Semana de Planejamento Pedagógico 2018/2 da FaSeM

Entre os dias 23 a 25 de julho ocorreu a Semana de Planejamento Pedagógico referente ao segundo semestre do ano de 2018 da Faculdade Serra da Mesa. As atividades foram iniciadas com as boas-vindas do Diretor Geral da FaSeM, professor Me. Rodrigo Gabriel Moises, que falou sobre os próximos semestres letivos. “Esperamos dar sequência a um ano bom, de muito trabalho e conquistas. Nossa responsabilidade, como instituição educacional, é grande em fomentar o crescimento pessoal e profissional dos nossos alunos”.

A diretora acadêmica da instituição, professora Sheila Santos, destacou que a Semana tem como intuito disponibilizar a professores e coordenadores um espaço de reflexão sobre a ação pedagógica. “Assim, permite-se discutir de forma ampla e consistente as diretrizes de ensino da instituição e também das referências usadas em sala de aula”.

Programação da Semana Pedagógica 2018/2

23 de julho: Reunião Institucional – Recepção dos Colaboradores da FaSeM e informações da cada setor. DIG, V.D, DAC, DF, DA, CPA, CAE, CEPPG, CITE, CC, TI, Biblioteca e Secretaria.

23 de julho: Oficina- Avaliando Aprendizagem
Pauta: Técnicas de formulação de questões que avaliam habilidades e competências para avaliar a aprendizagem no ensino superior- Palestrante: Prof. André Luiz da Silva.

23 de julho: Oficina- Recursos Intermediários do Moodle
Pauta: Utilização de funções Intermediárias do Moodle – Responsáveis Prof. Valnides Araújo e Odorico Veloso.

24 de julho: Oficina- Planos de Aprendizagem
Pauta: Qualificação do Plano de Aprendizagem apresentado pelos docentes dos cursos de; Administração, Gestão da Tecnologia da Informação, Enfermagem, Farmácia, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Música.

24 de julho: Reunião do Colegiado
Pauta: Elaboração de um plano de atuação estratégica para cada curso em relação ao modelo de ensino e avaliação de aprendizado dos docentes dos cursos de; Administração, Gestão da Tecnologia da Informação, Enfermagem, Farmácia, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Música.

25 de julho: Atendimento aos Docentes
Pauta: Atendimento aos docentes para auxiliar no processo de inclusão do Plano de Aprendizagem no FaSeM Digital – Responsáveis Prof. Valnides Araújo e Odorico Veloso.

Logo em seguida, a professora e doutora em Educação, Cláudia Valente Cavalcante, da Universidade Pontifícia Católica de Goiás – PUC/GO, palestrou sobre a temática “Docência no Ensino Superior: Um Diálogo sobre a Evasão de Estudantes”. A professora falou sobre o papel do docente na atual conjuntura social e educacional, e citou que: “A educação no curso superior privado vem sofrendo uma grande transformação nos processos de ensino-aprendizagem, com reflexos na prática pedagógica”. Ela afirmou ainda que esse novo contexto imposto pela hegemonia capitalista promoveu inúmeras mudanças na sociedade e nas formas de relacionamento humano, isto requer novas competências e habilidades, surgindo novas necessidades, uma nova relação entre professores e alunos no âmbito da sala de aula e fora dela. E afirmou: A modificação no processo ensino-aprendizagem, nesses novos tempos, exige, por conseguinte, novos papéis dos protagonistas deste processo: a instituição, o professor e aluno.

Confira as fotos do Evento