Direito Expresso FaSeM

Duração: 4 a 5 Anos

Período: Matutino e Noturno

Carga Horária: 3700h

Matrícula: R$974.00

Mensalidade Média: R$ 974,00

Coordenadora

Profª. Isabel Christina Gonçalves Oliveira
Currículo Lattes

Apresentação

A Fasem lança um novo formato para o Curso de Direito. Inovador, pois une o apoio presencial com recursos tecnológicos, além de se adaptar ao ritmo acelerado de nossos dias. Muito pertinente para o momento que vivemos, e uma resposta para as necessidades emergentes. Tudo, obviamente, com respaldo legal (como tudo que a Fasem faz!).

O Curso de Direito Expresso será ofertado na modalidade híbrida (presencial + EaD), sendo que as aulas presenciais serão condensadas em um ou dois dias da semana e ainda será oportunizado a possibilidade de concluí-lo em 4 anos!

Objetivos

O curso de Direito Expresso da FaSeM visa a promover o desenvolvimento do aluno por meio do ensino e da pesquisa, tendo em vista a sua formação integral, mediante a relação entre ciência, educação e cultura. O curso objetiva conferir ao discente um arcabouço conceitual, além de habilidades críticas e reflexivas, que lhe permitam exercer quaisquer atividades jurídicas profissionais futuras.

Perfil do egresso

O egresso deverá apresentar boa capacidade de expressão; raciocínio lógico e crítico; capacidade de resolver problemas jurídicos e técnicas de negociação; saber conviver e trabalhar em grupo, além de inter-relacionar pensamentos, ideias e conceitos. Caracterizam os egressos do curso de Direito Expresso da FaSeM: formação profissional de excelente nível técnico-jurídico, capacidade para pesquisa; habilidades de compreensão, interpretação, argumentação e espírito crítico desenvolvidos. O profissional formado no curso de Direito da FaSeM ainda terá uma base empreendedora e inovadora, além de destacada formação humanística e ética. O curso de Direito da FaSeM busca formar um profissional apto a exercer a Advocacia em suas diferentes frentes, bem como capaz de ingressar nos mais diversos cargos públicos, mediante concurso.

Área de Atuação

O curso de Direito está entre os mais procurados do país graças a sua ampla oferta de empregos e possibilidades de exercícios de diversos cargos públicos alcançados por meio de aprovação em concursos. Entre as principais áreas está a Advocacia em suas mais diversas áreas, cargos como juízes, promotores, delegados, oficiais de justiça, cargos de assessoria, consultoria, segurança pública, mediador, conciliador, árbitro, além da carreira acadêmica como docente e pesquisador. Destarte a formação ser pautada em aspectos de inovação e criatividade o curso também é um importante mecanismo para impulsionar carreiras empreendedoras.

Mercado

O curso atende a formação jurídica plena e adequada ao contexto social e econômico da região, especialmente, considerando as oportunidades de trabalho, e, fundamentalmente, contribuir e possibilitar sua ascensão social, atuar com ética e responsabilidade social com vistas à construção de uma sociedade inclusiva, solidária e justa. Destarte, o curso desenvolver perfil profissional com competência para organizar, expressar e comunicar o pensamento, utilizar o raciocínio lógico e produzir análises críticas, compreender processos, tomar decisões e solucionar problemas no âmbito da área de atuação de forma harmônica e em equipes multidisciplinares. Assim, os estudantes alcançam sucesso ao realizar as provas da Ordem dos Advogados do Brasil, atuação como advogados, realização de concursos públicos, exercício do magistério em cursos superiores, dentre outras atividades. Têm habilidades e competências para atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente, observar, interpretar e analisar dados e informações, utilizar procedimentos de metodologia científica, utilizar recursos de informática e outros recursos tecnológicos no exercício da profissão.

Diferenciais

CURSO HÍBRIDO

– Conforme PORTARIA Nº 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019, os cursos de graduação poderão ter até 40% de sua carga horária em EaD:

Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino, com observância da legislação educacional em vigor.

Parágrafo único. O disposto no caput não se aplica aos cursos de Medicina.

Art. 2º As IES poderão introduzir a oferta de carga horária na modalidade de EaD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, até o limite de 40% da carga horária total do curso.

§ 1º O Projeto Pedagógico do Curso – PPC deve apresentar claramente, na matriz curricular, o percentual de carga horária a distância e indicar as metodologias a serem utilizadas, no momento do protocolo dos pedidos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso.

– A Matriz do Curso de Direito da FASEM possui 38% de sua carga horária na modalidade EaD.

AULAS PRESENCIAIS CONDENSADAS

– Conforme a LDB (Lei 9394/96):

Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

– Contudo a Lei 14.040/20, suspendeu a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos em razão da pandemia da Covid-19.

– O que a LDB determina é que deve-se ter 200 dias de atividades acadêmicas, o que não significa que são 200 dias de aulas presenciais (ainda mais tratando-se de um Curso Híbrido).

– O calendário acadêmico, contudo será montado em cima de 200 dias.

– Não há qualquer impedimento legal para que as aulas presenciais sejam condensadas em um único dia.

POSSIBILIDADE DE CONCLUSÃO DO CURSO EM 4 ANOS

– Conforme a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 18 DE JUNHO DE 2007 da CES/CNE, que dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.

Art. 1º Ficam instituídas, na forma do Parecer CNE/CES nº 8/2007, as cargas horárias mínimas para os cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial, constantes do quadro anexo à presente.

III – os limites de integralização dos cursos devem ser fixados com base na carga horária total, computada nos respectivos Projetos Pedagógicos do curso, observados os limites estabelecidos nos exercícios e cenários apresentados no Parecer CNE/CES nº 8/2007, da seguinte forma:

d) Grupo de Carga Horária Mínima entre 3.600 e 4.000h: Limite mínimo para integralização de 5 (cinco) anos.

IV – a integralização distinta das desenhadas nos cenários apresentados nesta Resolução poderá ser praticada desde que o Projeto Pedagógico justifique sua adequação.

Corpo Docente

Documentação

Contato

Utilize os contatos abaixo para falar com a Coordenadora do Curso
E-mail:
 direito@fasem.edu.br
Telefone: (062) 3357-7272 – Ramal 21
WhatsApp de Apoio Acadêmico ao curso de Direito Expresso: 62 99566-7614