Faculdade Serra da Mesa adota sistema de créditos em 2017

A partir do primeiro semestre de 2017, a Faculdade Serra da Mesa mudará a organização das matrizes curriculares de seus cursos, que passarão a funcionar no sistema de créditos. Estas mudanças proporcionarão ao aluno maior controle de sua trajetória acadêmica e a possibilidade de prever, com exatidão, o valor das mensalidades.

Nesse sistema, o crédito é a unidade básica necessária para a organização da quantidade de horas-aula num dado semestre. Cada crédito corresponde a 20 horas de aula ou atividade equivalente. O crédito também possui um valor monetário, afixado individualmente para cada curso, que fornecerá a base para o cálculo das mensalidades.

Cada disciplina possui um número de créditos correspondente à sua carga horária. Elas podem ser de dois créditos, para as disciplinas de 40h, de quatro créditos, nas disciplinas de 80h, ou mais, para atividades longas como as de estágio.

Desta forma, as disciplinas selecionadas pelo estudante somam um total de créditos do semestre. Multiplicando esse total pelo valor do crédito para o seu curso, o aluno obtém o valor de sua mensalidade para aquele semestre.

Nova grade curricular
A grade curricular dos cursos propõe, para cada semestre, um conjunto de disciplinas e créditos, que busca proporcionar ao aluno o melhor aproveitamento possível do curso.

Na nova grade, as disciplinas foram reorganizadas de forma a diminuir a quantidade de créditos nos primeiros semestres dos cursos. A carga horária de disciplinas aumenta apenas no final, fornecendo ao aluno mais tempo para se planejar, acadêmica e financeiramente, auxiliando-o a alcançar a conclusão do curso.

O sistema de créditos permite ao aluno incluir e excluir disciplinas, respeitando o limite mínimo de 10 créditos por semestre, e o máximo, de 32 créditos. Também foram eliminados os pré-requisitos das disciplinas. Nenhuma matéria depende mais do histórico do aluno em outras disciplinas para poder ser cursada.

Matrículas
O custo semestral dos cursos é dividido em seis parcelas, de acordo com a carga de créditos optada pelo aluno. A primeira parcela, no entanto, é o ato de matrícula, cujo custo é o valor médio das mensalidades ao longo do curso. Após seu pagamento, o valor da mensalidade segue conforme o número de créditos escolhidos no semestre.

Os candidatos aprovados no Vestibular FASEM 2017/01 já podem efetuar suas matrículas na instituição. Basta comparecer na secretaria, munido de cópias dos seguintes documentos.

• Comprovante de endereço (conta de água ou energia)
  • Foto 3×4
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (ou declaração de conclusão emitida pela escola; o aluno terá 30 dias para apresentar o certificado)
  • RG;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Reservista (apenas os homens)
  • Certidão de nascimento (solteiros) ou casamento.

Veja a Portaria de regulamentação do sistema de créditos.

Confira o valor do crédito para cada curso.