Duração: 24 Meses

Carga Horária: 680 Horas

Mensalidade: R$ 700,00

Apresentação

A pós-graduação de Saúde Mental de Base Analítica é um curso inovador, o primeiro do Brasil que busca levar o conhecimento da psiquiatria de Carl Gustav Jung, sua técnica, as noções básicas de psicopatologia, da psiquiatria junguiana. A saúde mental é uma área interdisciplinar que compreende a atuação de especialidades como: psiquiatria, clínica geral, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, educação física, serviço social, arte terapia. O objetivo da área é tratar e oferecer à paciente melhora nos quadros da patologia apresentada. Neste curso, o aluno aprende como atuar de forma prática e multidisciplinar na área de saúde mental ampliando seu aprendizado de uma graduação ou especialidade.

A pós-graduação em Saúde Mental de Base Analítica compreende, no contexto teórico, o estudo da psicopatologia (doenças mentais), da dinâmica e instâncias da personalidade, na compreensão de técnicas, diagnóstico, prevenção e tratamento, baseando seus estudos nas teorias pós-psicanalíticas a partir da obra do psiquiatra suíço C. G.  Jung e da psiquiatra Nise da Silveira. O curso compreende 12 meses de aula teórica que ocorrem uma sexta à noite e um sábado por mês.  Vários estudos de casos clínicos acompanham esta formação em um contexto dinâmico e interativo. A parte pratica do curso compreende 24 meses com estudo de casos clínicos, visitas assistidas, estágio supervisionado, atuação em grupos de apoio e ambulatório.

Mercado de Trabalho

Na atualidade temos epidemias de casos de transtornos de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, crises afetivas… e raros profissionais no mercado qualificados ou aptos para atuar com habilidade na área de saúde mental, o que torna a ação profissional rentável em uma área pouco explorada. Nosso aluno terá, ao longo do curso, a possibilidade de integrar uma equipe de saúde multidisciplinar, ampliar seu conhecimento técnico científico, ganhar experiência teórica e prática por meio da clínica social do Instituto Olhos da Alma Sã, que por anos desenvolve mais de 50 mil atendimentos na área de saúde mental, em um programa de residência terapêutica. Um dos trabalhos mais importantes da região Centro-Oeste, que tem parcerias com entidades como Ministério Público, Exército Brasileiro, Grupo dos Junguianos de Brasília, Escritório de Saúde Mental da USP, vários conselhos de categorias profissionais. Neste curso, além do conhecimento teórico, oferecemos a experiência prática na atuação, e com isto o estagiário tem a possibilidade de se inserir no mercado de trabalho conquistando de início uma pequena clientela.

Público Alvo

Profissionais de saúde, psicólogos, médicos, arte terapeutas, terapeutas, assistentes sociais e interessados em atuar com o campo da Psicologia Analítica, Psiquiatria e Psicoterapia Junguiana. Estudantes a partir do 8° período / 4º ano.

Objetivo

Capacitar profissionais para diagnosticar, tratar psicopatologias e doenças mentais diversas; dar ao aluno uma compreensão dos fundamentos da psicologia analítica, da dinâmica da personalidade e de seus desdobramentos em doenças mentais, aprofundando aspectos da psicopatologia em dinâmica para tratamento; formar psicoterapeutas com orientação para a saúde mental para atuação clínica e hospitalar; dar instrumental teórico a outros profissionais no campo teórico sobre a personalidade humana, psicanálise e psicologia analítica.

Processo Seletivo

O candidato ao curso de pós-graduação vai passar por uma série de entrevistas, nas quais buscamos conhecer o aluno, suas metas e objetivos.
Inscrições até o dia 24 de maio de 2024.

Documentos para matricula:

  • Documentos pessoais em PDF;
  • Currículo em PDF;
  • Comprovantes e diplomas de cursos em PDF;
  • Comprovante de endereço em PDF;
  • Carta de apresentação pessoal e intenção em relação ao curso em PDF;
  • Se estudante de Psicologia, comprovante de matrícula no curso de graduação – aceitaremos
    estudantes apenas a partir do 8° período/4 ano;
  • E-mail para inscrição: institutoolhosdaalmasa1997@gmail.com.

Estrutura Curricular

DISCIPLINACARGA HORÁRIA
Fundamentação e conceitos: As Políticas Públicas de Saúde Mental no Brasil20 horas
Psicopatologia: Estudo Sistemático das Doenças Mentais, Diagnóstico e Prognóstico80 horas
Terapias e Técnicas da Psicoterapia em Saúde Mental80 horas
Estrutura da Psicodinâmica em Saúde Mental60 horas
Residência de Atendimento em Psicoterapia – Estágio Supervisionado100 horas
Técnicas Expressivas40 horas
Práticas Integrativas e Complementares (PICS)60 horas
Trabalho para Conclusão de Curso: pesquisa científica orientada60 horas
Psicoterapia / Análise Pessoal50 horas

Nosso corpo docente é composto por profissionais com titulação reconhecida nacionalmente, doutores, mestres e especialistas ligados ao estudo da psicologia analítica e da saúde mental, professores altamente qualificados com ampla experiência teórica e prática. Escolhemos profissionais com didática, bagagem teórica, titulação reconhecida internacional e nacionalmente. Privilegiamos sobretudo professores com bagagem clínica, ética, humanidade, profissionais de destaque e com alta qualificação.

Contato

Realização: Instituto Olhos da Alma Sã
Coordenador de Curso: Prof. Me. Jorge Antônio Monteiro de Lima
Telefone: 62 99187-5157 / 62 99329-9021
E-mail: institutoolhosdaalmasa1997@gmail.com