Saúde Mental de Base Analítica: Psicopatologia e Psicologia Analítica

08_Pos@SaudeMental

Duração : 24 meses
Carga Horária :450 horas
MensalidadeR$295,00
 Sobre o Curso 

A pós-graduação de Saúde Mental de Base Analítica é um curso inovador, o primeiro do Brasil que busca levar o conhecimento da psiquiatria de Carl Gustav Jung, sua técnica, as noções básicas de psicopatologia, da psiquiatria junguiana. A saúde mental é uma área interdisciplinar que compreende a atuação de especialidades como: psiquiatria, clínica geral, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, educação física, serviço social, arte terapia. O objetivo da área é tratar e oferecer à paciente melhora nos quadros da patologia apresentada. Neste curso, o aluno aprende como atuar de forma prática e multidisciplinar na área de saúde mental ampliando seu aprendizado de uma graduação ou especialidade.

A pós-graduação em Saúde Mental de Base Analítica compreende, no contexto teórico, o estudo da psicopatologia (doenças mentais), da dinâmica e instâncias da personalidade, na compreensão de técnicas, diagnóstico, prevenção e tratamento, baseando seus estudos nas teorias pós-psicanalíticas a partir da obra do psiquiatra suíço C. G.  Jung e da psiquiatra Nise da Silveira. O curso compreende 12 meses de aula teórica que ocorrem uma sexta à noite e um sábado por mês.  Vários estudos de casos clínicos acompanham esta formação em um contexto dinâmico e interativo. A parte pratica do curso compreende 24 meses com estudo de casos clínicos, visitas assistidas, estágio supervisionado, atuação em grupos de apoio e ambulatório.

 Público Alvo 

Profissionais de saúde, psicólogos, médicos, arte terapeutas, terapeutas, assistentes sociais e interessados em atuar com o campo da Psicologia Analítica, Psiquiatria e Psicoterapia Junguiana. Estudantes a partir do 8° período / 4º ano.

 Mercado de Trabalho 

Na atualidade temos epidemias de casos de transtornos de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, crises afetivas… e raros profissionais no mercado qualificados ou aptos para atuar com habilidade na área de saúde mental, o que torna a ação profissional rentável em uma área pouco explorada. Nosso aluno terá, ao longo do curso, a possibilidade de integrar uma equipe de saúde multidisciplinar, ampliar seu conhecimento técnico científico, ganhar experiência teórica e prática por meio da clínica social do Instituto Olhos da Alma Sã, que por anos desenvolve mais de 50 mil atendimentos na área de saúde mental, em um programa de residência terapêutica. Um dos trabalhos mais importantes da região Centro-Oeste, que tem parcerias com entidades como Ministério Público, Exército Brasileiro, Grupo dos Junguianos de Brasília, Escritório de Saúde Mental da USP, vários conselhos de categorias profissionais. Neste curso, além do conhecimento teórico, oferecemos a experiência prática na atuação, e com isto o estagiário tem a possibilidade de se inserir no mercado de trabalho conquistando de início uma pequena clientela.

 Objetivo 

Capacitar profissionais para diagnosticar, tratar psicopatologias e doenças mentais diversas; dar ao aluno uma compreensão dos fundamentos da psicologia analítica, da dinâmica da personalidade e de seus desdobramentos em doenças mentais, aprofundando aspectos da psicopatologia em dinâmica para tratamento; formar psicoterapeutas com orientação para a saúde mental para atuação clínica e hospitalar; dar instrumental teórico a outros profissionais no campo teórico sobre a personalidade humana, psicanálise e psicologia analítica.

 Processo Seletivo 

A Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade Serra da Mesa – FaSeM, através do seu coordenador Paulo Roberto de Oliveira Santos, faz saber a todos os interessados que estão abertas as inscrições para a Pós-graduação em Saúde Mental de Base Analítica: Psicopatologia e Psicologia Analítica.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL!

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO!

 Resultados Processo Seletivo 

Em breve…

 Documentos 

Em breve…

 Matriz Curricular 

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

Fundamentação e conceitos: As Políticas Públicas de Saúde Mental no Brasil

20 horas

Psicopatologia: Estudo Sistemático das Doenças Mentais, Diagnóstico e Prognóstico

80 horas

Terapias e Técnicas da Psicoterapia em Saúde Mental

80 horas

Estrutura da Psicodinâmica em Saúde Mental

60 horas

Residência de Atendimento em Psicoterapia – Estágio Supervisionado

100 horas

Trabalho para Conclusão de Curso: pesquisa científica orientada

60 horas

Psicoterapia / análise pessoal

50 horas

 Corpo Docente 

 

DISCIPLINA PROFESSOR(A) Lattes
Fundamentação e conceitos: As Políticas Públicas de Saúde Mental no Brasil  A DEFINIR http://lattes.cnpq.br
Psicopatologia: Estudo Sistemático das Doenças Mentais, Diagnóstico e Prognóstico A DEFINIR
http://lattes.cnpq.br
Terapias e Técnicas da Psicoterapia em Saúde Mental A DEFINIR http://lattes.cnpq.br
Estrutura da Psicodinâmica em Saúde Mental A DEFINIR
http://lattes.cnpq.br
Residência de Atendimento em Psicoterapia – Estágio Supervisionado A DEFINIR
http://lattes.cnpq.br
Trabalho para Conclusão de Curso: pesquisa científica orientada A DEFINIR http://lattes.cnpq.br
Psicoterapia / análise pessoal A DEFINIR
http://lattes.cnpq.br
 Contato 

poseducacaoclassica@fasem.edu.br

Secretaria – (062) 3357-7272

Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 12h

 Calendário 

Clique abaixo para acessar o cronograma.
Em breve…


Skip to content