Acadêmicos de Enfermagem participam de visita técnica em Goiânia

Alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Serra da Mesa participaram no dia 30 de outubro de uma visita técnica na PAX Clínica de Psiquiatria, em Goiânia.  No total, 26 alunos participaram da visita técnica.

Os alunos foram acompanhados na visita técnica pela professora Sophia Madeira. A ação foi organizada pela professora Dayane Camelo Silva, Coordenadora do curso de Enfermagem, como parte do plano de atividades da disciplina de Saúde mental, ministrada pela professora.

De acordo com Dayane Camelo, o objetivo da visita é possibilitar aos acadêmicos “conhecer e perceber como deve ser a assistência de Enfermagem aos pacientes com transtornos mentais e institucionalizados, meio hospitalar. Além de relacionar a diferença entre este e o paciente atendido nas redes extra-hospitalares, dentro da comunidade nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS”, disse.

A acadêmica Franciele Alves Macedo foi uma das participantes da visita técnica. “É uma lição que vou levar para o resto da vida, tanto na parte pessoal quanto profissional. Conheci um lado da Enfermagem muito diferente do que já havia tido contato, uma experiência inesquecível. Considero, também, que foi uma oportunidade de ver a teoria na prática, e foi tudo muito mais amplo. É uma realidade triste, de pessoas que precisam de atendimento qualificado de profissionais da saúde”, disse a jovem.

Na ocasião os acadêmicos tiveram contatos com a equipe do local, enfermeiros e médicos, além de visitarem as alas femininas e masculinas do Sistema Único de Saúde (SUS), alas femininas e masculinas dos serviços privados, salas de eletroconvulsoterapia ( ECT), locais de atendimentos/terapias individuais e em grupo, área de convívio social, consultórios de atendimentos, além das salas de Enfermagem para realização de procedimentos.

“As visitas técnicas são de suma importância, pois permitem aos acadêmicos relacionarem através de seu senso crítico e reflexivo a teoria e a prática”, comenta a professora Dayane Camelo sobre a importância das visitas técnicas no processo de ensino-aprendizagem.