Palestra discute segurança do paciente e aspectos éticos e legais da enfermagem

Os acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Serra da Mesa (FASEM) participaram na noite da última sexta-feira, dia 06,  no auditório da faculdade, de uma palestra  que abordou  a segurança dos pacientes e aspectos éticos e legais da profissão. A atividade organizada pela coordenadora do curso, professora Cristiane Divina, teve a presença de cerca de 200 alunos.

Ministrada pela professora Ana Edith Farias, a palestra destacou alguns pontos que podem influenciar diretamente na qualidade do serviços de assistência aos pacientes clínicos.

“Infelizmente a gestão dos serviços públicos de saúde em muitos locais não é bem feita. Não existe uma preocupação, um planejamento para investimento em manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos, por exemplo. (…) No Brasil criou-se a cultura do “jeitinho” e este “jeitinho” do enfermeiro, na enfermagem, pode comprometer seriamente a sua atuação” aponta Ana Edith.

Ana Edith destacou também que alguns fatores psicológicos, fisiológicos, institucionais e ambientais podem contribuir para erros na atuação do enfermeiro. “Imaginem um enfermeiro que está saindo de um plantão de 24 horas e já entra em outro plantão de 12 horas, ou mesmo em outro de 24 horas. Trabalhar 36, 48 horas seguidas vai refletir diretamente na qualidade da atuação deste profissional”, disse.