Duração: 4 Anos

Modalidade: EAD

Carga Horária: 3000h

Matrícula: R$xx,xx

Mensalidade Média: R$ xx,xx

Coordenadora

Profª. Ma. Julciane Inês Anzilago
Currículo Lattes

Apresentação

É missão do Curso de Bacharelado em Administração Híbrido (EaD), da Faculdade Serra da Mesa, contribuir para a formação de um profissional generalista através da construção de uma visão múltipla, fazendo que os acadêmicos tenham percepção das necessidades humana, financeiras, sociais, materiais, mercadológicas, produtivas, estratégicas, etc., buscando o equilíbrio entre as necessidades da organização e de seus stakeholders. Dessa forma, através das bases humanísticas e científicas, espera-se habilitar o acadêmico para entender as necessidades e oportunidades das pessoas, mercados e das organizações, elevando seu nível de empregabilidade e a motivação, a capacidade e as características necessárias a sua capacitação para atuar como empreendedor.
O curso de Administração pretende contribuir para melhorar, sensivelmente, o nível de qualificação profissional, a preparação do cidadão para a vida e para o exercício pleno da cidadania, utilizando, para tanto, um corpo docente preparado e comprometido com esse desafio e recursos oferecidos pela tecnologia e dentro dos parâmetros inseridos na atual
legislação do ensino superior, propostos pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Objetivo Geral

O Curso de Graduação em Administração da Faculdade Serra da Mesa tem por objetivo e está estruturado para graduar profissionais que tenham habilidades e competências
para atuar com visão sistêmica nas áreas de planejamento, organização, direção e controle, conscientes de seu papel na estrutura organizacional, bem como na sociedade, integrados com o estudo e o desenvolvimento científico. O curso além de qualificar os graduandos para atuarem como agentes de mudanças, busca estimular o espírito empreendedor dos futuros profissionais
A FaSeM tem como princípio básico a formação de profissionais capazes de alavancar o desenvolvimento econômico do País e, em especial, da Região Norte do Estado de
Goiás.

Objetivos específicos

  • Formar administradores capazes de compreender o contexto econômico e sociopolítico em que estão inseridos;
  • Preparar para a profissão, para o auto-aprimoramento contínuo e compreender mudanças rápidas de paradigma;
  • Desenvolver potencial critico reflexivo com senso empreendedor que saiba enfrentar as incertezas, tomar decisões ágeis, solucionar problemas complexos, liderar pessoas, pautado pela ética profissional e comprometido com as questões sociais e ambientais mundiais, nacionais e locais;
  • Formar administradores competentes na gestão de organizações públicas, privadas ou do terceiro-setor.
  • Desenvolver a capacidade de se comunicar e se relacionar;
  • Dominar ferramentas técnico-científicas;

Para garantir que os objetivos gerais e específicos do Curso de Graduação em Administração sejam alcançados, conta-se com:

  • Uma matriz curricular que contempla conteúdos relacionados às habilidades e competências previstas no item “perfil do egresso”;
  • Procedimentos didático-pedagógicos que procuram estimular tais habilidades e competências;
  • Estágio curricular supervisionado e outras formas de integração teoria/prática;
  • Atividades complementares, que contribuem para que se alcancem os objetivos da formação dos alunos;
  • Incentivo à pesquisa e extensão;
  • Estrutura de acompanhamento e apoio ao aluno, virtual e presencial;
  • Estrutura de avaliação;
  • Infraestrutura de apoio à aprendizagem (biblioteca e recursos de tecnologia de informação);
  • Unidades de Aprendizagens
  • Interface com a pós-graduação e com outros cursos da FaSeM.
  • Bibliotecas virtuais ( Saraiva e Sagah)
  • Empresa Junior para desenvolver a teoria /pratica, no decorrer do curso

Perfil do Egresso

O curso de Administração da FASEM tem uma orientação generalista, articulação entre a formação humanista e a competência técnica.

O século XXI requer que o administrador e, portanto, o administrador formado pela FASEM seja um profissional-cidadão capaz de:

  • Contribuir para o desenvolvimento do país e da região, em especial, em todos os aspectos: técnico, econômico, social, cultural, educacional e político;
  • Gerir de forma eficaz, justa e responsável organizações nos diferentes setores privado, público e terceiro setor com uma perspectiva social, ambiental e de pleno respeito ao SER HUMANO;
  • Liderar mudanças, reconhecendo o ambiente e as suas contingências;
  • Ter atitude proativa frente aos grandes desafios da contemporaneidade;
  • Ter atitude empreendedora visando o desenvolvimento da nossa região.

Características do Administrador

No exercício da profissão de administrador e no papel de cidadão, espera-se que o administrador formado pela FASEM seja capaz de:

  • Ter conhecimento técnico consistente;
  • Pensar de forma autônoma, crítica, sistêmica e estratégica;
  • Diagnosticar problemas e apresentar soluções inteligentes e criativas com rapidez e precisão;
  • Liderar formando equipes de alta performance, com foco em resultados e no desenvolvimento humano;
  • Lidar com a complexidade do mundo contemporâneo;
  • Empreender e desenvolver o espírito empreendedor;
  • Estabelecer relacionamentos duradouros e sustentáveis;
  • Tomar decisões e utilizar os recursos de forma ética e responsável;
  • Articular-se politicamente;
  • Ser inovador, flexível, adaptável e criativo;
  • Aprender continuamente.

Área de Atuação

A área de atuação é o campo de trabalho e de ocupação do profissional. Neste sentido, o profissional de Administração executa suas atividades profissionais na iniciativa privada, objetivando o uso racional dos recursos humanos e de produção, para alcançar os objetivos estratégicos da empresa sem ônus para as demandas sociais.

Neste contexto, o administrador pode atuar em: Finanças: como administrador financeiro, responsável pela gestão financeira e econômica da empresa, garantindo a correta captação, aplicação e controle dos recursos financeiros e a consequente maximização dos lucros e dos resultados empresariais. Gestão organizacional: na construção de projetos e planos que abarquem toda a empresa e contemplem suas estratégias e processos, utilizando o conhecimento sistêmico e a capacidade de análise estratégica. Marketing: trabalhar e empreender na área mercadológica, sempre de forma integrada com as outras áreas funcionais da empresa, para alcançar os objetivos organizacionais, a satisfação dos clientes e a criação de valor e de vantagens competitivas. Operações: atuar e empreender na área de operações, produção e logística, objetivando a garantia de processos enxutos e inovadores, alto valor agregado e conformidade na entrega de produtos e serviços. Pessoas e Sociedade: Atuar na área de gestão de pessoas e na relação da empresa com a sociedade, envolvendo o planejamento, a atração e a retenção de pessoas, considerando as necessidades organizacionais, dos indivíduos e da comunidade, como forma de garantir equilíbrio e foco em resultados duradouros e compartilhados.

Mercado

O mercado de trabalho demanda um profissional que possua sólidos conhecimentos conceituais e teóricos, que consiga conciliá-los com a prática e a vivência empresarial, através da experiência adquirida em organizações, estágios e programas de treinamento, além de sempre estar apto a novos aprendizados, com habilidades de agregar novos conhecimentos de forma crítica.

As empresas exigem que o futuro Administrador seja um profissional generalista e polivalente, capacitado a trabalhar nas mais diversas áreas da organização, mas que também, possua conhecimento específicos em determinada área de trabalho. O administrador moderno deve ser flexível, dinâmico e preparado para mudanças constantes, resultantes do ambiente econômico globalizado e altamente mutável.

A Administração é uma das profissões mais valorizadas pelas empresas brasileiras, e a sua demanda tem aumentado proporcionalmente ao crescimento da economia.

A Faculdade Serra da Mesa oferece o Curso de Administração com a seguinte habilitação: Graduação em Administração – Bacharelado, e tem objetivo formar um profissional apto a planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa, atuando em diferentes áreas, como Gestão de Pessoas, Gestão de Materiais e Patrimonial, Logística, Marketing, Qualidade, Organização e Métodos, Gestão da Produção, Sistemas de Informação, Orçamento e Finanças, Projetos, dentre outras.

Diferenciais

  • Jogos de Empresas praticadas na Simulação Empresarial;
  • Estágio Supervisionado direcionado para a prática empresarial local;
  • Desenvolvimento de práticas empresariais, assessoria e consultoria à comunidade externa por meio da atuação da Empresa Junior;
  • Unidades de Aprendizagem qualificadas que potencializam o ensino híbrido.
  • Duas Bibliotecas virtuais: Sagah e Saraiva

Corpo Docente

Documentação

Contato

Utilize os contatos abaixo para falar com a Coordenadora do Curso
E-mail:
 cursoadministracao@fasem.edu.br
Telefone: (062) 3357-7272 – Ramal 21
WhatsApp de Apoio Acadêmico ao curso de Administração: 62 9.9195-0495