FASEM lança oitava edição do trote cidadania; calouros e veteranos tem até dia 08 de março para inscrever equipe

Mais de 200 pessoas entre alunos e servidores acompanharam na noite da quinta-feira, dia 07, na praça de convivência da FASEM – Faculdade Serra da Mesa de Uruaçu, o lançamento do Trote Cidadania, evento que busca integrar calouros e veteranos por meio da socialização em atividades lúdicas, esportivas e de caráter social. Na ocasião, Diretor-Geral da FASEM, professor Rodrigo Gabriel Moisés, realizou a abertura oficial da programação do Trote. Veja as fotos ao final.

Com o tema “Seja Diferente”, em alusão aos tradicionais trotes violentos que ocorrem em instituições de ensino superior, a FASEM mostra sua preocupação com o meio que está inserida e com a formação cidadã dos seus alunos.

Calouros e veteranos tem até o dia 08 de Março para fazer a inscrição das equipes, que deve ser feita diretamente com as secretárias das coordenações de curso, nos horários de 07 às 12h, e das 19 às 22h. No ato da inscrição cada equipe deverá ter um nome, além da indicação de um professor(a) como padrinho/madrinha da turma.

Esta será a oitava edição do Trote que estende sua programação até o dia 28 de março, noite em que ocorrerá a última tarefa do trote, o desfile da garota e garoto FASEM, e a premiação da equipe vencedora.

“Esse é o diferencial da FASEM em relação a outras instituições de ensino. Aqui nos preocupamos também com a formação do cidadão, e não apenas do profissional”, disse a professora Sheila Santos, Diretora Acadêmica da FASEM durante a solenidade de lançamento da 8ª edição do Trote Cidadania.

A noite contou ainda com o Show da banda “Os Rolhas“.

Veja as tarefas do Trote Cidadania 2013

Torneio de Futsal – O Torneio de Futsal ocorrerá sempre aos sábados, nos dias 09, 16 e 23 de março, das 15h às 21h, no ginásio de esportes Paulino Martins (setor Casego). O torneio será realizado nas categorias masculino e feminino, calouros e veteranos podem inscrever times, mas, necessariamente, o time deve estar vinculado a uma equipe do Trote Cidadania. O regulamento completo estará disponível no site da FASEM e nos murais da faculdade. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão premiação com troféus e medalhas, além de obterem pontuação para o placar geral do Trote.

Arrecadação de Alimentos – Durante os mais de trinta dias de programação do Trote Cidadania, as equipes terão como uma das tarefas a arrecadação de alimentos não perecíveis. Toda a arrecadação será doada para instituições sociais de Uruaçu. As equipes devem entregar as doações na coordenação dos cursos. Ao final, após a contagem e pesagem dos alimentos, as equipes receberão pontuação em acordo com as posições alcançadas.

Desfile Garota e Garoto FASEM – Esta será a última tarefa do Trote Cidadania 2013, e ocorrerá no dia 28 de março, na praça de convivência da FASEM. Ao final, os três primeiros colocados em cada categoria somam pontos para sua equipe.

Premiação

Como premiação, a equipe campeã receberá um tablet, e o professor (a) padrinho/madrinha da turma, uma diária no Hotel Fazenda Império das Águas, com direito a acompanhante.

O regulamento geral, e os critérios de pontuação pelo desempenho/classificação em cada uma das atividades propostas nesta edição do Trote Cidadania serão disponibilizados posteriormente no site e nos murais da instituição.

O que é o Trote Solidário?

O Trote Solidário da FASEM foi criado no ano de 2006 e tem por objetivo conscientizar os alunos para os problemas sociais da comunidade, difundindo conceitos de cidadania no momento em que ingressam no mundo acadêmico. Além disso, visa reunir os veteranos, os calouros e a comunidade através de integração e ações sociais. Assim, caracteriza-se como alternativa ao “trote sujo”, atividade de caráter constrangedor e agressivo.