoria e ensino.

Diferenciais

  • Metodologia híbrida com uso de plataforma digital inovadora
  • Carga horária de presencialidade
  • Suporte Tecnológico e Psicopedagógico
  • Aulas baseadas em problematizações, aulas baseadas em projetos, utilizando metodologias ativas que contribuam para o processo de ensino aprendizagem.
  • Professores Mestres e Doutores
  • Laboratórios Multidisciplinares
  • Laboratórios de Habilidades
  • Projeto de Ambientação customizado para o estudante
  • Material pedagógico com conteúdos que inserem o estudante em situações do seu cotidiano profissional
  • Apoio Presencial
  • Interação ao vivo com o professor da disciplina.
  • Ambiente Digital Inovador e Interativo
  • Contato com coordenador do curso;
  • Assistente de curso e tutoria
  • Biblioteca digital e física
  • Acessibilidades
  • Acesso ininterrupto ao curso pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • Personalização do ensino superior para atender as necessidades específicas de cada estudante.
  • Conteúdos inovadores com simuladores virtuais e realidade aumentada.
  • Aqui você tem um EaD que tem reconhecimento junto ao MEC.
  • Simulado e jogos empresariais
  • Estágio supervisionado
  • Estágio não supervisionado

Corpo Docente

Documentação

 

Contato

Utilize os contatos abaixo para falar com a Coordenadora do Curso
E-mail:
 cienciascontabeis@fasem.edu.br
Telefone/WhatsApp: (062) 3357-7272 – Ramal 21