O Significado da Vida

“TROCARIA TODA A MINHA TECNOLOGIA POR UMA TARDE COM SÓCRATES”- STEVE JOBS

Tenho observado o quanto os humanos – adolescentes, jovens e adultos – têm demonstrado nos seus comportamentos, falas e atitudes a falta de esperança. Parecem não ter motivos, causas, objetivos claros para as suas vidas. Vivem à moda do “deixa a vida me levar”. Será isso um reflexo da modernidade? Das facilidades tecnológicas? Do consumo exacerbado do séc. XXI? Parece-me que as pessoas esqueceram-se da filosofia, da poesia ou de que existe um sentido mais profundo para a existência humana. É isso: as pessoas não tem significado para suas vidas. Esse fato não é novo, é muito antigo. Pesquisas realizadas desde o início do século passado até os dias de hoje deixam evidente essa situação. Mas a questão é muito mais antiga, é do tempo de Sócrates. Quem procura o verdadeiro significado para a vida deve deter-se sobre  os ensinamentos do filósofo Sócrates.

Provavelmente você conhece pessoas – ou você mesmo –  que não sabem o que fazem aqui na terra, parecem não ter razões claras para viver, vivem de forma animalesca ou mecânica. Muitos vivem deprimidos, não acreditam no Ser Humano, são descrentes, egoístas, não creem na existência da alma, outras querem vencer a qualquer custo, dizem que os meios justificam os fins, não possuem valores. Enfim, questões cotidianas. Você acredita no Ser Humano? Você se conhece? Quais são os seus ideais? Quer ser feliz? Você já analisou a sua vida? Como você pensa? Como você vive hoje? Como viveu antes? Sofreria dessa mesma angústia de Steve Jobs?

Talvez você e outras pessoas queiram encontrar o verdadeiro sentido da vida, até mesmo o gênio da tecnologia contemporânea quis. Talvez Queiram se conhecer profundamente, se descobrirem, conhecer a verdadeira essência humana. Essa viagem de descoberta é possível. Esse conhecimento conduz à liberdade, a capacidade de escolher, de construir o próprio destino, de ser sujeito da sua vida. Essa é a arte do bem viver, segundo Sócrates.

Existe uma solução para esse problema: é o método socrático. Usando esse método você vai se conhecer, se descobrir, descobrir os outros e encontrar o significado verdadeiro da existência humana. Você se descobrirá artista da arte de bem viver.  Esse método leva o ser Humano a responder por si mesmo, pelos seus atos, pelo que faz ou deixa de fazer com sua vida, transformando-se assim, e ao mesmo tempo, em acusador, defensor e juiz de si mesmo.

Sócrates adotava sempre o diálogo, costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor, que ele aparentemente aceitava. Depois, por meio de um interrogatório hábil, desenvolvia as opiniões originais da pessoa questionada, mostrando a tolice e os absurdos das opiniões superficiais e levando  o interlocutor  a se desconcertar em face das consequências contraditórias ou absurdas das suas opiniões originais e a confessar o seu erro ou a sua incapacidade para alcançar uma conclusão satisfatória. Esta primeira parte do método de Sócrates, destinada a levar o indivíduo à convicção do erro, é a ironia. Depois, continuando a sua argumentação e partindo da opinião primitiva do interlocutor – desenvolvia a verdade completa. Sócrates deu a esta última parte a designação de maiêutica – a arte de fazer nascer as ideias.

Para desenvolver o método você precisa de três competências, são elas:

1-      DIALOGAR: é o diálogo, o contato com o outro, a comunicação entre dois seres vivos que promove a dinâmica do conhecimento e da verdade. É na presença com o outro que aprendemos a nos conhecer, é nessa compresença que nos descobrimos. Dialogar com o outro deve ser considerado uma “lavagem da alma”. É fazer uma prestação de contas, colocar-se a raciocinar sobre um determinado assunto. É pensar como vivo, como vivi e como vejo o mundo. É o “conheça-te a ti mesmo”. É com esse movimento de introspecção e aprofundamento de si mesmo que ocorre o encontro do verdadeiro Ser que se é. Sócrates dizia que se conhecendo o Ser Humano conheceria o Deus interior. Os questionamentos do outro sobre você, as diferentes ideias, os conhecimentos adquiridos em contextos diferentes conduzem para a verdade.

2-      CUIDAR DA ALMA: cuidar da alma implica na prática contínua da virtude, sem a qual a felicidade é inatingível. E como virtude e conhecimento são conceitos inseparáveis, quem está mergulhado na ignorância precisa derrotá-la para superar as dificuldades da vida. Tome conta da sua vida – entre as exigências que os cuidados da alma requerem, uma das mais importantes é que cada um tome conta da sua vida. Não basta praticar as virtudes cardeais do autocontrole, da intrepidez e da sabedoria, se você deixa-se conduzir pelos outros. Quando as pessoas se conhecem elas sabem qual é o sentido das suas vidas e, em decorrência disso, sabem cuidar das suas almas. Isso significa perceber-se humano, perceber o universo, a conexão entre o que é humano e o que é Divino. É buscar a perfeição, o Divino. É contribuir com a Mãe Terra, com os outros Humanos, é ter compaixão. Depois é seguir o conselho de um Humano que procurava o seu caminho, Steve Jobs: “Tenha coragem de seguir se coração e sua intuição eles já sabem o que você quer se tornar”.

3-      SABER MORRER: Sócrates, Platão acreditavam na existência da alma e na continuidade da vida após a morte. Eles viam a morte como passagem, por isso mesmo Sócrates não demonstrava medo ou temor pelo seu futuro após tomar a cicuta. Sabia que cumpriu a sua missão e que ficaria para a história, como ele próprio alertou os que o julgou. Saber morrer é compreender que a essência precede a existência. Que nós transcendemos, que não somos apenas Matéria e Humanos, mas que somos Seres e Espíritos. A vida pode parecer curta para a preparação da morte, mas não é para aquele que se empenhou para viver bem, em praticar a virtude e, principalmente, em se ocupar da filosofia porque se ela ensina a viver, ensina também a morrer. Steve Jobs afirmou que “Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões…. porque a morte é muito provavelmente a principal invenção da vida.”

Esse é o método. E não é qualquer método, é o método do imortal Sócrates. Mas, mais importante que o método é executá-lo. E ele é perfeitamente exequível. Precisa de vontade, coragem e trabalho. Possivelmente Steve Jobs o conhecia e deve tê-lo executado. Foi um grande Ser Humano. Certamente se descobriu. Dizia sempre para ter fé e amor pelo que se faz, para procurar, seguir o coração e a intuição. Viveu grandes dramas e aprendeu grandes lições. Por tudo isso, creio eu, o seu desejo de passar uma tarde com Sócrates. Era o desejo de se ver um Ser Humano em busca do que transcende! Ele falava algumas coisas típicas da sabedoria socrática.  A sua tecnologia, se trocada por uma tarde, ele a construiria tudo de novo, mas uma tarde com Sócrates seria `impagável’. Por uma razão muito simples: se dá valor ao que é material, ao que tem significado comercial e ao que é meramente imanente. O que é Divino, o que transcende  e o que nos coloca como Seres imortais não se pode dar valor.

Tudo é possível quando você se conhece. Existe  uma espécie de despertar, de encontro. E a partir daí todo vento lhe será favorável. O universo vai conspirar a seu favor. Mas lembre-se: é preciso ter coragem. É preciso ser audacioso. É preciso acreditar e dizer: eu posso. Só os obstinados, os que buscam a evolução, os que acreditam na força da Alma teriam o desejo de passar uma tarde com Sócrates. Porque passar uma tarde com ele seria passar por uma “lavagem da alma”, fazer mudanças profundas, viagens sem fronteiras. Faça essa aventura, cometa essa loucura, passe por essa ironia, por esse processo de `parto’e encontrarás o significado para a sua vida. Boa viagem!

Autor:  Elina Borges –  Mestre em Engenharia da Produção com ênfase em Planejamento e Estratégia Empresarial, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Administradora. Palestrante, Consultora de Negócios e Escritora. Professora universitária há 25 anos (PUC – Goiás, UEG, FATESG-SENAI, Uni-ANHANGUERA, Uni-EVANGÉLICA e FASEM – Faculdade serra da Mesa).