Acadêmicos de Licenciatura em Filosofia da FaSeM apresentam Trabalho de Conclusão de Curso.

Com a apresentação do TCC os discentes terminam seu itinerário na licenciatura plena em Filosofia, o delicado papel que a filosofia desempenha na formação da consciência, na animação das culturas e, por conseguinte, na inspiração de leis que regulam a vida social e civil.

De acordo com o Pe. Rogério Alves Gomes coordenador do curso de Filosofia, a graduação foi capaz de cumprir este papel e ainda será por longos anos, não somente um papel, mas, uma tarefa. E ainda destacou: “Nesta tarefa, mesmo na autonomia do seu Estatuto epistemológico, ela só pode haurir vantagem da companhia da fé, que lhe indica sendas a percorrer para alcançar píncaros ainda mais elevados”.

Como escreve João Paulo II: «Todo o homem é, de certa forma, um filósofo e possui as suas próprias concepções filosóficas, pelas quais orienta a sua vida. De diversos modos, consegue formar uma visão global e uma resposta sobre o sentido da própria existência: e à luz disso interpreta a própria vida pessoal e regula o seu comportamento » (Fides et ratio, 30).

Os discentes com os estudos filosóficos materializados nas pesquisas contribuirão para o progresso da história da humanidade. Eles que dedicam tanto a construção da pessoa humana viram o quão importante é saber que esta pessoa tem um rosto, possui uma responsabilidade e na maior tensão que vive o homem em seu ser religioso foram capazes de fazer a fé e a razão dialogarem em grande estilo.

Segundo Heric Jheison Alves da Costa; graduando do curso de Filosofia: “Temos uma convicção de que estes trabalhos de conclusão de curso não só abriram os olhos de quem leram ou lerão as pesquisas feitas pelos os acadêmicos, mas, farão acontecer nos leitores uma mudança de ser, que somete a filosofia pode nos dar. Assim, afirmo categoricamente: não podemos viver sem a filosofia, pois, como dizia Descartes: “viver sem filosofia é ter os olhos fechados a realidade” 

Confira as fotos: