Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano ministra palestra na FASEM

O Professor Pedro Wilson, Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do Ministério do Meio Ambiente, ministrou na noite da última quinta-feira, dia 06, uma palestra sobre sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, em especial da água, na região do Lago de Serra da Mesa para acadêmicos da FASEM – Faculdade Serra da Mesa.

Como ponto central da discussão, Pedro Wilson relatou as recentes discussões sobre o uso sustentável dos recursos naturais, em especial do Lago de Serra da Mesa e do Cerrado.

Sobre o Cerrado, o secretário destacou ainda o pequeno avanço das legislações ambientais sobre este bioma. “A Amazônia é um exemplo de bioma com um amplo arcabouço legal, o qual o cerrado ainda não dispõe. Nossa defesa é que esse bioma tenha a nível nacional a sua representatividade reconhecida”, disse.

Falta de Fiscalização e uso irracional do Lago de Serra da Mesa

O secretário destacou o uso inconsciente e inapropriado das margens do Lago de Serra da Mesa, como a construção de casas e de empreendimentos comerciais, e o reflexo dessas ações como o lançamento de lixo doméstico nas águas do lago.

“Passei a minha vida inteira escutando que essa região, a da serra da mesa, é uma região muito rica. Mas, que riqueza é essa que nunca chega para o povo? É preciso uma integração de ações para promover o desenvolvimento regional de forma sustentável”, disse Pedro Wilson.

Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Aproveitando a oportunidade, Pedro Wilson falou sobre uma das ações prioritárias da sua gestão à frente da SRHU, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, e afirmou o compromisso do Governo Federal em dar suporte técnico aos municípios que queiram desenvolver projetos para resolver o problema do lixo.

“Infelizmente nos acostumamos a observar um misto entre a paisagem urbana, rural e lixões, em quase todas as localidades. De modo geral, pouca atenção tem sido dispensada em relação ao destino final do lixo urbano. São raras as exceções de municípios que fazem a coleta seletiva e trabalham a reciclagem do lixo”, afirmou.

Uma das metas da SRHU, em acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, é que até 2014 não exista mais lixões no País.

Pedro Wilson esteve em Uruaçu atendendo convite da Fundação de Desenvolvimento da Região de Serra da Mesa, como um dos destaques da programação da IV Semana do Folclore Serra da Mesa, que ocorreu entre os dias 06 e 09 de Setembro no Memorial Serra da Mesa em Uruaçu.

Estiveram presentes a palestra o Diretor-Geral da FASEM e presidente da Fundação de Desenvolvimento da Região de Serra da Mesa, professor Rodrigo Gabriel Moisés, além de todo o corpo diretivo da faculdade.

Pedro Wilson Guimarães

Graduado em direito e sociologia Universidade Federal de Goiás  (UFG), foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), antiga Universidade Católica de Goiás (UCG). Entre 1985 e 1988, exerceu o cargo de reitor dessa mesma instituição.

Foi um dos fundadores do PT em Goiás em 1980.  A sua biografia política contabiliza mandatos de vereador da cidade de Goiânia (1993-1995), deputado federal por Goiás (1995-2000; 2007-2011) , e prefeito de Goiânia (2001-2004).

Pedro Wilson está a frente da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente desde maio de 2012.