Projeto realiza monitoramento de pressão arterial e medicamentos utilizados por Idosos em abrigo

Preocupada em promover a integração de suas ações com a comunidade local, a Faculdade Serra da Mesa (FASEM) está viabilizando um estudo na área de Educação e Saúde com Idosos do Abrigo Flor de Acácia, em Uruaçu. Trata-se do projeto ‘Perfil pressórico e o levantamento dos anti-hipertensivos usados pelos idosos do Abrigo Flor de Acácia’, que é coordenado pela professora Ivani Miranda, enfermeira e membro do corpo docente da FASEM.

O projeto tem como objetivo fazer o levantamento dos níveis de pressão dos idosos internos do abrigo, listar a medicação anti-hipertensiva mais utilizada e promover educação em saúde para práticas de hábitos saudáveis para hipertensos.

A professora Ivani Miranda afirma que a ação é a aplicação na prática de muitos conteúdos observados na disciplina de Saúde do Idoso, além de ser gratificante trabalhar com os idosos do abrigo.

“É uma atividade extremamente gratificante, pois tenho uma identificação muito grande com a geriatria. O projeto permitiu essa aproximação com o idosos do Abrigo Flor de Acácia, além do aprendizado no tocante a assistência ao idoso, é a oportunidade de colocar em prática a teoria trabalhada em sala de aula”, destacou a professora Ivani Miranda.

O projeto coordenado pela professora Ivani Miranda conta com o auxílio de um bolsista, a acadêmica Aguida Batista, do 9º período do curso de Enfermagem da FASEM. Os recursos financeiros para o projeto são oriundos da própria FASEM, através de editais internos para o fomento de pesquisas e projetos de extensão. Além da bolsista, o projeto conta com mais oito acadêmicas do curso de Enfermagem, todas voluntárias.

Atualmente o abrigo Flor de Acácia é o ‘lar’ mais de 30 idosos em situação social vulnerável. Muitos destes idosos foram abandonados por suas famílias, alguns há mais de uma década.