#Dica FaSeM – Confira 7 dicas para fazer anotações durante a aula

Não basta escrever, é necessário fazer anotações eficientes que irão realmente ajudá-lo na hora dos estudos. Separamos dicas preciosas que farão toda a diferença para seu aprendizado. Elas vão desde a preparação para a aula até as opções de anotação que podem ser utilizadas. Confira a seguir:

▪ 1ª Dica → Preparação para Aula:
Se você vai preparado para a classe consegue identificar com mais facilidade aquilo que pode ser importante e potencialmente cobrado em testes. Leia o plano de aula oferecido para o professor com antecedência, consulte os materiais sugeridos. Revise as notas feitas na aula anterior e possíveis dúvidas que possam ter surgido durante os estudos. Lembre-se de escolher um bom local para sentar-se na aula, onde seja possível ouvir o professor e enxergar a lousa.

▪ 2ª Dica → Indicações de Conceitos Importantes:
Certas palavras-chave são indicações ou sinais de que um conceito ou informação é relevante e tem importância especial para o conteúdo. Itens enumerados como “primeiro”, “os seguintes”, “quatro causas”, “cinco passos” devem receber atenção, pois introduzem conceitos-chave para a compreensão da matéria ou seu desenvolvimento. Termos que indicam soma ou complementação como, “portanto”, “consequentemente”, são importantes, pois estabelecem relações entre conceitos. Outros sinais podem ser verbais, como uma pausa entre duas frases, flexões da voz e repetições. Não se esqueça de anotar o que é colocado na lousa ou em outra plataforma utilizada pelo professor, como apresentações multimídia.

▪ 3ª Dica → Letra Legível:
Escreva suas anotações de maneira legível, já que você provavelmente não terá tempo de reescrevê-las mais tarde.

▪ 4ª Dica → Deixe Espaço para as Perguntas:
Suas anotações devem ser feitas de maneira ativa, ou seja, conter espaço para perguntas, pontos de vista diferentes e outros comentários.

▪ 5ª Dica → Use suas Próprias Palavras:
Procure fazer as notas a partir de suas próprias palavras, usando abreviações quando necessário. Muito cuidado, porém, para não interpretar incorretamente o que o professor diz e escrever um conceito errado ou abreviar o texto de maneira exagerada e não entender na hora da revisão.

▪ 6ª Dica → Se você ficou disperso e não ouviu alguma coisa sobre a aula:
Se você perder um conceito deixe algumas linhas em branco e continue a fazer as anotações. Você poderá conseguir as informações mais tarde com seus colegas ou com o professor.

▪ 7ª Dica → Revisão das Anotações
Logo depois da aula revise tudo o que você escreveu para adicionar ou alterar quaisquer informações que não estejam claras ou incompletas. Você poderá acrescentar os dados depois de conversar com seu professor ou consultar as anotações de seus colegas.

Fonte: http://noticias.universia.com.br