FASEM oferta curso de aperfeiçoamento em Tecnologias de Educação à Distância

Terá início na próxima segunda-feira, dia 17, o curso  de aperfeiçoamento em Teorias e Práticas para o uso de Tecnologia de Educação a Distância no Ensino Presencial. O curso, que é totalmente gratuito, será ministrado pela Coordenação de Educação Aberta e a Distância (CEAD), e é voltado para professores e técnico-administrativos da FASEM.

As aulas serão totalmente a distância com utilização do novo Ambiente Digital de Ensino, Pesquisa e Extensão. O curso tem como objetivo aperfeiçoar as habilidades dos docentes e técnicos administrativos acerca das teorias e práticas para o uso de tecnologia de educação à distância no ensino presencial.

Inscrições
Para fazer a inscrição no curso os  Professores e Técnico-administrativos da FASEM devem acessar o formulário eletrônico disponível abaixo e realizar o preenchimento. A inscrição é de responsabilidade do servidor.

Formulário para Inscrição

Estrutura do Curso
O curso de aperfeiçoamento em Teorias e Práticas para o uso de Tecnologia de Educação a Distância no Ensino Presencial possui carga horária de 285 horas.

No total, 11 disciplinas compõem a grade do curso, incluindo o trabalho final do curso, sendo elas: Introdução a Educação Digital, Teorias da Educação a Distância, Legislação aplicada à Educação a Distância, Cibercultura e Geração Digital, Docência em Ambientes Digitais, Protótipos pedagógicos para a semipresencialidade, Currículo e Estruturação de Cursos em Educação a Distância, Objetos de Aprendizagem e a EAD, Produção de Material Didático para EAD, Operacionalização de Plataformas para Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Trabalho de Conclusão de Curso.

Relevância do curso
Do ponto de vista prático e laboral o curso habilita, o participante, em conformidade com o Decreto n° 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a atuar em atividades que envolvam o domínio teórico e prático das tecnologias de Educação a Distância para o Ensino Presencial, tendência do ensino universitário no Brasil e no mundo”, comenta o professor Valnides Araújo Costa, responsável pela montagem e tutor do curso.

Outro ponto importante é que 20% da carga horária da matriz curricular dos cursos de graduação, na forma presencial, podem ser ofertadas à distância, prática que está sendo adotada pela Faculdade, conforme regulamentado pela  Portaria do Ministério da Educação n° 4.059/04.