Acadêmicos de Enfermagem realizam atividades práticas em disciplina sobre saúde do idoso

A disciplina de Saúde do Idoso, que é ministrada pela professora Ivani Pereira Costa, está com o currículo cheio de atividades práticas. Neste semestre já foram realizadas duas visitas técnicas, uma no abrigo Floor de Acácia, em Uruaçu, no dia 20 de setembro, e a outra ao Centro de Convivência do Idoso, em Barro Alto, esta no dia 22 de setembro.

Além das visitas técnicas os acadêmicos do 7º período participaram de uma oficina sobre hábitos saudáveis de alimentação para pessoas idosas. A oficina realizada nos dias 19 e 26 de setembro.

De acordo com a professora, uma alimentação saudável deve ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, para que o idoso usufrua deste alimento que precisa ser variado, harmônico e em quantidade e qualidade.

“Elaboramos este projeto com o objetivo de oferecer aos nossos acadêmicos, futuros profissionais da saúde, subsídios, medidas práticas para o preparo e o consumo dos alimentos. Esta ação visa contribuir para promover mais saúde, prazer, conforto e segurança nas refeições diárias da pessoa idosa. A vivência das visitas técnicas também provoca sobre eles um outro olhar sobre esta demanda”, destacou Ivani Pereira

Ivani observa também que é importante que o profissional de saúde esteja atento ao contexto das mudanças que ocorrem no corpo com o avanço da idade e no ambiente em que os idosos vivem, seja ele domésticos ou institucionais, mudanças essas que podem ter implicações no processo de compra, preparo, consumo e aproveitamento dos alimentos pelo organismo.