Professores, Alunos e Técnico-Administrativos já podem participar dos processos de Avaliação da FASEM

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Serra da Mesa (FASEM) iniciou na segunda-feira, dia 10,  o período para participação nos processos avaliativos da Faculdade, a Autovaliação Institucional e a Avaliação Docente. Os processos ficam abertos para a participação da comunidade acadêmica até o dia 23 de novembro. A participação pode ser feita de qualquer computador com acesso à internet e ocorre de forma direta, através do preenchimento de formulários eletrônicos.

Importante ressaltar que os processos de Autoavaliação Institucional e Avaliação Docente são distintos, e ocorrem em ambientes diferentes.  Abaixo explicamos um pouco mais de cada um dos processos e como você pode participar.

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A Autoavaliação Institucional é uma etapa do processo legal do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), e tem como objetivo realizar um levantamento da efetividade e qualidade de todos os serviços ofertados pela FASEM. Participam do processo os três segmentos que compõem a FASEM, professores, alunos e técnico-administrativos. São avaliados itens como corpo docente, qualificação de docentes e técnico-administrativos, infraestrutura física, sustentabilidade financeira, quantidade e qualidade do acervo bibliográfico, investimento em capacitação, qualificação e atividades de pesquisa e extensão, entre outros.

Para participar basta acessar o ambiente do processo de Autovaliação no endereço www.fasem.edu.br/euavalio. Cada segmento deverá se identificar em sua janela específica. O usuário deverá se identificar através do número do CPF. Somente será permitido um único preenchimento.

A participação é voluntária. Entretanto, é objetivo da CPA e de promover a sensibilização de todos os segmentos da FASEM sobre a importância da participação no processo, e o sistemático acompanhamento dos participantes.

O processo 2014/1 foi o primeiro com o controle dos participantes. As respostas não são identificadas – “Existe, sim, um controle sobre os participantes e não participantes. Esse é o dado que ficamos acompanhando, quem preencheu e quem não preencheu o formulário”, explica o professor Huds Souza Costa, um dos membros da CPA.

AVALIAÇÃO DOCENTE

Neste processo o aluno avalia e o professor e este a si próprio em itens como aplicação do conteúdo programático, pontualidade, aplicação do conhecimento, domínio do conteúdo, desenvolvimento de aptidões, entre outros. Representa, ainda, uma importante ferramenta de gestão da Faculdade Serra da Mesa para planejamento institucional. Importante ressaltar que os alunos avaliam somente os professores das disciplinas do atual semestre letivo, 2014/2.

Diferentemente da Autoavaliação Institucional, a Avaliação Docente é feita totalmente no Ambiente Digital de Ensino, Pesquisa e Extensão, na plataforma Moodle, no endereçowww.fasem.edu.br/mdl, na aba “cursos”.

Pontuação na Gratificação de Desempenho Docente (GDD)

Todos os professores que participarem do processo de Autoavaliação e Avaliação Docente, com o preenchimento dos formulários eletrônicos, pontuarão na Gratificação de Desempenho Docente, incentivo que faz parte do Plano de Carreira da FASEM.

Comissão Própria de Avaliação – CPA

Trata-se de um órgão institucional da FASEM que atua com autonomia em relação aos diversos setores e instâncias da faculdade, sendo instituído através de ato do Dirigente Máximo da Faculdade, Diretor-geral.

O principal objetivo é planejar e executar a Autoavaliação Institucional, bem como divulgar, discutir os resultados e encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) o relatório anual.

Relatórios e Instrumento das Avaliações Anteriores

Os relatórios e os instrumentos avaliativos dos anos anteriores podem ser consultados na página da CPA no site da FASEM – www.fasem.edu.br/cpa ou fisicamente na sala da CPA, disponível para consulta pública.