Prefeitura de Uruaçu e Memorial Serra da Mesa assinam termo de Cooperação na I Conferência de Cultura

O Diretor-geral da Faculdade Serra da Mesa (FASEM), professor Rodrigo Gabriel Moisés e a professora Geovana Mendes Baía Moisés participaram da I Conferência de Cultura de Uruaçu, realizada na quarta-feira, dia 10, no auditório Marisa dos Santos Araújo, no Memorial Serra da Mesa, em Uruaçu.

Veja todas as fotos ao final

A Conferência Municipal de Cultura é uma oportunidade para sociedade local, representantes das diversas formas e meios de manifestações culturais, poder público e entidades privadas possam discutir sobre os a construção e implementação de políticas de promoção e acesso aos meios culturais.

As discussões realizadas na Conferência Municipal serão levadas pelos delegados para a Conferência Estadual. Como ponto final está a construção do Sistema Nacional de Cultura, que norteará as políticas e programas para o setor.

A Mesa de autoridades da I Conferência de Cultura contou com a presença do Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Região de Serra da Mesa, professor Rodrigo Gabriel Moisés, da Coordenadora do Memorial Serra da Mesa, Sinvaline Pinheiro, da Prefeita de Uruaçu, Solange Bertulino, do Secretário Municipal de Cultura, Belchior Cabral, do Reitor do Instituto Federal de Goiás, professor Paulo César Pereira e do Coordenador de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura, Pedro Ortale, além de outras autoridades locais.

Prefeitura e Memorial assinam termo de Cooperação

A abertura oficial da I Conferência de Cultura foi marcada pela assinatura de um termo de Convênio entre a Prefeitura Municipal de Uruaçu e a Fundação para o Desenvolvimento da Região de Serra da Mesa, entidade mantenedora do Memorial Serra da Mesa.

O termo assinado pela prefeita Solange Bertulino e pelo professor Rodrigo Gabriel Moisés estabelece o apoio do executivo com infraestrutura, recursos humanos e cooperação técnica para realização de eventos em conjunto, além dos eventos já pertencentes ao calendário anual do Memorial, como a Semana Indígena, o Encontro de Culturas e Semana do Folclore.

“Essa ação representa o resgate de um compromisso estabelecido à época da criação do Memorial, com a ex-prefeita Marisa. Infelizmente este espaço esteve esquecido por algum tempo. Mas, com está nova administração, da prefeita Solange, sempre tivemos a certeza que ela estaria olhando com atenção e carinho para o Memorial. Fato que se concretiza hoje, com a assinatura deste termo”, destacou Rodrigo Gabriel.

Posse do Conselho Municipal de Cultura e Criação do Fundo de Cultura

A solenidade de abertura da I Conferência de Cultura marcou também a posse dos titulares e suplentes do Conselho Municipal de Cultura. O Conselho é formado por representantes de órgãos do executivo municipal, de entidades sociais e da sociedade civil organizada.

“Estamos acreditando que de fato existe uma proposta, um rumo para a implantação de políticas de apoio e fomento da cultura em nossa cidade. Isso é algo que já buscávamos a muito tempo e que agora encontramos espaço na atual administração”, destacou o músico Rodrigo Fabiano Kramer, membro do Conselho.

Em sua fala, Belchior Cabral enfatizou a criação do fundo municipal de cultura. Os recursos alocados neste fundo serão destinados ao financiamento das atividades ligadas a promoção e desenvolvimento das diversas manifestações de cultura, seja na música, nas artes, na dança, na literatura, etc.