V Encontro de Culturas no Memorial Serra da Mesa: homenagem às mulheres e anuncio de parceira com a prefeitura marcam evento

Com o tema ‘Mulheres que fazem história’, o Memorial Serra da Mesa promoveu entre os dias 07 e 10 de março o V Encontro de Culturas da Serra Mesa. A abertura oficial do evento ocorreu na sexta-feira, dia 08, com a presença do professor Rodrigo Gabriel Moisés, Diretor-Geral da FASEM e Presidente da Fundação de Desenvolvimento da Região Serra da Mesa, da Juíza titular do Juizado Especial Cível da Comarca de Uruaçu, Geovana Mendes Baía Moisés, da Prefeita, Solange Bertulino (PMDB), além de outras autoridades locais.

Veja as fotos ao final

A programação do V Encontro de Culturas da Serra Mesa primou pela valorização das raízes históricas da região. Os visitantes, entre os quais inúmeras excursões de alunos da rede pública e privada da região, puderam degustar de comidas típicas como beiju, caldo de cana, o tradicional café da roça, além de participarem de oficinas de argila, reciclagem, artesanato indígena e quilombola, entre outras atividades.

Outro ponto de destaque foi à presença no Memorial Serra da Mesa durante toda a programação do Encontro de Culturas de indígenas das etnias Kayapos e Mebengrokes, que estão em situação muito fragilizada em todo o País.

“É importante destacar o apoio da FASEM e do professor Rodrigo Gabriel. Os últimos quatro anos foram de verdadeiro aperto e cheio de dificuldades para o Memorial Serra da Mesa. Sem o apoio de Rodrigo Gabriel à frente da Fundação de Desenvolvimento da Região Serra da Mesa, que é a mantenedora deste Memorial,  seria impossível o memorial estar com as portas abertas”, disse Sinvaline.

Já a prefeita de Uruaçu, Solange Bertulino disse em sua fala que espera estreitar os laços com o Memorial Serra da Mesa. “Espero que em nossa gestão o Memorial Serra da Mesa possa ser um “braço” da administração municipal. Sabemos da importância deste espaço e dos trabalhos que aqui são desenvolvidos”, disse Solange.

Homenagem as Mulheres; Memorial inicia um novo ciclo

Na ocasião, em virtude da data, 08 de março, dia internacional da mulher, várias mulheres que fizeram e fazem atualmente a história de Uruaçu foram homenageadas com a entrega de um diploma simbólico.

“Esse evento, a semana da Cultura, foi proposital para coincidir com o dia da mulher. Isso é muito simbólico para o memorial. Este local, o Memorial, foi criado e só existe por conta do trabalho, da ideia e do esforço de uma mulher, da ex-prefeita Marisa. Nos últimos quatro anos o memorial só se manteve aberto pelo esforço, abnegação e trabalho dedicado de uma mulher, a Sinvaline Pinheiro. Então, se não fosse por uma mulher, não teríamos aqui, um dia como o de hoje”, destacou Rodrigo Gabriel.

“É também histórico, em virtude do primeiro evento do Memorial antes mesmo de ser inaugurado ter sido a comemoração do dia da mulher, em 08 de Março de 2008, realizado pela ex-prefeita Marisa Santos”, continuou Rodrigo, fazendo referência a coincidência das datas.

Ainda seguindo sua fala, Rodrigo novamente destacou a importância das mulheres no processo histórico da Região Norte de Goiás e declarou que o Memorial entra em um novo ciclo. “Uruaçu e Região deve muito as mulheres, que fazem cultura, que fazem a nossa história e muitas estão aqui hoje para serem justamente homenageadas neste dia que marca um novo ciclo na vida do Memorial Serra da Mesa, que passa a contar com o apoio da prefeitura municipal”, disse.

Lista das Mulheres Homenageadas
Solange Bertulino – Prefeita de Uruaçu
Neide Peres
Dona Ditosa
Cida da Areia
Dona Itelvina
Elza Costa Jesus
Dirce Ponce
Maria Helena Rego
Marly Carrijo
Aline de Sá
Geovana M. Baía Moisés – Juíza do Juizado Especial Cível da Comarca de Uruaçu
Natividade Dadi
Izabel Benzedeira
Olga do lixão
Gersonita Mendonça
Maria Odete Spindola
Elizangela – Cabo Policial Militar
Sirlei Rodrigues – Policial Militar
Graziella Carneiro – Bombeiro Militar
Sonia – Associação dos Pescadores
Estela Galvao
Suely Fatima –Planalto Churrascaria
Vania Louza – Professora
Dona Matutina – Artesã
Irmã Eva – Colégio CNSA
Cirineia Durães
Rosinha –  Banco do Povo
Gloria Berranteira
Cacique Tanoné