Professor Rodrigo Gabriel analisa desafios e oportunidades do Ensino Superior

Palestra ocorreu na programação de recepção aos calouros

Durante a programação de recepção aos novos alunos do primeiro semestre letivo de 2012, o Diretor-Geral da Faculdade Serra da Mesa (FASEM), professor Rodrigo Gabriel Moisés, promoveu uma palestra sobre a realidade do Ensino Superior no Brasil e no Estado de Goiás. Na ocasião estiveram presentes as Diretoras de Comunicação, professora Christiane Marques, e Acadêmica, professora Sheila Santos, além de coordenadores de curso, servidores técnico-administrativos, professores e alunos.

Após um breve relato do histórico da FASEM, instituição que vai completar seis anos de funcionamento em 2012, Rodrigo alertou para os desafios de se estabelecer e promover uma educação de qualidade em uma região com grandes potencialidades, mas, que ao mesmo tempo apresenta inúmeras carências, sendo a maior taxa de analfabetismo entre as dez regiões que dividem o estado, e a oitava colocada no ranking do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

“Procuramos oferecer um ensino de qualidade para os alunos, salas de aula, biblioteca e laboratórios equipados, em acordo com o projeto de pedagógico de cada curso. Nossa preocupação é oferecer uma formação que possa desenvolver as aptidões inerentes de cada curso, formando bons profissionais e, acima de tudo, bons cidadãos. Nossa missão é contribuir com capital humano para o desenvolvimento da região”, afirmou Rodrigo.

“Existe um déficit de mão de obra qualificada para atender o mercado de trabalho. O nível de exigência é cada vez maior, inclusive na iniciativa pública. Temos exemplos de atividades que antes, através de concurso público, exigiam apenas o ensino fundamental, hoje exigem graduação”, disse.

“O mercado é muito dinâmico, mas, é evidente que existe muito espaço no mercado. Estamos vivendo um momento econômico considerável. Apesar de sermos um País conhecido pela grande desigualdade social, estamos entre as dez maiores economias do mundo. Grades multinacionais estão se instalando ou ampliando sua atuação no Brasil. Porém, costumo dizer aos alunos, aqueles que demonstram competência são os que vão se estabelecer no mercado” comentou Rodrigo.

Makfferismar Santos