FASEM promove Simpósio em homenagem ao dia Internacional da Mulher

Como forma de homenagear todas as mulheres, a Faculdade Serra da Mesa (FASEM) realizou na quinta-feira, dia 06, no auditório Jorge Gabriel Moisés, evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher.  O Simpósio “Os Desafios Contemporâneos no Estado de Goiás em Relação às políticas para  Mulheres” reuniu alunos, professores e representantes da sociedade Civil . O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 08 de março.

Veja as fotos ao final.

“Nosso objetivo é discutir a relevância da mulher na sociedade e, ao mesmo tempo, promover um olhar atento as políticas públicas voltadas para as mulheres.”, destacou a professora Sheila Santos, Diretora Acadêmica da FASEM.

Uma das palestrantes da noite, a professora Ana Lúcia, do Centro de Formação de Educação Popular Eldorado do Carajás, abordou a temática sobre gênero e classe, fazendo um contraponto histórico do comportamento da mulher na sociedade desde o sistema feudal até os diais atuais.

“É com o surgimento do capitalismo que a mulher é colocada como figura responsável unicamente por gerar filhos e cuidar de assuntos da casa”, disse.

Já a representante da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA), Dila Rezende, abordou as recentes conquistas das mulheres na sociedade, como a lei Maria da Penha.

Movimentos Sociais
O evento contou ainda com a participação de mulheres da Via Campesina. A Via Campesina é um movimento internacional que coordena organizações camponesas de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres camponesas e comunidades indígenas da Ásia, África, América e Europa.

Mulheres Homenageadas
A programação reservou ainda espaço para homenagear mulheres que se destacaram por sua atuação no meio social. “ Procuramos através destas mulheres, mães, educadores, expoentes, homenagear todas as outras mulheres  da nossa sociedade”, disse a professora Sheila Santos, Diretora Acadêmica da FASEM.

Joana Soares Artiaga Sobrinha – Professora
Domingas Gouveia de Carvalho  – Comunidades Quilombola
Irmã Dinázilia Ribeiro da Macena – Colégio Nossa Senhora da Aparecida –
Silvaline Pinheiro  – Poetisa e Escritora
Geovana Mendes Baía Moisés-  Professora e Juíza de Direito

Organização
O Simpósio Os Desafios Contemporâneos no Estado de Goiás em Relação às políticas para  Mulheres foi organizado em conjunto pela Diretoria Acadêmica, Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação e contou com a colaboração das professoras Julciane Anzilago e Ivani Pereira da Costa.

O evento contou ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA).

Veja aqui as fotos