Aula Inaugural para os calouros aborda as transformações nas relações de trabalho e o perfil do novo profissional

Ocorreu na noite da terça-feira, dia 04, no auditório Jorge Gabriel Moisés, a Aula Inaugural para os alunos ingressantes da Faculdade Serra da Mesa (FASEM ) para o primeiro semestre letivo de 2014. A solenidade contou com a presença do professor Rodrigo Gabriel Moisés, Diretor-Geral da FASEM que parabenizou os novos alunos e falou brevemente sobre o ensino superior como ferramenta de transformação social e a importância da participação dos acadêmicos nas atividades da Faculdade.

“Vocês devem participar da vida acadêmica, dos ambientes acadêmicos. Estamos aqui para dar todo o apoio necessário, para mostrar o caminho. Temos, por exemplo, um importante instrumento que usamos para a construção de um planejamento institucional participativo, que é a Autoavaliação Institucional. Esse é um processo importante que a instituição, através de uma comissão independente, a CPA, vai consultar vocês, professores e funcionários administrativos sobre o funcionamento da instituição, sua infraestrutura, o seu quadro docente, a atualização do acervo bibliográfico, etc. Esse é o recado que tenham para vocês, sejam participativos”, disse Rodrigo Gabriel.

Aula Inagural
Para um auditório lotado de alunos e professores, o palestrante da noite, professor Edson Teixeira Alvarez Júnior, não teve dificuldades em conseguir a atenção do público ao abordar um tema de interesse geral: como construir uma carreira e o profissional do século XXI.

Em sua fala, Edson Teixeira abordou pontos como ‘As tendências do século XXI’, ‘Qual o perfil deste novo profissional’ e ‘Quais competências desenvolver para enfrentar o mercado’.

“Enquanto Sociedade, essa lógica da divisão do trabalho, do regime de horas, dos direitos trabalhistas, isso é tudo muito recente. Ao mesmo tempo que conquistamos mais direitos, que estamos vivendo mais, uma expectativa de vida maior”, destacou Edson.

O palestrante destacou ainda as consequências do apogeu tecnológico iniciado no final da década de 1970, sobretudo nos avanços das tecnológias da informação e comunicação e o avanço da microeletrônica.

“Muitas profissões já não existem mais. Por exemplo, o datilógrafo. Como este exemplo, várias outras profissões foram literalmente “engolidas” pela modernização dos processos produtivos. Como consequência, várias outras surgiram. Então, é preciso estar atento ao mercado e acompanhar as mudanças”, destacou Edson enfatizando a importância da atenção dos profissionais de todas as áreas para os avanços e as mudanças na sua esfera de atuação.

Prestiagiaram o evento as Diretoras de Imagem e Comunicação, professora, Christiane M. Moisés Cardoso, Acadêmica, professora Sheila Santos, além dos Coordenadores de todos os cursos de graduação da FASEM e professores.

O Palestrante – Prof. Edson Teixeira Alvarez Jr.
O professor Edson Teixeira possui larga experiência na docência do Ensino Superior. Graduado em Administracão de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) é  mestre em Administracão de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundacão Getúlio Vargas (FGV e Universidade de Austin, no Texas.

Clique aqui e acesse todas as fotos da Aula Inaugural