Arquitetura e Urbanismo FaSeM

Duração: 5 Anos

Período: Noturno

Carga Horária: 3700h

Matrícula: R$900.00

Mensalidade Média: R$ 900,00

Coordenadora

Prof. Juliana Kelly Silva de Souza
Currículo Lattes

Apresentação

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Serra da Mesa se insere no contexto local e regional com a proposta de formar profissionais qualificados e integrados ao mercado de trabalho, capazes de colaborar com o desenvolvimento da região norte do estado de Goiás em diferentes escalas de projeto, planejamento e construção. Desse modo, a instituição conta com um excelente quadro docente (mestres e doutores) além de infraestrutura completa propiciar uma das melhores experiências de graduação do estado. Pautado em ideais sustentáveis e contemporâneos, a organização curricular do curso prioriza núcleos diversificados de conhecimento além da modernização sistêmica integradas as mudanças sociais com abordagens e recursos difusores de inovação.

Objetivos

O objetivo do curso é formar Arquitetos e Urbanistas com habilidades e competências alinhadas às demandas mercadológicas a partir de uma trajetória integrada à pesquisa, ferramentas e metodologias inovadoras do seu processo de ensino aprendizagem. Desse modo, o profissional formado pela FASEM, conta com uma preparação completa para atuação em diferentes áreas da profissão, com visão e análise crítica no planejamento e na construção das cidades, bem como para os diversos desafios que permeiam a atividade de Arquitetura e Urbanismo.

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo encontra-se em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos. Além disso, é articulado com as necessidades locais/regionais, suprindo a carência observada de serviços e profissionais emergentes em diferentes áreas da profissão. Dessa forma, assegurando a integralidade de oferta de trabalhos com atenção, qualidade e humanização e conferindo aos seus egressos:

  • Sólida formação generalista;
  • Aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
  • Conservação e valorização do patrimônio construído;
  • Proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis.

Área de Atuação

O Arquiteto e Urbanista tem uma ampla variedade de atuação, amparadas pela formação e pelas resoluções do Conselho Profissional atividades privativas e atividades compartilhadas. Elas abrangem:

  • Projetos de Arquitetura e Urbanismo: Projetos de Edificações diversas (Residenciais, comerciais, institucionais, etc) e Projetos urbanísticos (Cidades, Bairros, Loteamentos, Parques e Praças).
  • Arquitetura de Interiores: Projetos de ambientes internos como paginação de pisos e revestimentos, forro, iluminação, pintura e diferentes itens de acabamentos.
  • Projetos Estruturais e de Instalações prediais: Projetos de diferentes tecnologias construtivas (madeira, metal, concreto, etc) e projetos de instalações elétricas/hidrossanitárias.
  • Arquitetura Paisagística: Definição e Especificação de elementos paisagísticos (jardins, mobiliário urbano, vegetação, etc) em projetos de natureza diversas.
  • Patrimônio Histórico Cultural e Artístico: Inclui projetos de intervenção em patrimônio de natureza arquitetônica, urbana, paisagística e/ou monumental, etc.
  • Planejamento Urbano e Regional: Colaboração em instrumentos de diretrizes urbanísticas, planos diretores e demais planos de intervenção urbana.

Em todos os campos mencionados acima, o arquiteto e urbanista pode atuar como projetista, executor, coordenador, perito e professor, colaborando de inúmeras formas para a prática e o ensino da profissão.

Mercado

O mercado da Arquitetura e Construção Civil encontra-se em ritmo de expansão já há muitos anos em todo o país, e em Goiás não tem sido diferente, permitindo que o Arquiteto e Urbanista atue tanto de forma autônoma quanto em conjunto com outros profissionais (engenheiros e designers).

Além disso, com as demandas cada vez mais emergentes em decorrência dos avanços e experimentações tecnológicas (especialmente as que se relacionam com formas sustentáveis de se criar e materializar), novas formas de atuação têm acentuado a busca e a valorização destes profissionais.

Por ter uma formação diversificada em conhecimentos além de amplos campos de atuação (lei nº 12.378 e Resolução 51 do CAU/BR), o profissional desta área tem a possibilidade de se inserir e explorar o mercado com excelentes oportunidades, contribuindo para o crescimento ordenado e planejado das cidades e seus espaços.

Diferenciais

Entendendo que o mercado se encontra cada vez mais imerso em tecnologias que facilitam e modificam as formas de trabalho, nosso curso encontra-se contextualizado à essas transformações vivenciadas na produção e desenvolvimento das cidades.

Nesse sentido, a formação da Fasem se apoia em abordagens interdisciplinares dos conhecimentos associados aos aspectos e agentes de inovação. Dessa forma, incorpora perspectivas que colaboram com a construção de habilidades e competências de sólido repertório referencial e técnico, com a promoção de atividades de extensão, palestras, oficinas, eventos e semanas acadêmicas.

Além disso, a instituição também conta com uma infraestrutura dotada de recursos para aprimorar as metodologias teóricas e práticas do processo de ensino aprendizagem, sejam elas de caráter integrado ou específico.

O curso de Arquitetura e Urbanismo dispõe de acervo teórico atualizado, laboratórios multidisciplinares, laboratórios de materiais e conforto ambiental, ateliê de desenho e laboratório de informática. Também conta com uma rede WiFi em toda a instituição, possibilitando o acesso a internet para pesquisas e atividades propostas durante as aulas e trabalhos.

Corpo Docente

Documentação

Contato

Utilize os contatos abaixo para falar com a Coordenadora do Curso
E-mail:
 arquiteturaeurbanismo@fasem.edu.br
Telefone: (062) 3357-7272 – Ramal 21
WhatsApp de Apoio Acadêmico ao curso de Arquitetura e Urbanismo: 62 9.9195-0495