Fasem apresenta a 1ª Exposição Semestral de Arquitetura e Urbanismo

Quem passa pela entrada principal da Fasem percebe que a faculdade está com um rosto mais bonito. No corredor de acesso à Secretaria, está sendo realizada a 1ª Exposição Semestral de Arquitetura e Urbanismo, projeto que reúne trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos três períodos do curso. As obras serão expostas até a próxima semana e a Exposição será encerrada com a entrega de premiações.

A 1ª Exposição é um projeto desenvolvido pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Lázaro José Figueiredo, como parte das atividades das disciplinas de Desenho Livre (1º período), Desenho Arquitetônico (2º período) e Arte e Arquitetura (3º período). De acordo com Figueiredo, “nestas disciplinas, os alunos tiveram contato com artes plásticas e visuais, arte contemporânea, decoração e design de interiores, e, em resposta, eles desenvolveram um elemento decorativo que dialoga com cada um desses tópicos”.

Para o professor, a Exposição tem a capacidade de levar a arquitetura para fora da sala de aula, proporcionando para as pessoas um melhor entendimento da variedade de competências do arquiteto e a dimensão artística da arquitetura. Segundo Figueiredo, a parte estrutural de um projeto de construção é considerado essencial, mas as pessoas não percebem a importância “do desenho da casa, de torna-la melhor distribuída e fazer com que ela fique mais bela e, de fato, habitável”.

Para a aluna do 3º período do curso, Bárbara Mendes Lima, participar da Exposição tem sido uma experiência que lhe agregou muitos conhecimentos. “Eu não tinha conhecimento de como fazer uma peça decorativa, de quais materiais usar, como manuseá-los, eu e meus colegas crescemos muito quanto a isso”, comenta a estudante.

Categorias
A 1ª Exposição Semestral de Arquitetura e Urbanismo oferecerá premiações em quatro categorias, sendo que as três primeiras correspondem à cada uma das disciplinas do curso.

A primeira categoria, Desenho Livre, pode ser concorrida pelos alunos do 1º período. As obras desta categoria são telas de desenho que representem assuntos de interesse arquitetônico.

Na segunda categoria, O Desenho como Expressão Artística, foram os alunos do 2º período que produziram os trabalhos. Em grupo, foram feitas plantas humanizadas, que “são plantas baixas com layout de móveis e outros elementos que dão vida e humanizam o ambiente”, explicou Figueiredo.

Já a terceira categoria, Uma Dose de Arte Não Faz Mal a Ninguém, é concorrida pelos alunso do 3º período do curso. As obras desenvolvidas foram produtos decorativos, como luminárias, relógios e outros objetos, de forma bastante criativa.

A quarta categoria, Uns Chamam de Obra, Outros de Obra de Arte, está sendo concorrida por todas as turmas. Os trabalhos desenvolvidos para esta categoria são paspaturs – modelo de apresentação de imagens com bordas prestas – que retratam construções que possuam grande valor arquitetônico e artístico.

Votação
Os melhores trabalhos de cada categoria serão premiados com medalhas, certificados e brindes. Mas quem irá escolher as obras vencedoras será a própria comunidade acadêmica da Fasem. A partir de hoje, 1º de junho, professores, técnicos e alunos de todos os cursos poderão votar no seu trabalho preferido de cada categoria.

Quem desejar avaliar as obras da Exposição, poderá preencher uma cédula de votação com o número de sua obra preferida em cada categoria. A cédula deverá ser depositada na urna que estará à disposição, no mesmo local das obras expostas. O resultado da votação e entrega das premiações ocorrerão ainda na próxima semana.

Conheça algumas das obras.