Fazendo parte do calendário fixo de eventos da Faculdade Serra da Mesa, aconteceu na semana passada, mais especificamente nos dias 17, 18 e 19 de Outubro, a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Gestão da Tecnologia da Informação. Este ano os cursos estão alternando suas programações durante todo o mês. O tema da semana foi intitulado: “Gestão e Inovação Tecnológica: perspectivas e práticas na reconstrução do processo decisório nas organizações.”, um tema abrangente e interdisciplinar voltado às duas áreas de conhecimento. Os cursos de Administração e Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, este último em sua  8a edição do SETIN – Seminário de Tec. da Informação do Norte Goiano,  como de costume trouxeram várias atividades voltadas a área de gestão e cumpriram seu papel, disponibilizando aos alunos palestrantes de nome nacional para abrilhantar ainda mais o evento. No dia 17, na abertura da semana, o professor Ms.          Gilberto Manoel de França Leite, que tem vínculo com diversas instituições, dentre elas em Brasília, na UNB e em Minas Gerais , na cidade de Unaí em instituição privada. O professor ministrou palestra com foco no tema central do evento, abordando assuntos de grande relevância no contexto das tecnologias que surgem a todo momento afim de auxiliar administradores e demais gestores em tomadas de decisão nas organizações. A terça feira, dia 19, foi reservada às atividades específicas de cada curso, sendo que para os alunos de Administração foi ofertada a palestra “Como tomar decisões difíceis na vida e na carreira”. A abordagem do tema foi proferida pelo Administrador Ismael Borges Rosa Cavalcante, graduado pela FVG – Fundação Getúlio Vargas. Ismael atua junto ao grupo Somos Educação de Brasília – DF.  No curso de Gestão da Tecnologia da Informação coube ao professor Dr. Marcelo Lisboa Rocha, conceituado pesquisador da área de tecnologia,  vinculado a FASEM e também docente em instituições como UFT e UNIRG, ministrar o minicurso com o tema: “Aplicação da Pesquisa Operacional na resolução de problemas na área de Tecnologia da Informação”. Para encerrar a programação na quarta feira, dia 20, os dois cursos trouxeram profissionais de suas áreas para participar da “III Jornada para o Sucesso-Minha Vida, Minha História”,  momento em que os mesmos expuseram seus relatos de experiências de vida profissional. O objetivo foi despertar nos alunos ainda mais o interesse pelas áreas que estão estudando, contribuindo para o crescimento acadêmico aliado às práticas do ambiente de cada profissão. Dentre os convidados,  alguns egressos de sucesso da FASEM e professores  contaram um pouco sobre suas carreiras de forma envolvente e dinâmica. Para os coordenadores dos cursos, professora Elina Borges, de Administração e Fernando Bonifácio, de Gestão da Tecnologia da Informação, um momento como este deve servir de referência aos alunos e docentes da instituição no que se refere a extensão,  um dos pilares fundamentais do ensino superior. Os professores ainda ressaltam que almejam uma participação mais efetiva dos alunos em próximas oportunidades, pois ainda há uma grande resistência destes em se envolverem diretamente nos eventos organizados pela instituição.

Texto: Fernando Bonifácio – Coordenador do curso de GTI da FASEM

Fotos: