Prêmio seleciona pesquisa nas áreas de ciência da informação e administração e gestão

Com o objetivo de estimular o acesso e o uso do Portal de Periódicos e de promover a pesquisa nas áreas de ciência da informação e ciência da administração e gestão, foi lançada nesta segunda-feira, 20, a edição 2015 do Prêmio Emerald/Capes. As premiações são no valor de U$ 3 mil e as inscrições vão até o dia 30 de agosto de 2015.

Fruto da parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Emerald Group Publishing Limited e aberto a todas as instituições usuárias do Portal de Periódicos, o prêmio é direcionado às propostas de projetos que conciliem a disseminação do conhecimento com o desenvolvimento social aplicado à realidade brasileira.

No Portal de Periódicos é possível acessar o link que direcionará os interessados ao site da Emerald, local onde será possível fazer as inscrições dos projetos e enviá-los para análise. A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 30 de outubro. A premiação ocorre 13 de novembro.

Acesse o edital com o regulamento do prêmio.

Periódicos
O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal de Periódicos foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

Conheça o Portal de Periódicos.

Fonte: Capes