Mais de cem acadêmicos de Enfermagem da FASEM já realizam estágio obrigatório

Um dos desafios de um profissional da área de saúde é o de compatibilizar o conteúdo teórico, adquirido em sala de aula, com a ação prática, sua aplicação no mundo do trabalho. É assim com a enfermagem, a arte de cuidar, uma escolha profissional que tem no estágio um dos currículos formativos mais importantes.

Atualmente, mais de 100 alunos da Faculdade Serra da Mesa (FASEM) estão realizando o estágio curricular obrigatório. Os discentes do nono período realizam o estágio nos Postos de Saúde e no Abrigo Filantrópico Flor de Acácia, na própria cidade. Já os formandos, acadêmicos do décimo período, têm como campo de estágio a Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Nossa Senhora de Santana, em Uruaçu, e no Hospital Domingos Mendes Silva (clínica Intervida), em Ceres.

Para Ana Paula Mendes, acadêmica do 10º período do curso de enfermagem, “o estágio exige que se assuma postura  profissional; já nesse momento é necessário aprender a liderar, a agir com  ética, tomar decisões e iniciativas rápidas”. A estudante faz parte da turma que realiza as atividades de estágio supervisionado o hospital Domingos Mendes Silva.

Para a futura enfermeira o contato direto com o paciente é um momento especial. “ O contato com o paciente é um momento único, cada paciente nos recebe de uma forma; alguns nos recebem com sorriso outros já são pouco receptivos. Cabe a cada um, como profissional humanizado, ganhar a confiança de cada paciente”, destaca Ana Paula.

Quem fala sobre a importância desta atividade na formação do futuro enfermeiro é a professora Dayane Camelo, coordenadora do curso na FASEM e responsável pelo estágio curricular obrigatório. “Este estágio é classificado como estágio supervisionado obrigatório. Ele está presente no currículo formativo, ou seja, é exigido para a formação acadêmica. Basicamente ele é dividido em duas modalidades: atenção básica, para os alunos do nono período, e serviços ambulatoriais/hospitalares, para os que estão no último período do curso, o décimo”

A coordenadora explica ainda que cada uma dessas modalidades de estágio tem uma exigência de carga horária e de atividades que os alunos precisam desenvolver. “Em cada modalidade o acadêmico deverá executar 400 horas de práticas, totalizando 800 horas no final do curso. Dentro da atenção básica, por exemplo, são realizadas inúmeras atividades como nas Estratégias de Saúde da Família – ESF, e Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, são atividades de baixa complexidade. Já no que se refere aos serviços ambulatoriais e hospitalares, os serviços já se caracterizam como média e alta complexidade”, observa.

A professora afirma ainda que “o estágio objetiva a inserção do estudante no cenário onde se desenvolve a ação. Fundamenta-se como oportunidade de reflexão, espaço de aprendizagem do fazer, em que um leque de situações e atividades de aprendizagem profissional se serve ao estagiário tendo em vista a sua formação integral”, comenta Dayane Camelo.

A primeira turma de Enfermagem da FASEM deverá chegar ao mercado de trabalho ainda neste ano, com previsão de conclusão do curso para o mês de junho. Já a segunda turma deve encerrar as atividades no mês de dezembro, também em 2015.