Acadêmicos da área de saúde participam de curso teórico com cardiologista

Acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Farmácia da FASEM participaram no dia 27 de março, no auditório Jorge Gabriel Moisés, de uma palestra com o médico cardiologista Mozart Antônio Sobrinho. Em pauta, orientações quanto aos procedimentos técnicos de abordagem em pacientes com sinais e sintomas de infarto agudo do miocárdio e choque cardiogênico. Além dos acadêmicos, também participaram como ouvintes funcionários da equipe administrativa e clínica do Hospital Nossa Senhora de Santana, de Uruaçu. A ação foi iniciativa da coordenação geral dos cursos da área de saúde da FASEM, e da professora Liévrê Xiol.

De acordo com a equipe organizadora, o objetivo é reforçar, esclarecer e enfatizar sobre os procedimentos, condutas e a assistência adequada a este paciente, que chega ao serviço de saúde com sinais de infarto ou choque cardiogênico, visto que sua sobrevida poderá ser comprometida quando a assistência prestada não for a adequada.

Infarto do Miocárdio
O infarto do miocárdio, melhor denominado de infarto agudo do miocárdio ou, simplesmente, “ataque cardíaco”, é uma emergência médica em que parte do fluxo sanguíneo do coração sofre uma interrupção súbita e intensa, produzindo morte das células do músculo cardíaco (miocárdio). O pico de ocorrência do primeiro infarto do miocárdio costuma ser aos 55 anos de idade nos homens e aos 65 anos de idade nas mulheres.

Choque Cardiogênico
O choque cardiogênico é caracterizado por uma diminuição significativa da capacidade de bombeamento de sangue, por parte do coração. Tal fato acarreta uma queda da pressão arterial e uma inadequada irrigação dos tecidos do organismo. A causa mais comum do choque cardiogênico é justamente o infarto do miocárdio.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia e Portal do Coração.