Curso de GTI da FASEM participa da 2ª maratona HACKATHON do norte Goiano

O dia 21 de setembro foi marcado pela inovação tecnológica na cidade de Uruaçu, durante a FICTUR 2017 (Feira da Indústria, Comércio e Turismo), tendo início um desafio empreendedor chamado HACKATHON, a segunda do norte goiano.

O evento é uma maratona HACKER, no sentido benéfico da palavra, onde os alunos são desafiados durante 24 horas ininterruptas a desenvolver um projeto de tecnologia de ponta, propondo uma solução para smartphones, de acordo com um tema proposto que neste caso foi: “Como proporcionar melhorias para a indústria, comércio e turismo na região norte de Goiás? ”.

Os participantes têm que propor soluções com entregáveis tecnológicos com o objetivo de serem usadas em dispositivos móveis. Com parceria do SEBRAE, a empresa PRTE, que pertence ao empreendedor Pedro Renan e as instituições de ensino da região.

A FASEM não poderia deixar de participar deste evento e apoiou desde o início os acadêmicos do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação, que participaram efetivamente do projeto, tanto nas capacitações que ocorreram antes da maratona, como por exemplo a de metodologia Canvas, que envolveu também os alunos e professores de Administração, assim como nas 24 horas de desenvolvimento do projeto,  tendo apoio total da direção geral e da Coordenação do Curso, nas pessoas dos professores Rodrigo Gabriel Moisés e Fernando Bonifácio Ferreira, respectivamente. Também foram envolvidos os professores Lindomar Rocha e Rodrigo Santana, ambos do curso de GTI.

Das quatro equipes selecionadas para a final da 2ª HACKATHON do Norte Goiano, uma era da FASEM. Formada por alunos do 2º e 4° períodos do curso de Gestão de TI, eles desenvolveram um aplicativo chamado “Pequi Emprega”, que tem como objetivo o fortalecimento do mercado de trabalho, no que tange a procura do cidadão pelo ingresso em empresas e instituições da região através de um sistema onde é possível dentre outras funções: cadastrar currículos, buscar qualificações, etc. A final foi acirrada e o TIME FASEM ficou em quarto lugar, sendo a equipe vencedora formada por alunos do Instituto Federal – Campus Uruaçu.

Em sua fala o professor Fernando citou que: “Apesar dos alunos não terem ficado nos primeiros lugares da maratona, foi de grande relevância a participação dos mesmos em um evento desse porte, o que demonstra a capacidade empreendedora de cada membro deste time que adquiriu uma experiência ímpar durante esses dias de HACKATHON”.

Confira algumas fotos: