Artigo: Mulher, Mercado de Trabalho e Finanças

A primeira década do sec. XXI foi marcada por uma série de mudanças, especialmente por transformações que dizem respeito ao universo feminino. As mulheres estão construindo um mundo no qual podem reivindicar direitos, independência e liberdade. Mudanças culturais profundas estão em jogo quando falamos de mulheres. A mulher moderna é mãe, esposa, é uma importante força de trabalho e uma das chaves que movimentam a economia. Mas… Vocês já ouviram falar sobre a mulher empreendedora? Sobre mulher e finanças?

 Onde encontrar a mulher empreendedora? Eis a questão! Poderíamos, talvez, consultar as estatísticas e descobrir que cresce o número de empresárias bem-sucedidas a cada ano, no entanto, o questionamento acima se propõe a ser mais profundo: como despertar a mulher empreendedora que adormece em cada uma de nós?

 Não é fácil ser mulher no mundo dos negócios. Mercado de trabalho e finanças são assuntos socialmente aceitos como predominantemente masculinos, embora uma transformação cultural esteja em voga. Muitos dizem que um ambiente tão duro, falso e hipócrita não seria para as mulheres. Como elas conciliariam a suposta oposição entre casa, filhos, marido e trabalho? Impossível para alguns, sonho para outras, realidade para muitas.

 Em decorrência das transformações sociais das últimas décadas as mulheres alcançaram independência em vários sentidos, inclusive o econômico. Estabilidade monetária é sinônimo de autonomia, portanto,  é justo que no séc. XXI celebremos a conquista da independência financeira pela mulher moderna, pois é preciso coragem para assumir que as mulheres tem potencial para atuar, e atuar bem, no mercado de trabalho.

 A mulher empreendedora é corajosa, independente e autoconfiante. Acredito que é preciso despertar essa mulher que ainda adormece em muitas de nós! Com o dinamismo que só uma mulher pode ter, um pouco de dinheiro, planejamento, disciplina, estratégia, competência e empreendedorismo você será capaz de revolucionar a vida, o mercado e fazer muito dinheiro. São muitos os segredos do universo feminino. Surpresa? Não fique. Você é uma das construtoras desse novo mundo!

 Por Elina Borges:  Mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Planejamento e Estratégia Empresarial, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Administradora. Consultora de negócios, conferencista e escritora. Professora universitária há 25  anos (PUC Goiás, UEG, FATESG-SENAI, Uni-ANHANGUERA, Uni-EVANGÉLICA e FASEM).