Aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro a reunião de planejamento do ano letivo de 2018 da Faculdade Serra da Mesa.
Dentro da programação foram oferecidas oficinas pedagógicas aos professores como: Uso de metodologias ativas em sala de aula, uma experiência que deu certo, feita pela Profa. Ivani Miranda; AuCoPre: Uma metodologia ativa para o trabalho didático nos fóruns de discussão ministrada pelo Prof. Valnides Araujo Costa; Relação Pedagógica no Ensino Superior proferida pelo prof. Me. Marco Aurélio Esteves, e Coesão e Coerência textuais em trabalhos acadêmicos, responsável Prof. André Luiz da Silva.
A solenidade contou com a participação do Diretor geral da Faculdade Serra da Mesa Prof. Me. Rodrigo Gabriel Moises, a Diretora de Imagem e Comunicação Christiane Marques Cardoso e todo o corpo docente da instituição. O evento iniciou-se com a palestra da conferencista Profa. Dra. Irene Dias de Oliveira como tema as seguintes perguntas: Qual o tipo de jovem que chega hoje na sala de aula para ser educado? Como um professor que nasceu numa época anterior poderá conseguir dar aulas na era virtual? Como ficam as mediações pedagógicas neste cenário?
A profa. Dra. Irene destaca que a nova geração está totalmente dependente e fascinada com as perspectivas que esses meios tecnológicos oferecem. A faculdade como instituição não está isenta a esse processo, tornando-se necessário observar como os professores estão caminhando nessa nova perspectiva para o processo de ensino-aprendizagem. E finaliza: “É fundamental analisar o processo de formação hoje dos profissionais, ou seja, é preciso mudar o paradigma de formação e ainda refletir sobre a distância entre a formação profissional acadêmica e a prática pedagógica”.
No uso da palavra o Diretor Geral da FaSeM prof. Me. Rodrigo Gabriel Moisés cita que: Um dos grandes desafios diário a ser enfrentado na formação de professores é acabar com a ideia de um modelo único de ensino. Portanto, pode-se afirmar que nada está pronto, que este é um momento no processo de redefinição da profissão e da compreensão da prática.