Conheça os programas de mestrado profissional recomendados pela Capes

Qualificações apoiadas pela Fundação incluem áreas como Matemática, Física, Letras, Arte, História e Administração pública

Entre as opções oferecidas pelas universidades brasileiras, o mestrado profissional é uma das alternativas à pós-graduação acadêmica. Além de proporcionar livre docência em qualquer instituição de ensino superior do País, é direcionado aos que pretendem adquirir alto nível de qualificação profissional.

De acordo com a Fundação Capes, em 1999, ano de criação da modalidade, o País ofertava apenas quatro cursos de mestrado profissional. O salto se deu a partir de 2007, com a oferta de 184 opções e, quatro anos depois, 338 novas oportunidades foram criadas.

Atualmente, existem 589 opções de cursos de mestrado profissional distribuídos em diversas regiões do Brasil. Confira a lista completa.

Leia abaixo alguns dos principais programas recomendados pela Capes nas áreas de Matemática, Física, Letras, Artes, História e Administração pública:

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)
O Programa integrado por universidades participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituições Públicas de Ensino Superior promove a formação continuada de professores das redes públicas de educação, com uso de tecnologias da educação a distância.

A formação é ofertada de forma semipresencial, com bolsas da Capes para professores em exercício na rede pública. Acesse o site e confirma mais informações.

Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
De caráter profissionalizante, o programa, coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), é voltado aos professores de ensino médio e fundamental. Contam também com a participação de várias instituições de ensino superior que constituem 21 polos regionais onde ocorrem as atividades de ensino e desenvolvimento do programa.

As atividades são primordialmente presenciais. O principal objetivo é capacitar uma grande fração de professores da educação básica quanto ao domínio de conteúdos atualizados de física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula.

As linhas de pesquisa se dividem: Física no ensino médio; física no ensino fundamental; e processos de ensino e aprendizagem e tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física. Acesse o site e confira mais informações.

Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Oferecido em rede nacional, o Profletras é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional.

O Profletras prevê o cumprimento de 360 horas/aula em um prazo de dois anos. Entre as disciplinas, cinco são obrigatórias e três são optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de 12. Para integralizar o curso, o estudante deverá cursar, no mínimo, 24 créditos.

O Programa está constituído de uma única área de concentração: “Linguagens e letramentos”. A essa área se vinculam duas linhas de pesquisa: teorias da linguagem e ensino; leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes. Acesse o site do programa.

Programa de mestrado profissional em Artes (ProfArtes)
O Prof-Artes é um programa stricto sensu em Artes, com área de concentração em Ensino de Artes. Coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), oferece formação continuada a docentes da educação básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade.

O curso tem uma estrutura semipresencial, com a oferta de duas disciplinas de fundamentação a distância, três disciplinas obrigatórias e três optativas, além da realização de trabalho de conclusão orientado de forma presencial.

As linhas de pesquisa se dividem em: processos de ensino, aprendizagem e mediação em artes e abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes.
Acesse o site e confira as instituições participantes.

Programa de mestrado profissional em História (ProfHistória)
O ProfHistória oferecido em rede nacional é um programa de pós-graduação stricto sensu em formato semipresencial coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Objetivo é proporcionar a formação continuada aos docentes de história da educação básica, que estejam ministrando aulas de em qualquer ano da educação básica (ensino fundamental e médio).

As linhas de pesquisa são divididas em: saberes históricos no espaço escolar; linguagens e narrativas históricas: produção e difusão; e saberes históricos em diferentes espaços de memória.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: profhistoria@dsea.uerj.br.
Acesse o site.

Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (ProfiAP)
O ProfiAP é um curso de mestrado profissional em Administração Pública ofertado nacionalmente, em formato semipresencial. É coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes dasInstituições Federais de Ensino Superior (Andifes), associadas em rede nacional. Confira as instituições participantes.

Objetivo é capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas; contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas, bem como disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência para a melhoria da gestão pública.

O Profiap prevê 480h de atividades didáticas, correspondentes a 32 créditos, englobando disciplinas obrigatórias, incluindo o Trabalho de Conclusão Final (TCF), e disciplinas eletivas.Acesse o site .

Fonte: Portal Brasil com informações da Fundação Capes