Alunos de Enfermagem conhecem centro de Hemodiálise

Alunos do 7º  e do 10º  período do curso de Enfermagem realizaram visita técnica ao Centro de Hemodiálise de Porangatu, município distante 130 quilômetros de Uruaçu. No total, 36 acadêmicos participaram da atividade que ocorreu no dia 07 e, posteriormente, no dia 15 de maio. A atividade foi coordenada pela professora Ivani Miranda.

Para a docente, a atividade visa apresentar aos discente o dia-a-dia de uma rotina de um centro de hemodiálise. Segundo dados, até 7% dos pacientes em internações hospitalares desenvolvem problemas renais graves. Esse número aumenta para até 30% em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo, assim, necessário a realização de hemodiálise.

Hemodiálise. O que é?
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.